Review LG G3 Beat, design premium e hardware intermediário

Confiram o review do LG G3 Beat, esse bonito smartphone que veio para competir com o novo Moto G 2014.
03/11/2014 às 16:16 | Atualizado há 9 anos
Review LG G3 Beat, design premium e hardware intermediário 1

O LG G3 beat é um smartphone intermediário com ares de premium. É algo como o Xperia T3, só que da LG. Ele tem um hardware intermediário equivalente ao Moto G e ao Xperia M2 e traz um processador Quad-core de 1,2 GHz, 1GB de RAM, 8GB de armazenamento interno e uma GPU Adreno 305. Seu principal atrativo é que, além do nome, ele é extremamente parecido com o LG G3. É um clone menor. É muito leve, tem um acabamento excelente de plástico imitando metal escovado, bordas super finas e uma bela tela de IPS. Outro recurso inédito, principalmente nessa categoria, é o laser que ajuda a focalizar a situação que você quer tirar uma foto, recurso herdado também do LG G3. Mas será que essas características justificam seu preço de 835 Reais, em tempos de Moto G e Zenfone 5 abaixo de 700 Reias? Vamos saber nesse review.

Design e construção

O LG G3 Beat, conforma já citado, traz um design muito bom para sua categoria de preço. É o mesmo design premium encontrado no topo de linha LG G3. Nele temos uma carcaça de plástico que imita aço escovado, visual bem pequeno e estreito sendo que não há nenhum botão nas laterais. Além disso ele traz o smartbuttom, que consiste em 3 botões abaixo da câmera traseira, é ali que centralizam todos os comandos dos celulares.

Na parte da frente temos sua tela de 5 polegadas, o destaque vai para suas bordas finas. Embora não sejam tão estreitas como no G3, elas são pequenas e o torna super estreito. Suas medidas absolutas são de 137.7 x 69.6 x 10.3 mm. Abaixo tem uma pequena borda com a logomarca da LG e um efeito bem legal quando reflete a luz. Na parte superior há ainda a sua câmera frontal e o sensor de presença.

 

 

É incrível como a LG conseguiu fazer um smartphone tão leve. Comparando com o novo Moto G , ele tem cerca de 15 gramas a menos e é mais estreito. Parece pouco, mas dá para sentir a diferença de peso. O engraçado é que a bateria do G3 Beat é praticamente 23% maior que a do Moto G.

Embora ele não seja exatamente um smartphone fino, sua traseira em forma de concha disfarça a espessura, já que nas laterais ele tem cerca de 7 mm apenas. Esse recurso vem sendo bem usado pela maioria das fabricantes em aparelhos intermediários. Já na parte de cima, há somente a entrada para o fone de ouvido e ao lado o sensor infravermelho.

Realmente a LG manteve exatamente o visual do LG G3 no G3 Beat. Quem não conhece não acha as diferenças, pois a única é a tela. Inclusive há relatos que a única loja que está vendendo ele andou entregando o LG G3 original no lugar dele, tamanha as semelhanças.

Hardware

Se no visual eles são idênticos, na parte de hardware nem de longe se parecem. Temos que ser justos, afinal ele é claramente uma versão intermediária de smartphone, sendo assim ele mantém o hardware encontrado em outros modelos concorrentes como o Moto G (review aqui) e Xperia M2 (review aqui). Para falar a verdade, ele mantém praticamente o mesmo hardware que seus irmãos LG G2 Mini (review aqui) e L90 (review aqui), mostrando que a LG pretende ser a nova Samsung lançando smartphones com o mesmo hardware mais com visual e nome diferentes. Abaixo um resumo de suas especificações:

  • Processador Snapdragon 400 Quad-core de 1,2 GHz
  • 1GB de RAM
  • 8 de memória interna + cartão SD
  • GPU Adreno 305
  • Câmera de 8 Megapixels com gravação full HD e focalização com laser
  • Câmera frontal de 2 Megaíxels
  • Dual Chip
  • Bateria de 2540 mAh

O processador Snapdragon 400, que sem dúvidas é o mais largamente usado hoje, dá conta do recado. Não é atoa que é tão usado nos smartphones de entrada e intermediários. Esse processador tem um bom equilíbrio de performance e economia de bateria. Sendo assim, podemos dizer que o LG G3 Beat tem exatamente a mesma perfomance de outros modelos citados acima.

Só para citar um exemplo, no aplicativo Antuto benchmark ele marcou cerca de 17 mil pontos, exatamente a mesma média que os outros modelos. Qualquer jogo ou aplicativo ele roda perfeitamente. Alguns jogos ele diminui a qualidade gráfica, como o Dead Triger 2 e o Real Racing. Já no Modern Combat ele executa no máximo e não trava. No DT 2, até dá para colocar no máximo também, porém já começa a sentir algumas travadinhas e o bicho começa a esquentar sem parar.

Quanto a sua bateria de 2540 mAh, ela é maior que todos os seus concorrentes, mas isso não se reflete no desempenho. Não que ela seja ruim, mas no geral ela dura mais ou menos o mesmo tempo que a do Moto G 2014 que tem praticamente 500 mAh menos, já que é de 2070 mAh. No meu teste com uso intermediário, onde fiquei o dia todo com o 3G e o WiFi ligados, cerca de 1 hora de vídeos, 2 horas de música, 30 minutos de jogos e cerca de 2 horas de navegação na internet/redes sociais, a bateria estava em cerca de 10% as 5 horas da tarde. Está dentro da média atual.

