Questão de tempo: Nokia tentará banir HTC Windows Phone 8X por copiar Lumia 820

Atualizado há 12 anos
Lumia-820-vs-HTC-8X

Outros destaques

Cursos gratuitos.
interface de Canvas da OpenAI
Windows 11
Nokia
TikTok

Era questão de tempo. Não teve somente uma pessoa que não tenha achado que a HTC “se inspirou” no Lumia 820 ao criar o Windows Phone 8X. Se não bastasse o formato parecido, até mesmos as cores que ele será vendido lembra as mesmas que a Nokia irá vender seu aparelho. Segundo fontes de dentro da Nokia, os finlandeses acusa HTC de copiar o Lumia 820 design do painel frontal para o seu Windows Phone 8X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Nokia apresentou o Lumia 820 no início de Setembro e a HTC mostrou seus novos modelos rodando o Windows Phone semana passada. O Windows Phone 8X da HTC é o topo de linha da marca que pela primeira vez trás em várias cores, prática essa já tradicional na Nokia. Logo depois da HTC anunciar seus aparelhos, o EVP de Marketing e vendas da Nokia cutucou a concorrente ao dizer que “é necessário mais que cores parecidas para competir com a inovação do Lumia 920”. A fonte disse que a Nokia vai tomar medidas sérias contra a HTC e buscar uma proibição sobre as vendas do Windows Phone 8X.

Lumia-820-vs-HTC-8X
Apenas coincidência?

Mas não acho que a briga chegará aos tribunais, afinal tanto a Nokia como a HTC são apoiadas pela Microsoft e pela Qualcomm – fabricantes do processador dos aparelhos – e elas com certeza vão intermediar uma briga entre as duas.

Outro detalhe é que o Lumia 820 tem um visual feito do zero, ou seja, não existe outro aparelho da Nokia antes dele com suas linhas. Sendo assim é irreal acreditar que a HTC tenha criado o 8X em apenas duas semanas, que é o tempo que separa o anúncio dos dois. A não ser que a HTC tenha feito espionagem industrial e tenha desenvolvido seu aparelho a partir disso. Eu realmente acredito que tenha sido pura coincidência. É bem diferente do caso Samsung vs Apple onde a coreana teve bastante tempo para copiar o iPhone.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.