O Windows Phone 7 ganhou destaque nos últimos dias aqui no Brasil, graças ao fato da Nokia ter lançado parcialmente sua linha Lumia com os modelos Lumia 710 e 800, digo parcialmente pois ainda não chegou o seu top de linha Lumia 900, que inclusive já foi até homologado pela ANATEL. Esse último vem fazendo um estrondoso sucesso lá fora, principalmente nos EUA onde está no topo da lista dos mais vendidos na Amazon. Então o Windows Phone 7 tem tudo para fazer grande sucesso esse ano certo? não exatamente.
Para falar a verdade, segundo uma pesquisa feita pela ABI Research, o Windows Phone nem fará cócegas no Android e iOS esse ano. A pesquisa sugere que a plataforma Microsoftiana abocanhará apenas 2% dos downloads feitos para smartphones durante o ano. A dupla Apple e Google serão responsáveis por juntas 83% do download e atrás virá ainda o Blackberry OS e depois o Symbian, só então aparece o Windows Phone 7. Resumindo: 2012 ainda não é o ano do Windows Phone 7.
Mas qual será o motivo desse relativo fracasso já que o público em geral vem elogiando a plataforma? a pesquisa apontou alguns pontos que podem ter levado a esse atraso no emplacamento do sistema frente a concorrência.
- O número muito baixo de aparelhos com a plataforma. Esse ponto pode gerar um pouco de discordância se levarmos em consideração que a Apple possui menos aparelhos ainda.
- O lançamento global da loja de aplicativo Windows Marketplace demorou. Sendo assim o Windows phone 7 demorou para alcançar públicos em potenciais. Hoje em dia a maioria das pessoas compram um smartphone pensando nos leques de possibilidades que os aplicativos abrem. Muitos mesmo já chegaram a dizer que só compraram um iPhone para usar o Instagram (que não é mais exclusividade do iPhone).
- Outro fator foi a demora da Microsoft em liberar as compras “in-app” ( isso significa que você poder comprar itens dentro dos seus aplicativos) limitando a oferta de aplicativos de qualidade. Eu particularmente não acho isso um motivo tão forte assim.
- Esse é um problema que acho que realmente está fazendo diferença: a ausência de tablets rodando o sistema. Além de reduzir o número de devices rodando o sistema, isso atrapalha aqueles consumidores que buscam uma certa integração entre tablet e smartphone, como acontece hoje com o Android e o iOS.
Mas como citei: o Windows Phone 7 ainda não vai emplacar esse ano, porém ele tem tudo para conseguir essa façanha em 2013. O motivo? a chegada do Windows 8. A Microsoft prometeu que o Windows 8 terá uma perfeita integração do Windows Phone 8. Não estamos falando apenas de visual semelhante, os engenheiros prometem que haverá uma integração até na hora no código dos sistemas, eles serão uma espécie de sistemas com o mesmo DNA.
Mas dai eu deixo uma pergunta para vocês? será mesmo que os smartphones atuais (inclusive a linha Lumia) serão atualizados para o Windows phone 8? e se mesmo que forem, o atual hardware que é limitado aguentará o tranco? acho muito importante essas perguntas, principalmente para quem pretende comprar um dos atuais Lumias.
Via BGR