Qual é a melhor película de celular?

Veja as diferenças e como proteger o seu celular com películas.
Avatar de André Luiz
29/10/2020 às 14:29 | Atualizado há 4 anos
Qual é a melhor película de celular? 1

Ninguém gosta de ter um grande arranhão na tela do celular, acredite, isso irrita muito. Além disso, reduz o valor de revenda do dispositivo no caso de venda posterior. É consenso que películas para telas de celular podem manter a mesma intacta. Mas o que deveria ser algo simples de comprar, pode ficar bem difícil devido a diversidade oferecida. 

Iremos analisar as diferenças entre duas das principais películas que são vendidas atualmente. Antes de tudo, é bom deixar claro que existem dois tipos de proteção com finalidades diferentes, mas que se completam. Além da já citada película, usar uma boa capa para celular garante um bom grau de proteção. 

Eu realmente preciso de um protetor para minha tela? 

O vidro dos smartphones ficaram muito mais resistentes a arranhões nos últimos anos. O mais conhecido atualmente é o Corning Gorilla Glass que, ao contrário do que muitos pensam, não impede que a tela se quebre, mas é muito resistente a aranhões. Mesmo assim, é normal telas ficarem arranhadas.

Isso acontece na maioria das vezes devido ao contato com areia ou outras partículas de minerais mais duras que o vidro. Sendo assim, uma película, mesmo que arranhe, será ótima para preservar a tela. Afinal, é bem mais fácil trocar a película do que trocar a tela do celular.

Mas qual película escolher? Iremos falar de dois tipos aqui, que são atualmente as mais vendidas. Além disso, você encontrará os tipos comentados na loja VX Case, loja dedicada a acessórios para celulares.

1 – Película Anti Impacto 

As películas anti impacto, podem ser fabricadas de dois tipos de materiais, como vemos abaixo: 

Tereftalato de polietileno (PET) 

Obviamente, PET aqui não significa nada relacionado a seu cachorro ou gato. Significa “tereftalato de polietileno” – um tipo de plástico que está disponível em muitas variações, dependendo de aplicações específicas. Na indústria, é usado para coisas comuns, como recipientes para líquidos e alimentos. Mas isso não significa que as películas de tela PET sejam de plástico de garrafa de refrigerante. Elas consistem em um filme de poliéster com um revestimento fosco resistente a arranhões de um lado e um adesivo de silicone do outro. 

Os protetores de tela PET fornecem a menor quantidade de proteção contra arranhões e impactos, mas são super baratas, leves e finas, e como resultado são menos visíveis uma vez aplicadas ao seu telefone. 

Elas também dão uma sensação mais suave ao toque, ao contrário do TPU, ele é mais duro e emborrachado. O PET também é um pouco rígido, por isso não pode ser colocado em telas com bordas curvas. 

Qual é a melhor película de celular? 5

TPU (polireutano termoplástico) é o próximo nível em películas. Este é um plástico quimicamente aprimorado, cujas propriedades incluem resistência a arranhões, elasticidade, resistência a óleo e graxa e maior tenacidade.  

Como o material é elástico, ele tem habilidades de “autocura” limitadas. Isso significa que sua leve suavidade lhe dá o poder de absorver impactos não extremos, como a maioria das quedas e arranhões mais leves, enquanto retém toda ou a maior parte de sua composição original. Por exemplo, arranhões mais leves geralmente deixam apenas uma pequena marca no plástico macio, que lentamente volta ao normal. 

Se você está disposto a pagar um preço um pouco mais alto, uma película de TPU é, logicamente, uma escolha melhor do que o filme PET. No mínimo, fornecerá melhor proteção contra impactos (embora você não

Películas de Vidro temperado

A película de vidro temperado (TG) são o último nível em proteção de tela. Em termos de material, uma película de vidro é multicamadas, geralmente começando com silício absorvente de choque na camada inferior, seguido por filme PET, e um adesivo opticamente transparente para fazer um ‘sanduíche’ com duas camadas anteriores com as próximas duas, que são vidro temperado e revestimento oleofóbico. 

Todas essas vantagens de proteção contra arranhões, óleos e camadas anti impactos ficam prensadas em uma folha de menos de 0,4 mm de espessura. Não é tão fino como uma de PET ou TPU, mas, por outro lado, são infinitamente mais fáceis de serem aplicadas e mais suaves ao toques, quase não havendo diferença entre o toque em uma película e a tela original. 

