As tecnologias evoluem mais a cada dia, dos computadores de mesa aos celulares são poucos anos, e é impressionante como esses dispositivos já se tornaram parte do nosso cotidiano, como se fossem naturais. Mesmo no caso dos smartphones, a cada ano são lançadas novas funcionalidades criadas para impulsionar a marca no mercado, câmeras novas, leitor de digital, carregamento rápido, baterias super potentes, etc.
Uma dessas novas funcionalidades integradas aos celulares é o reconhecimento facial. E para começarmos a falar quais os smartphones apresentam esse tipo de tecnologia, precisamos esclarecer do que se trata, quais suas utilidades e como funciona a ferramenta.
O que é e como funciona o reconhecimento facial
Essa utilidade que acompanha os novos smartphones é como um leitor de traços dos rostos, através das características dos pontos identificados, como a distância entre boca e nariz, entre os olhos, ou mesmo o tamanho da testa. Por meio de um algoritmo, o celular faz essa leitura e conecta aos padrões salvos no banco de dados de desbloqueio, nas configurações do celular, permite, da mesma forma que as digitais, um método de segurança a mais para o usuário.
Entretanto, logicamente, a funcionalidade apresenta distinções de aparelho para aparelho, principalmente no tocante ao desempenho. Como toda tecnologia, as empresas se esforçam para ter o melhor produto e as diferenças se fazem evidentes nas comparações. Para analisar se o dispositivo desejado tem um bom desempenho no reconhecimento facial, você precisa analisar os seguintes parâmetros: tempo para identificação do rosto e desbloqueio da tela e a relação entre número de leituras bem-sucedidas e leituras falhas (quando ocorre o erro e o processo precisa ser repetido).
- Capinha iPhone 11: conheça os benefícios da capinha para proteger seu iPhone
- Esses foram os smartphones mais vendidos em 2020 [iPhone 11 em primeiro]
- Baixe os papéis de parede do Macbook Pro 16″ para Macs e iPhones
As polêmicas em decorrência da pandemia
Dessa forma, após analisar os métodos utilizados para o reconhecimento facial, é preciso fazer a conexão da funcionalidade com o momento que vivemos, já que o uso de máscara consome boa parte do tempo cotidiano atualmente. Como é de se esperar, o uso de máscaras causa determinados impactos durante o reconhecimento – o que ocasionou um leve desbalanceamento entre o número esperado de vendas por parte das empresas e o número real.
Os principais smartphones com reconhecimento facial
Ainda assim, a tecnologia conseguiu conquistar diversos usuários e as marcas mantiveram o bom e velho sensor de digitais, tornando o reconhecimento facial uma ferramenta a mais. A seguir, alguns aparelhos que possuem a funcionalidade, com bons desempenhos no reconhecimento, são estes:
• Xiaomi Redmi note 9S: O aparelho em questão, além de apresentar o reconhecimento facial, conta com leitor biométrico, 128 GB e um processador Snapdragon.
• Iphone 11: Uma tecnologia implementada pela Apple, que mantém o reconhecimento facial integrado ao iIOS.
• Asus Zenfone Max Shot: Também possui a ferramenta em questão e ainda conta 64GB de armazenamento e vem de fábrica com o Android 8.1.
Como ativar o reconhecimento facial
Para ativar a ferramenta de segurança é muito simples. Basta acessar as configurações do aparelho, ir até a opção “Tela de bloqueio e segurança” e uma das possibilidades de desbloqueio do aparelho será de “reconhecimento facial”. Basta selecioná-la e configurar com o seu rosto, assim como orienta o fabricante. Terminados os passos de configuração, basta olhar para o smartphone e ele será desbloqueado.