Software

Ele já vem rodando o Android 4.4.2. Até ai tudo bem, porém a LG não é muito famosa por atualizar seus intermediários. Então fica difícil dizer que ela irá atualizar o LG G3 beat. Ela se manifestou que iria atualizar o LG G3 e o LG G2 para o Android Lollipop, não falou nada a respeito de outros aparelhos.

Quanto a customização da LG, se trata da LG G3 UI. Eu já gostava da anterior, mas essa nova passei a gostar ainda mais da interface da LG. Podemos dizer que a LG soube dosar o quanto modificar o Android e equilibrar com boas e úteis funções que seus aparelhos possuem. E o mais importante: é tão leve quanto o Android puro. Estão presente o famoso e invejado KnockCode e funcionando muito bem, os mini apps do Qslide, o modo convidado, Quick note e etc. Outra coisa legal que a LG já havia feito com outros intermediário, é colocar um sensor infravermelho o LG G3 Beat e o transformar em um controle remoto. O app do rádio FM também é bem completo e conta até com gravação do áudio. Pelo preço cobrado por ele, faltou TV digital, já que a concorrência possui mesmo custando menos.

Tela

A tela dele é de 5 polegadas e com resolução HD. Os únicos intermediários atualmente com uma tela semelhante são o novo Moto G e o Zenfone 5. O resto possui tela menor e nenhum com resolução HD. Sendo assim, ele leva vantagem aqui. Mas nem só de tamanho e resolução é feita uma boa tela. A tela do LG G3 Beat é de IPS, assim como a do Moto G e do Zé fone 5. Mas mesmo utilizando a mesma tecnologia, a do G3 Beat juntamente com a do Zenfone 5 se saíram melhor que a do Moto G em ambientes abertos, algo que considero muito importante. É horrível você estar na rua debaixo do sol e querer olhar algo no celular e não enxergar absolutamente nada. Você pode olhar bem de perto que não vai conseguir ver os pixels. O visual flat com poucas curvas e sombras, ajudam bastante esse aspecto.

Na questão de sensibilidade, o G3 Beat também dá um show. Um momento ótimo para testar isso é ao digitar. Telas ruins normalmente geram erros de digitação, pois parece que as mesmas não conseguem identificar o toque corretamente, fazendo que a letra “vizinha” seja reconhecida. Um exemplo é o iPhone, mesmo tendo a tela bem menor nos modelos antigos, a ocorrência de erros de digitação é pouca.

Câmera

A câmera do LG G3 Beat pareceria comum se não fosse por um aspecto: ela possui um laser para focar a situação, assim como possui o LG G3. Graças ao laser, a focalização é quase instantânea, facilitando em muito tirar um foto e não perder o momento perfeito. Sem dúvidas a velocidade de focalização do LG G3 está bem superior a concorrência. Já na qualidade da foto podem dizer que é boa, não extraordinária. Um aspecto que gostei é que com abertura da lente de f/2.4 a qualidade das fotos em ambientes pouco iluminados foram equivalentes aos resultados obtidos pelo Moto G 2014 que tem abertura de f/2.0. Mas no geral, ele ficou um pouco abaixo do Moto G já que as fotos do G ficam mais nítidas e com menos ruido.

Foto no modo macro, com razoável iluminação sem flash
Foto tirada no escuro, com flash
A luz do dia em perfeitas condições
Com iluminação artificial e razoável

Nessa faixa de preço, o Xperia M2 ainda é o melhor. Se você vai comprar um smartphone até 1000 Reais e valoriza muito a câmera, o Xperia M2 continua sendo a melhor opção do mercado.

Um ponto positivo no quesito câmera é o fato dele gravar em full HD. De todos os intermediários, o único que não consegue fazer isso é o Moto G, embora não tenha um explicação lógica para isso.

Vídeo Review

Prós e contras

Vocês devem ter percebido que o LG G3 Beat possui muitas características legais, mas nem tudo é perfeito. Leiam abaixo uma lista com os prós e contras que devem ser levados em consideração antes de comprá-lo.

Prós

  • Design muito bonito,
  • Smartphone muito pequeno e leve;
  • Excelente tela mesmo sendo HD
  • Câmera boa para sua categoria

Contras

  • Muito caro;
  • Difícil de achar para venda;
  • Ausência do 4G para justificar o preço.

Conclusão

Como puderam notar, embora seja um excelente smartphone, tudo nele depende do preço graças a enorme quantidade de concorrente que oferecem características semelhantes. Nesse ponto ele pode perder. Custando 900 Reais, o preço está muito acima dos concorrentes. Mesmo tendo algumas coisas legais como o laser de foco e o visual mais refinado, não justifica a diferença de preço. Por 900 Reais ele deveria no minimo ter suporte para o 4G, já que seu irmão LG G2 Mini possui uma versão com hardware melhor e ainda suporte ao 4G, custando a mesma coisa ou menos, perdendo somente na tela e câmera.

Agora, se você faz questão de ter um aparelho bonito, com tela descente e resolução HD e uma câmera melhor que a maioria dos intermediários, talvez 300 Reais possa justificar o seu preço.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ
Sair da versão mobile