Rede Neural: o que é e como funciona

Entenda como a rede neural funciona e porque ela é tão importante atualmente para o avanço da tecnologia!
Avatar de Bruno Rodrigues
31/01/2023 às 12:53 | Atualizado há 2 anos
Rede Neural o que é e como funciona
Outros destaques

A rede neural é o que dá a garantia que o futuro entre homem e máquina irá continuar a se desenvolver e criar novas tecnologias facilitadoras. O sistema é o chamado de inteligência artificial, onde o computador possui um sistema inspirado no cérebro humano de modo a se comportar como um cérebro real.

O que é Rede Neural?

A rede neural é um método de implementar uma inteligência artificial nos computadores, onde é criado um sistema computacional que tenta imitar o cérebro humano para desenvolver e resolver problemas assim como o cérebro humano pode fazer. A rede neural é uma estrutura interconectada que possuí diversas etapas de processamento e que simulam os neurônios de um cérebro real.

A utilização do Rede Neural possui diversas usabilidades, mas a sua criação estava co-relacionada com a capacidade da máquina pensar como um ser humano, onde poderia resolver problemas com o mínimo de erros assim como o computador tende a fazer. Com o passar dos anos, a implementação neural na tecnologia tem ganhado novas formas e objetivos, facilitando as tecnologias que possuímos hoje.

A rede neural imita o cérebro humano - Rede Neural o que é e como funciona
Imagem: Oficina da Net

Ainda que à sua ideia original tem se distanciado da forma biológica de um cérebro real, você ainda pode encontrar diversos estudos que tendem a desenvolver uma forma do computador agir e pensar como um ser humano, mas nada como nos filmes de ficção cientifica, onde uma empresa “Skynet” tende a criar robôs para destruir a humanidade.

Podemos comparar essa forma de aprendizado da rede neural com o Machine learning, que, como um cérebro, tende a desenvolver suas próprias camadas para conseguir solucionar problemas ou assimilar imagens e experiencias anteriores para aprender a fazer escolhas no futuro de maneira independente da interferência humana.

Com isso, a tecnologia neural é capaz de criar um sistema em que os computadores envolvidos no seu processamento possam se adaptar a cada erro cometido pela máquina e, dessa forma, aprender e aprimorar suas habilidades. Bem como um ser humano, a capacidade de aprender com os erros é uma habilidade que os computadores atuais não possuem, mas é algo que está se aproximando cada dia mais.

Outro ponto a se destacar sobre a tecnologia neural envolvida na imitação biológica, está na capacidade atual dos computadores de reconhecer rostos de seres humanos e, assim, distinguir se a pessoa é quem diz ser e quem não é. Um dos avanços da rede neural está também no desenvolvimento de artes e simplificação de textos, onde o computador consegue criar novos documentos com um conjunto de informações.

Como funciona a rede neural

Bem como um cérebro humano, a rede neural tem suas arquiteturas que podem ser comparadas as células do cérebro biológico. As células de um cérebro são chamadas de neurônios, esses sendo os responsáveis pela transmissão de informações transmitidas por pequenos impulsos elétricos, bem como um computador da sua casa realiza para funcionar e realizar procedimentos simples, mas, o computador chama esses pequenos impulsos de código binário “0 ou 1”.

Assim como o cérebro humano, a rede neural tem sua própria estrutura de neurônios artificiais capazes de realizar processos que imitam o cérebro humano em todos os sentidos. Esses neurônios são uma rede de computadores interconectados capazes de resolver problemas que, ao contrário do seu computador, essa estrutura pode “pensar” por conta própria.

A arquitetura de uma rede neural - Rede Neural o que é e como funciona
Imagem: Bruno/Tekimobile

Esses neurônios artificiais são capazes de simular essa estrutura de neurônios reais e carregam cálculos matemáticos numa velocidade impressionante, com a finalidade de criar respostas imediatas a curto prazo, assim como funcionaria com um ser humano comum.

Toda rede neural possui uma arquitetura de funcionamento, assim como um cérebro biológico. Existe uma camada de entrada, oculta e uma camada de saída para fornecer os resultados que devem ser executados ou apresentados. Cada camada possui um nó, que as interligam e são capazes de reproduzir um único caminho, sendo ele o correto na grande maioria das vezes.

Quais os tipos de redes neurais?

Após entender como esses neurônios artificiais funcionam você deve conhecer alguns dos tipos de rede neural que funcionam hoje em dia e que simplificam o cotidiano no dia a dia.

  • Redes neurais convolucionais – Assim que as camadas neurais convolucionais são executadas, as funções matemáticas que as mesmas reproduzem a capacidade cognitiva do cérebro humano, onde é possível realizar a identificação de imagens. Esse tipo de rede é bastante utilizada para fazer a classificação de imagens, uma vez que o sistema neural consegue captar diversas características de uma imagem de modo a fazer uma separação entre elas. Seu principal uso foi através da classificação de imagens, mas a mesma também foi muito eficiente na identificação de linguagens naturais.
  • Redes neurais recorrente – Utilizam de informações sequenciais para o registro de informações compostas por uma sequência de termos, o que significa que ela é capaz de identificar frases ditas por um ser humano. O seu uso está relacionado ao comportamento humano, através de aplicações de texto e sentimentos expressos de forma escrita.
  • Redes neurais feedforward – Sua capacidade de processar dados em uma direção, dá as informações do perceptron (nó) de entrada e o perceptron de saída. Com isso, a informação é entregue de maneira antecipada de uma camada à outra, seguindo sempre o caminho adiante sem desviar do seguimento. Após um longo período de tempo, uma rede feedforward usa o processo de feedback para aprimorar as suas previsões.
  • Backpropagation – Com a aprendizagem contínua das redes neurais através dos feedbacks, a sua rede pode realizar aprimoramentos em suas análises de comportamentos humanos e de sistema automatizados. Com isso, a rede consegue distinguir qual o caminho deve ser seguido para evitar erros e continuar com o procedimento adiante, sem interrupções. Para isso, esse tipo de rede utiliza o feedback para prever qual deve ser o próximo nó a ser seguido.

Essas são algumas das redes neurais que existem atualmente, há diversas outras e novas surgindo que irão simplificar a maneira de como vemos as coisas e como podemos as aplicar no sistema neural artificial.

E assim concluímos com o artigo explicando o que é rede neural e como ela funciona. Para mais informações e a respeito de inteligência artificial, acesse os links recomendados no começo desse artigo para ficar por dentro de outros assuntos que preparamos especialmente para você.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