Sony anuncia sensor IMX586 para smartphones com câmeras de até 48 megapixels

A Sony apresentou seu novo sensor para câmeras de smartphones: o IMX586. Ele possui 48 Megapixels e traz novas tecnologias para o mercado.
Atualizado há 7 anos
Sony IMX586
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os rumores em torno do Xperia XZ3 estão a todo vapor. Aproveitando essa onda de rumores, a japonesa apresentou seu novo sensor para câmeras de smartphones: o IMX586. Ele possui 48 Megapixels e traz novas tecnologias para o mercado.

O sensor IMX586 possui  “a maior contagem de pixels do mercado”. Isso se torna possível porque o tamanho do pixel foi reduzido para 0,8 μm.

O Sony IMX586 conta com a tecnologia Quad Bayer. Ela permite converter a imagem em 12 megapixels com pixels de 1,6 μm. Essa combinação de pixels, ou melhor, de suas informações, em grupos de quatro, visa solucionar o problema de detalhes em fotos com iluminação reduzida. O desempenho do novo sensor da Sony vai além. Por exemplo, ele permite gravação de vídeo em 4K a 90 fps. Também oferece Full HD 1080p a 240 fps e 720p a 480 fps, além de outros modos de gravação que começam na base de 30 fps.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sony IMX586

Novo sensor consegue combinar os pixels para que fotos noturnas não sejam prejudicadas e apresentem ruídos. De acordo com a fabricante japonesa, o novo sensor estará disponível para o mercado apartir do mês de setembro. No entanto, ainda não foi comunicado qual será o primeiro smartphone a contar com a novidade.

Leia também:

Com essa quantidade de megapixels, também é possível conseguir dar zooms digitais sem perder a qualidade, algo que a Nokia já fazia com a tecnologia PureView. Abaixo um exemplo:

Sony IMX586

Mesmo assim, a companhia garante que o IMX586 pode levar aos smartphones a qualidade de imagem equivalente a de uma câmera profissional. Além disso, fotos em ambientes escuros ganharão mais detalhes com uma quantidade menor de ruído.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por enquanto, a Sony também não revelou os preços que serão cobrados por cada unidade. Desta forma, ainda será preciso aguardar um posicionamento da empresa. No entanto, já é previsível que a novidade apareça primeiro em smartphones topo de linha.

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).