De acordo com novo relatório da Opensignal, a cidade de São Paulo tem a internet 4G mais rápida dentre todas as capitais dos países latinos americanos. O comparativo da velocidade de download foi feito com usuários de smartphones em seis das maiores cidades da América Latina: Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago e São Paulo.
A empresa descobriu que os usuários em São Paulo desfrutam da velocidade mais rápida, com uma média de download 4G de 21,3 Mbps, ligeiramente mais ágil (0,3 Mbps) que a da Cidade do México. As duas cidades têm boa velocidade ao longo de todo o dia, visto que no horário mais lento, a velocidade apresentada na Cidade do México e em São Paulo equivale à média das demais analisadas.
Enquanto isso, os usuários de Buenos Aires experimentaram a velocidade mais baixa, com uma média para download 4G de 16,2 Mbps.
A análise evidenciou uma tendência consistente em todas as seis cidades analisadas: os usuários passam por uma grande variedade de velocidades em diferentes horas do dia. O horário mais ágil foi às 4 da manhã, quando poucas pessoas estavam online e as redes estavam menos congestionadas. Nesse período do dia, São Paulo chegou a 31,9 Mbps, seguido por Santiago, com 31,4 Mbps.
- Nokia irá construir rede 4G na lua para astronautas se comunicarem
- TIM começa a operar 4G 700 MHz no Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba
À medida que o dia passa e as redes se tornam mais congestionadas, os usuários veêm suas velocidades de download 4G cairem substancialmente. A Velocidade de Download 4G em Santiago caiu para 9,2 Mbps, quase 50% menor que a média registrada – a maior flutuação ao longo do dia em qualquer uma das cidades analisadas, apesar de Santiago ter capacidades de rede semelhantes às de São Paulo.
Usuários em Buenos Aires experimentaram a menor flutuação ao longo do dia (menos de 12 Mbps), seguida por Lima e Cidade do México. A velocidade média de download em todas as cidades listadas foi de 18,1 Mbps.