A ZTE e a Mozilla estão no caminho certo para revelar um esforço de colaboração que culminaria no lançamento do primeiro smartphone com Firefox OS que chegaria primeiro no Brasil, depois na Europa.
A informação vem diretamente de Cheng Lixin, CEO da ZTE durante a CES 2013. Ele também citou que talvez lance um ZTE com Firefox OS nos EUA, mas vai depender muito da demanda e interesse por ele.
Jay Sullivan, vice-presidente de produtos da Mozilla, compartilhou que a empresa de software está trabalhando com fabricante chinessa TCL (que detém a marca Alcatel One Touch), ZTE e Qualcomm na fabricação de dispositivos com Firefox OS. O presidente da TCL, Tomson Li Dongsheng, confirmou que a empresa está negociando com o Mozilla.
O Firefox OS equipará smartphones de entrada. Ele virá para brigar com o Android que atualmente domina esse mercado sem ter concorrentes a altura. Nesse contexto entra o Brasil, grande consumidor de smartphones baratos.
Porém a dúvida que fica é se ele realmente será funcional por aqui. O sistema é totalmente baseado na nuvem, sendo assim precisa indispensavelmente de uma conexão com a internet, aí é que a coisa fica difícil: depender dos serviços de internet das operadoras brasileiras, isso para mim é um tiro no pé. Se não bastasse a má qualidade, tem o fator preço. Se ele será um smartphone “paras as massas” pagar por um plano de dados decente não entraria na lista do consumidor.
Via Gsmarena