Review Motorola Milestone 2 com Froyo

Avatar de André Luiz
24/01/2011 às 14:57 | Atualizado há 10 anos
Review_Motorola_Milestone_2_41
Outros destaques

Sem dúvida um dos melhores Smartphones já feito e um dos responsáveis pela propagação do Android no mundo foi o Motorola Milestone. Aproveitando o sucesso do Milestone a Motorola resolveu fazer uma atualização no seu ex-top de linha e lançou o Motorola Milestone 2, resultado o que era bom ficou muito melhor. Mas aí vai um detalhe a se levar em consideração: O Milestone 2 está mais para uma atualização do Milestone 1 e não um Smartphone totalmente novo.
A primeira impressão que tive do Milestone 2 foi muito boa, ele é um aparelho bonito, o sistema mecânico de abertura do teclado é suave, as teclas do teclado são boas para digitar e o aparelho é rápido e não sofre nenhum engasgo.

É bom vocês ficarem ligados aqui no Tekimobile, pois trarei uma série de posts de comparações entre o Milestone 2 e o Milestone 1.
Leia antes:

Antes dos detalhes, assistam ao vídeo abaixo com uma pequena demonstração de funcionamento e acessórios do Milestone 2. (desculpem a qualidade do áudio, a filmadora principal deu pau e tive que improvisar)

Design

Se alguêm trocasse o seu Milestone pelo Milestone 2, você só perceberia de perto, digamos que há 2 metros dele você não notaria. De fato o Milestone 2 é muito parecido com seu irmão mais velho, podemos dizer que ele recebeu “uma funilaria nova”, tornando-se mais moderno que o anterior.
Ficou um pouco mais leve, perdeu os detalhes em dourado exagerados e ficou mais arrendondado. A lateral agora é chumbo e não preto, outro detalhe que achei mais bonito foi que as duas partes (teclado e tela) são de tamanho iguais, no Milestone 1 a tela era menor, então olhando de frente faltava um pedaço da tela e aparecia um pedaço da parte do teclado.

Review_Motorola_Milestone_2_28 Review_Motorola_Milestone_2_24

A traseira dele continua emborrachada e agora é azul escuro quase preto, e assim como a versão americana (Droid) vem duas vezes a inscrição “With Google”. Outro detalhe é que como o botão da câmera não é mais dourado e sim preto.

Hardware

Aqui sim vemos um grande upgrade. Vejas as diferenças:

  • Processador de 1Ghz contra 600Mhz do Milestone 1.
  • 512 MB de Ram contra 256 do Milestone 1
  • 8 GB internos contra os pífios 256MB do Milestone 1.

Com certeza o Milestone 2 ficou bem mais rápido: O menu não engasga, as respostas aos comandos são bem rápidas e com 8GB internos acaba o problema de falta de espaço para instalar aplicativos.

Software: Android 2.2 Froyo

A grande diferença do Milestone 2 é que ele vem de fábrica com o Android 2.2 Froyo já o Milestone 1 vem com o 2.1 e espera uma atualização oficial da Motorola.
O simples fato de vir com o Froyo já o torna bem mais rápido, pois o Froyo está bem mais em sincronia com o Hardware.
Outra diferença é que o Milestone 2 vem com o Motoblur – interface customizada da Motorola – instalada,  diferente do Milestone 1 que é um “puro sangue”: Android limpo sem customizações do fabricante. Embora seja menos agressiva que o Motoblur do Backflip, ela deixa o Milestone 2 mais lento, mas até que ele pode ser considerado útil e tem um recursos legais.
O Froyo já vem nativamente com a função Hot Spot WiFi que suporta até 5 dispositivos simultaneamente.
Uma função interessante é que com ele dá para acompanhar vários calendarios (Google Agenda) ao mesmo tempo, eu por exemplo acompanho agendas compartilhadas e a minha particular, com ele você consegue acompanhar todas sem se perder, o mesmo dá para ser feito com o Exchange.
O problema que o Motoblur tinha de misturar os contatos telefônicos com os de redes sociais e do Gmail é parcialmente resolvido já que dá para escolher quais contatos quer visualizar e esconder os outros.
O comando de voz totalmente em português do Brasil funciona perfeitamente e você consegue achar quase tudo que precisa sem digitar ou tocar na tela: contato, aplicações e buscas no Google.
Logo que você conecta via WiFi ele já pergunta se você quer compartilhar alguma coisa com outros equipamentos da casa através da tecnologia DLNA (clique e saiba como funciona). O Flash rodou, e muito bem por sinal, e não comprometeu o desempenho do aparelho assim como o Tio Jobs prega para toda a humanidade.

