A novela envolvendo o Galaxy Fold, dobrável da Samsung, ainda não acabou. Mas a empresa sul-coreana pode ter um plano B: uma nova tela flexível, porém ao invés de dobrável ela seria enrolada. Um site holandês LetsGoDigital, teve acesso a uma patente mostrando a estranha tela.
Ao invés com uma dobra no meio, o que gera vários problemas como o famigerado vinco, a tela enrolável seria apenas uma tela esticada. No uso normal, ela ficaria enrolada ficando metade dela escondida atrás da outra metade. Após acionado o mecanismo deslizante, a mesma seria desenrolada mostrando todo o seu tamanho. Abaixo uma foto da patente.
É claro que patentes de tecnologias estranhas são registradas frequentemente por grandes empresas. Isso não significa que elas necessariamente serão lançadas ou sequer desenvolvidas. Mas dado aos problemas que a Samsung vem enfrentando com o Galaxy Fold, não seria surpresa que essa tela já esteja em desenvolvimento.
- Patente Samsung revela Galaxy Fold com 3 telas
- Galaxy Fold “barato” aparece em páginas misteriosas
- Galaxy Z Fold 2 terá tela frontal enorme e chega em agosto
Mas, embora estranho em um primeiro momento, solução pode ser uma boa e mais barata alternativa para as problemáticas telas dobráveis.
De fato não é uma tecnologia totalmente nova. A LG mostrou no começo do ano, na CES2019, sua primeira televisão enrolável de OLED que, ao ser desligada, se “escondia” dentro de um rack de madeira.
Dentre outras características, notem que a tela possui uma borda superior onde estão localizados os sensores e câmeras frontais, 3 para ser mais exato.
Falando especificamente de uma tela que enrola, a Samsung há anos já trabalha com protótipos dessa tela. No vídeo abaixo, por exemplo, é mostrado uma tela desse tipo em 2016.
De qualquer modo é interessante que as empresas estejam criando soluções para aumentar o tamanho das telas sem aumentar o tamanho dos smartphones. Sobre o Galaxy Fold, a AT&T, última operadora que ainda havia mantido a pré-venda dele, ontem anunciou que cancelou todos os pedidos dos clientes.
Via BGR