Segundo a reuters, a Samsung está planejando fechar uma fábrica de smartphones na China. O motivo seria a queda de vendas no país e também o aumento dos custos trabalhistas.
A empresa atualmente possui 2 fábricas na China, a unida fábril que será fechada é a da cidade de Tianjin, no norte da China, disse o jornal sul-coreano Technology Time, descrevendo o movimento em consideração como uma possível retirada.
Por outro lado, a Samsung diz que nada havia sido decidido sobre o destino de sua operação em Tianjin. Porém, dá indícios do futuro:
“O mercado global de smartphones está tendo dificuldades devido à desaceleração do crescimento. A empresa de telecomunicações Tianjin, da Samsung Electronics, pretende se concentrar em atividades que aumentem a competitividade e a eficiência, disse a empresa em comunicado à Reuters.
Apenas cinco anos atrás, a Samsung tinha 20 por cento do mercado chinês apenas para ver essa queda para menos de 1 por cento este ano, superada pela Huawei, Xiaomi e outras marcas chinesas, particularmente em preços.
Leia também:
A gigante de tecnologia sul-coreana também está sob pressão para acelerar as vendas de smartphones, depois de registrar o mais lento crescimento de lucro trimestral em mais de um ano, enquanto os rivais chineses aproveitam modelos mais baratos e cheios de recursos.
Nos últimos anos, a Samsung concentrou seus principais investimentos em telefonia móvel em instalações de produção no Vietnã e na Índia. Ela abriu a maior fábrica de smartphones do mundo em Nova Delhi no mês passado, que deve ser um centro de exportação.
De acordo com a Electronic Times, sua fábrica de Tianjin na China produz 36 milhões de telefones celulares por ano e sua planta de Huizhou produz 72 milhões de unidades por ano, enquanto as duas fábricas no Vietnã juntas fazem 240 milhões de unidades por ano.
Via Venture Beat