Interface Motoblur

Foi uma grande surpresa para mim o Motoblur nessa versão mais nova usada no Milestone, a versão anterior era muito chamativa, colorida e com ícones grandes que poluiam a interface, além de deixar os aparelhos extremamente lentos. Mas esse Motoblur é diferente e bem legal.
Os Widgets dele são muito bem feitos e bonitos e principalmente muito úteis. As fotos dos avatares da redes sociais são renderizadas em boa definição, já que os Widgets são redimensionáveis você pode por exemplo colocar um Widget do Twitter que ocupe a tela toda e mesmo assim a foto dos Avatares não perderão qualidade e ficarão perfeitas mesmo grande.
O Widgets do Motoblur são: botões para ligar/desligar Wifi, Bluetooth, GPS e modo avião, temperatura, calendário (Google agenda), Redes Socias juntos ou individuais (Twitter e Facebook), Email e Feeds, esse último por um lado é bom já que você pode agregar um feed diretamente nele por outro lado peca em não ter sincronização com o Google Reader.

 

Review_Motorola_Milestone_2_28 Review_Motorola_Milestone_2_28

A organização dos contatos é muito bem feita, na primeira versão ele misturava tudo: Agenda telefônica, Twitter, Gmail e Facebook ficando uma zona total, nessa versão o Motoblur ainda faz isso mas com um detalhe: você pode ocultar as redes que você quer! achei perfeito isso.
O programa de email também é muito bom e com acesso ao Exchange, lembra muito o K-9 sua interface.
Resumindo o Motoblur é perfeitamente usável e útil diferente do Motoblur 1 ou mesmo do Timescape da SE, eu por exemplo deixei ele do jeito que quero, dai quando enjôo do Launcher Pro uso ele ;D. Veja um vídeo que fiz abaixo demonstrando o Motoblur:

Câmera

É exatamente a mesma do Milestone 1: 5Mpx, Flash Dual-Led e gravação em VGA em HD 720p, ou seja, na parte de fotografia continua o mesmo desempenho fraco que o Milestone apresenta, o que acho pouco, muito pouco mesmo se tratando de um aparelho top de linha.
Mas com certeza gravar em HD é um upgrade bem vindo na câmera.

Teclado

Essa com certeza foi a maior mudança física que ele sofreu. O Direcional dourado foi para o espaço, saindo ele sobrou espaço e esticaram as teclas tornando-se bem mais fácil e confortável digitar nelas, elas também ganharam um leve relevo, ficando menos plana que a do Milestone 1, embora ficaram mais duras de serem apertadas. Em minha opinião o teclado melhorou muito, ficou bem melhor que o anterior. Há sim, outro detalhe: ele tem uma pequena iluminção azul por baixo que ajuda muito digitar no escuro.
Review_Motorola_Milestone_2_11

Bateria

O calcanhar de Aquiles do Milestone 1 melhorou, como disse anteriormente o Froyo tem uma relação muito mais amigável com o Hardware que os Androids anteriores e no caso do Milestone a diferença foi significante, com exatamente o mesmo perfil de uso nos 2, a bateria do Milestone 2 durou cerca de 30% mais, só para constar a bateria de ambos é exatamente a mesma: modelo BP6X de 1390 mAh, porém ela continua esquentando muito, e assim como o anterior não tem como por exemplo jogar um jogo pesado por mais de 30 minutos graças ao seu super aquecimento, suas mãos se sentirão incomodadas.

A dica é a seguinte: Embora o Android tenha sido feito para estarmos sempre conectado, as vezes para termos um smartphone ligado o dia todo sem carga precisamos sacrificar um pouco as conexões e economizar, tente desligar o 3G e o WiFi um pouco e diminuir o uso de Widgets atualizáveis, pelo menos um pouco de tempo você vai ganhar.

Prós

  • Hardware potente
  • Sistema atualizado
  • Ótima tela de alta resolução
  • Teclado bem melhor que o anterior
  • Preço

Contras

  • Câmera de qualidade duvidosa
  • Não tem câmera frontal para vídeo chamadas
  • Bateria fraca com baixo desempenho
  • Pesado
  • Carcaça esquenta muito

Conclusão

Se você tem um Milestone 1, não compre o Milestone 2, as diferenças são poucas e não compensa a diferença de preço além do que com alguns hacks e procedimentos a mais você deixa o Milestone 1 quase com o mesmo desempenho do modelo novo. Estarei fazendo várias comparações entre os 2 modelos nos próximos dias, fique ligado.
Agora se você não sabe qual comprar entre os 2, talvez um aparelho mais recente e novo seja melhor pois a probabilidade de atualizações é maior e a diferença de preço não é tão gritante assim.
Agora se você é um Hard User e quer aproveitar o máximo que o Android pode oferecer saiba que o Milestone é um ótimo aparelho, porém está um pouco abaixo que outros tops de linha do mercado como o Galaxy S que embora seja mais caro conta com câmera frontal, TV Digital e uma tela melhor, caso você necessite dessas funções compensa pagar um pouco mais.
Outro fator a se considerar é que a Motorola acabou de lançar na CES outros modelos que chegarão no Brasil e são muito melhores, as vezes compensa esperar um pouco.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