Qual é a melhor película de celular? 6

Um protetor de vidro é superior às suas alternativas em todos os aspectos. Tem melhor transmissão de luz, tornando a exibição mais clara. É anti-reflexo e reduz o brilho. Possui revestimento oleofóbico, que reduz fortemente as impressões digitais. Tem a sensação suave de vidro real sob a ponta dos dedos. Pode até resistir a arranhões de areia, tornando-se a única opção viável para os banhistas. 

E vamos falar sobre proteção contra choque. Os protetores de vidro TG apresentam uma classificação de dureza do material de 8H a 9H, o que significa que são duros o suficiente para resistir a arranhões de qualquer coisa que não seja topázio ou corindo (óxido de alumínio extremamente duro). No entanto, eles não são completamente à prova de estilhaçamento. 

Como estamos falando de vidro temperado, no caso de uma queda fatal, o protetor vai absorver todo o dano e se partir em pequenos fragmentos. As chances são muito boas de que sua tela acabe ilesa por baixo. Assim, ao invés de ter que substituir a tela inteira, você só terá que adquirir uma nova película. O que é mais fácil para sua alma e carteira. 

Como você provavelmente esperava, a película de vidro anti impacto são as mais caras. Ainda assim, graças à sua popularidade e competição acirrada entre os fabricantes, os preços caíram drasticamente. 

Película Nano Líquida

Hoje em dia você também encontrará películas de telas líquidas no mercado, que afirmam que você pode proteger seu smartphone apenas limpando uma solução líquida na tela do seu telefone e, em seguida, polindo-a. Estes protetores vêm com uma série de peculiaridades que dificultam a recomendação.  

Embora possa fornecer algum nível de proteção extra, a camada é tão fina que arranhões resistentes provavelmente ainda podem passar facilmente para a tela abaixo, o que tira o propósito de ter uma película de proteção. 

Então, qual protetor de tela é melhor?

Não preste muita atenção à classificação de dureza que as marcas anunciam — a maioria usa a escala de dureza ASTM, na qual o lápis mais duro usado para os testes (9H) é mais macio que o vidro temperado, tornando-o um indicador inútil de proteção. 

 A escala mohs — que não usa um “H” — é muito mais útil, embora não soe tão bem na embalagem. Se você não tem certeza sobre a dureza de uma marca específica, pesquise no Google para ver se alguém já testou determinada película com um kit Mohs. 

Na minha opinião, a maioria das pessoas provavelmente ficarão melhor protegidas usando uma película de vidro temperado: elas têm a sensação mais suave, são mais eficientes contra arranhões, podem evitar danos ocasionados por quedas, e estão disponíveis a preços bastante competitivos, embora mais caras.  

Se você está realmente preocupado com a aparência, você pode preferir as películas PET ou TPU (já que eles não são tão visíveis uma vez aplicados ao seu celular), especialmente porque filmes como TPU podem fornecer proteção de ponta a ponta autocura em telefones com telas curvas. 

Eu evitaria a proteção líquida a menos que você saiba que a proteção é mínima e só se importa em ter algo visualmente melhor. 

Se você quer proteção contra impacto, use uma capa para celular

Qual é a melhor película de celular? 7

Dito isso, proteção de tela é apenas uma peça do quebra-cabeça. Películas ajudarão você a evitar arranhões e fornecer alguma proteção contra impacto somente na tela. Mas atualmente, cada vez mais smartphones possuem o corpo inteiro em plástico, sendo mais suscetíveis a danos em uma queda. Sendo assim, para proteger por completo seu celular, o melhor é que o celular tenha uma case com película aplicada na tela, para garantir ainda mais a resistência. 

Uma Película não protegerá a parte de trás do telefone, as bordas ou mesmo os cantos da tela. Um bom exemplo são as atuais telas com bordas, nenhuma Película do mundo protegerá essas laterais. Você irá precisar de uma capa. 

Existem capinhas de todos os tipos: de plástico, de silicone, de polímero, de TPU e até algumas com tampas na parte frontal. Se você tem histórico com quedas de telefone – em outras palavras é desastrado, o interessante é procurar por capas anti quedas que, normalmente, possuem os cantos reforçados. Os cantos são geralmente a parte mais crítica, na maioria das quedas são eles a tocar o chão. Em smartphones de plástico, quando a quina bate no chão, ela amassa e transfere todo o impacto para o resto do smartphone, por isso a tela sempre quebra.

Conclusão

Se você realmente quer proteger o seu smartphone, ainda mais com o preço que custam atualmente, vale cade centavo investir em Películas e uma boa capa para proteger o seu celular, ou melhor: proteger o seu dinheiro.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