Ícone do site Tekimobile

Sony Xperia 1 é o novo topo de linha com tela ultra esticada

xperia 1 destaque

A Sony há muito se esforça para ter seus smartphones notados no mar de dispositivos Android topos de linha. Não seria diferente na MWC 2019. Hoje ela anunciou seus smartphones super esticados com telas com proporção 21: 9, conforme os rumores já avisavam. O Xperia 1 é o primeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Xperia 1 é o sucessor do Xperia XZ3 que a Sony lançou no ano passado. Mas, como o nome indica, a Sony está vendo isso como uma chance de recomeçar de novo com sua marca de celular, começando com um novo design centrado nessa tela esticada.

Xperia 1 – O topo de linha

E não se engane, o Xperia 1 veio com hardware para brigar, mas suas peculiaridades únicas, marca da Sony. A tela em si é um painel 4K HDR OLED (supostamente o primeiro em um smartphone) que mede 6,5 polegadas. A principal coisa aqui é essa relação de aspecto. Ele é mais alto que qualquer outro smartphone com 6,5 polegadas.

Não há entalhe na tela e ainda há uma borda relativamente grande na parte de cima. Contando isso e o corpo do telefone, ele é  muito alto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas porque o Xperia 1 tem uma tela esticada?

A Sony tem algumas respostas. O primeiro é simplesmente mais coisas a exibir. Muito do conteúdo do nosso telefone tende a ser exibido em listas verticais, como mensagens de texto, e-mails, feeds do Instagram e assim por diante. Uma tela mais alta significa que você pode ler e procurar mais coisas de uma só vez.

A Sony também está enfatizando a multitarefa, com a ideia de que você pode ter um segundo aplicativo preso ao topo da tela (como um mapa), enquanto ainda usa um segundo aplicativo no tamanho de tela cheia em um telefone menor abaixo dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por último, há uma ênfase em assistir a vídeos e jogar, o que parece ótimo no papel, mas é um pouco menos prático na vida real. Muitos filmes são filmados em proporções cinematográficas, que devem ficar ótimas na tela grande. Mas o conteúdo que as pessoas tendem a assistir em seus telefones, como o YouTube, geralmente não é – o que significa que você vai encontrar muitas barras pretas.

A Sony também está trabalhando com parceiros em versões de jogos como Fortnite e Asphalt Racing para oferecer suporte à tela mais alta, mas os jogos que não são otimizados não aproveitam ao máximo.

O Xperia 1 não é apenas uma tela, é claro, e o resto do telefone está repleto de especificações de ponta: há um sistema de câmera triplo na parte de trás com um trio de lentes de 12 megapixels – uma de 26 mm de largura lente (com OIS), uma lente teleobjetiva de 52mm (também com OIS) e uma lente superwide de 16mm.

Sony Xperia 1 – Ficha técnica:

O Xperia 10 e o 10 Plus estão program

Há também o Snapdragon 855, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e resistência à água. A Sony também tem um leitor de impressões digitais montado na lateral, o que é decepcionante, considerando que muitos de seus concorrentes passaram a utilizar leitores embutidos na tela. Apesar de a história da Sony não oferecer nenhum leitor de impressões digitais nos EUA durante muitos anos, é bom vê-lo aqui.

Xperia 10, intermediário esticado

Quanto aos smartphones intermediários, há o Xperia 10 e seu irmão maior, o Xperia 10 Plus. O Xperia 10 tem uma tela LCD menor de 6 polegadas, 3 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e um processador Snapdragon 630. O Xperia 10 Plus está mais próximo do Xperia 1 com um painel de 6,5 polegadas (embora LCD e resolução mais baixa), juntamente com 4GB de RAM, 64GB de armazenamento. Ambos apresentam a mesma proporção 21: 9.

Embora esses 2 sejam inferiores em categoria e especificações, visualmente eles se mostram mais bonitos por possuem bordas bem pequenas ficando assim mais modernos.

Sony Xperia 10 – Ficha técnica:

Sony Xperia 10 Plus – Ficha técnica:

Via Mashable

Sair da versão mobile