Se decidirmos marcar o Japão como a sede mundial da robótica, não estaremos errados! A nação asiática é líder mundial no campo da robótica, com pesquisa, desenvolvimento e tecnologias aplicadas altamente competitivas. A passada não vai terminar tão cedo, pois um robô “Gundam” de 18 metros, capaz de andar e mover seus braços, foi revelado no Japão na segunda-feira.
O robô é modelado a partir de uma figura em “Mobile Suit Gundam”, um desenho animado japonês lançado pela primeira vez no final dos anos 1970 sobre enormes robôs de batalha pilotados por humanos. A série gerou vários spin-offs e brinquedos e ganhou seguidores em todo o mundo.
O robô, que deve ajudar os esforços para revigorar o setor de turismo do país, que foi atingido pela pandemia COVID-19, tem como modelo uma figura em “Mobile Suit Gundam”, um desenho animado japonês lançado no final dos anos 1970. A série de desenhos animados tem como tema a história de enormes robôs de batalha pilotados por humanos. A série deu origem a vários spin-offs, bem como a brinquedos, e tem seguidores em todo o mundo.
O enorme robô terá o centro das atenções no dia 19 de dezembro, na inauguração da Fábrica Gundam, atração turística localizada na cidade portuária de Yokohama. O secretário-chefe do gabinete do Japão, Katsunobu Kato, disse em entrevista coletiva que espera que a atração turística estimule a demanda turística e revitalize áreas locais.
“Claro, agora temos o problema do coronavírus. Eu quero que as pessoas enfrentem empreendimentos como este enquanto fazem um esforço para prevenir a propagação da infecção ”, acrescentou.
O Japão tem estado consistentemente na vanguarda da implantação de robôs como parte de nossa vida cotidiana, especialmente durante o atual período COVID 19. Cobrimos várias histórias de robôs sendo implantados no Japão para realizar tarefas normalmente cobertas por humanos, como a implantação de robôs em um jogo de beisebol profissional para atuar como líderes de torcida na ausência de fãs no estádio. Muito mais recentemente, uma loja no Japão lançou um robô que ajuda a impor o distanciamento físico e o uso de máscaras faciais dentro da loja.
Via Huffpost