Review Moto G4, a evolução da espécie

Confiram o review do novo Moto G4, nesse vídeo mostro vários aspectos desse que promete ser a reviravolta da Lenovo e seu famoso smartphone.
12/07/2016 às 17:09 | Atualizado há 8 anos
moto g4 plus android oreo

O Moto G é a linha de maior sucesso da Motorola, sendo o Moto G1 o mais vendido da empresa em toda sua história. A Lenovo comprou a Motorola faz pouco tempo, um dos motivos foi justamente essa expertise da Motorola em produtos com bom custo beneficio, sendo iniciado pela Motorola. Será que o novo Moto G4 dá continuidade ao sucesso?

Review Moto G4 – Design e construção

Uma das mudanças mais marcantes que a Lenovo fez no Moto G4 foi justamente o design. A empresa reformulou totalmente. As versões anteriores, todas elas, possuíam um design  mais anatômico que facilitava a pegada, como por exemplo a traseira em forma de concha que se encaixava na mão. Além do material emborrachado da tampa. No Moto G4 sai tudo isso. Agora ele é mais reto na parte de trás e usa um plástico mais rígido.

Se por um lado ele ficou menos anatômico, do outro ele ficou mais estreito e elegante. Ele é bem mais fino. Agora conta com apenas 9.8 mm de espessura. De altura possui 153 e de largura tem 76.6 mm. Além disso, mesmo sendo maior, ele é mais leve com apenas 155 g.

Na parte da frente ele ainda mantém a identidade da linha. Com bordas arredondas e a grade superior do alto falante. Porém é apenas um, não é estéreo como versões anteriores.

Review Moto G4 – Hardware e perfomance

Diferente do Moto G3, o Moto G4 ganhou um bom upgrade de hardware, mesmo essa versão comum sendo inferior ao Moto G4 Plus. A Lenovo resolveu colocar um processador de última geração, feito especialmente para smartphones intermediários. É o Snapdragon 617 composto de 4 núcleos de 1.5 GHz Cortex-A53 e outros 4 de 1.2 GHz Cortex-A53. Ele é de 64 bits. De memória RAM ele tem 2GB e de armazenamento interno 16GB, enquanto o Moto G4 Plus possui 32GB.

Especificações técnicas

  • Sistema operacional: Android 6.0.1 (Marshmallow)
  • Tela: LCD IPS de 5,5 polegadas
  • Resolução de tela: 1920×1080 pixels (Full HD)
  • Densidade de pixels: 401 ppi
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 617
  • CPU: Quad-core de 1,5 GHz + quad-core de 1,2 GHz
  • GPU: Adreno 405
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento interno: 16 GB
  • Armazenamento externo: cartão micro SD de até 128 GB
  • Câmera traseira: 13 MP
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Bateria: 3.000 mAh
  • Conectividade: micro USB 2.0, WiFi 802.11 a/b/g/n, WiFi Direct, hotspot, Bluetooth (4.1, A2DP, LE), GPS (A-GPS, GLONASS, BDS)
  • Sensores: acelerômetro, giroscópio, proximidade e luz ambiente
  • Altura: 152 mm
  • Largura: 76,6 mm
  • Espessura: 9,8 mm
  • Peso: 157 gramas
  • Preço de lançamento: R$ 1.299

Esse processador dá conta do recado. Com 2GB de RAM não há tanto problema com muitos aplicativos abertos, mas claro que 3GB seria bem melhor. A GPU Adreno 405 consegue dar conta de qualquer jogo que há na Google Play, mas obviamente em certos jogos mais pesados ele vai diminuir a taxa de frames e apresentar algumas lentidões. Como exemplo, posso citar o Dead Trigger 2 onde o jogo já começa com a perfomance configuração baixa. Após colocar, manualmente em alta, ele consegue executar mas sofre um pouco com engasgos. No vídeo review vocês podem notar.

No Antutu ele fez 47 Mil pontos, o que é bom pois é a pontuação de alguns tops de linha de 2014 que usavam o processador Snapdragon 800. Para um usuário que não liga muito para jogos, o Moto G4 vai satisfazer plenamente o usuário.

