Depois de 8 anos em uma guerra de patentes, Samsung e Huawei entraram em um acordo. Ao todo, os dois lados moviam mais de 40 processos judiciais na China e em outros países.
Leiam também | Huawei cresce e encosta na Samsung
As empresas chegaram em um acordo mútuo com um contrato de licenciamento cruzado de patentes essenciais a nível mundial. As empresas já começaram a retirar suas queixas. Entende-se que desde 2011, a Huawei e a Samsung realizaram negociações, mas não houve progresso substancial, até agora.
Em 11 de janeiro de 2018, um tribunal em Shenzhen, China, decidiu que smartphones da Samsung que, teoricamente, usavam tecnologias 4G da Huawei, parassem de ser vendidos. A Samsung apelou para um tribunal superior em Guangdong.
As condições do acordo não foram divulgados, também não se sabe os valores envolvidos nessas negociações.
Leia também:
Samsung e Huawei seguem exemplo da Qualcomm e Apple
As empresas asiáticas não são as primeiras a chegarem a um acordo de patentes recentemente. Apenas um mês atrás, Qualcomm e Apple chegaram a um acordo semelhante. Elas lutavam judicialmente por causa de patentes há anos, mas retiraram todas as ações judiciais relevantes e assinaram um contrato de licenciamento direto de seis anos.
Após a conclusão do caso da Apple, o próximo alvo da Qualcomm é a Huawei. Qualcom e Huawei também esetão brigando judicialmente pelos mesmos moticos. A Qualcomm acusa a empresa chinesa de usar tecnologias sobre suas patentes.
Mas isso não vai durar muito. A Qualcomm já afirmou que as negociações com a Huawei estão em andamento e o acordo com a Apple melhorou sua capacidade de resolver problemas com a Huawei.
De acordo com fontes internas, a Qualcomm e as negociações de patentes da Huawei chegaram ao estágio final. As taxas de patentes anuais que a Huawei deve a Qualcomm podem exceder US $ 500 milhões.
Mas o valor poderia ser maior. A Huawei tem um grande número de patentes, principalmente na tecnologia 5G, ela irá licenciar essas partentes para a Qualcomm reduzindo assim sua divida.
Via Gizchina