Review Moto G4 – Software

Na parte de software, a Lenovo não quis abandonar o legado da Motorola construiu desde o lançamento do primeiro Moto G. Ela manteve o Android puro presente nas versões anteriores.

O Moto G4 traz a última versão do sistema operacional que foi disponibilizada pela Goog – o Android 6.0.1 Marshmallow, e ainda conta com alguns recursos práticos da própria Motorola, como o Moto Ações e o Moto Tela. A diferença em relação ao Moto G4 Plus é a presença do suporte a TV digital de alta definição que funciona com a ajuda de uma antena externa. Além disso, esse aparelho também não conta com o leitor de impressões digitais da versão “plus”.

Review Moto G4 – Tela

O Moto G4 tem exatamente o mesmo display que é encontrado na versão plus do modelos. Esse pode ser a alegria de muitos usuário, mas o motivo de tristeza para outros. O Moto G4 deixou de ser um smartphone portátil e entrou na categoria dos phablets, já que sua tela aumentou meia polegadas, passando de 5 para 5,5 polegadas de diagonal. Acompanhando o avanço, ele agora conta com uma resolução full HD.

A tecnologia utilizada se manteve, é um painel de IPS com bom contraste e brilho, mais que suficiente para a categoria dele. O Moto G4 é capaz de oferecer imagens de boa qualidade, com cores vibrantes e fidelidades nos tons, proporcionando uma excelente experiência visual. As 5,5 polegadas pode parecer um tamanho consideravelmente grande para quem não está acostumado e incomodar aqueles que procuram um aparelho mais compacto, mas vai agradar os que usam o smartphone para consumir muito conteúdo multimídia.

Tela do Moto G4 agora conta com 5,5 polegadas

Review Moto G4 – Câmera

Essa pode ser considerada a principal diferença entre o Moto G4 comum e o Plus, além do sensor de impressões digitais. Ao invés de um sensor de 16 megapixels, foco laser e detecção por fase, o Moto G4 possui essencialmente a mesma câmera de seu antecessor, ou seja, um sensor de 13 megapixels e abertura de f/2.0. Mas ganhou um bom upgrade de software, o que resultou em fotos melhores, principalmente em ambientes com boa iluminação.

As fotos ao ar livre possui excelente contraste e detalhes, um dos melhores resultados na sua categoria de preço. Já em ambientes pouco iluminados surgem ruídos, natural em smartphones.

A grande novidade fica mesmo por conta do novo modo manual que equipa ambos os modelos. Já para fazer ajustes mais finos como o ISO, abertura e branco. Para quem sabe com o que está mexendo, é um bom upgrade. Abaixo algumas fotos tiradas com o Moto G4.

Review Moto G4 – Bateria

O Moto G4 possui a mesma bateria da versão plus, uma evolução considerável em relação ao Moto G de terceira geração. Ela tem 3000 mAh. Sob uso moderado, o aparelho chega ao final do dia com aproximadamente 20% de carga, o que é perigoso pra quem usa o celular de forma mais intensa.

O que não gostei foi o fato da Motorola não ter colocado no pacote de acessórios um carregador turbo compatível com a tecnologia da Qualcomm de carregamento turbo.

Review Moto G4 – Vídeo Review

Review Moto G4 – Prós e contras

Prós

  • Processamento condizente com o seu preço
  • Software otimizado e rápido
  • Boa câmera
  • Tela boa para os padrões de preço

Contras

  • Ausência do carregador turbo
  • Preço muito próximo da versão Plus, compensa pagar um pouco mais

Review Moto G4 – Conclusão

A Lenovo elevou, novamente, o Moto G4 para um novo patamar. Podemos dizer que ele beira um intermediário premium. Obviamente o preço acompanhou a mudança e passou a tornar o Moto G4 um aparelho não mais focado no custo x beneficio. Se trata de um excelente aparelho com bom processamento, boa tela, boa câmera e um acabamento razoável.

O grande problema fica por conta da pouca diferença para o Moto G4 Plus, onde por pouco mais de dinheiro você leva um smartphone com leitor de digitais e uma câmera bem superior.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ
Sair da versão mobile