Em julho, o portal CNET, um dos maiores portais de tecnologia em inglês do mundo, atualizou o seu review comparativo entre TVs de OLED e QLED que vem mantendo desde fevereiro de 2017, e mais uma vez a tecnologia OLED se destacou mantendo-se em um patamar totalmente diferente, muito acima do painel LCD com quantum dots, como a própria publicação aponta.
Leiam também | Saibam as diferenças das telas LCD IPS vs AMOLED, quem é melhor?
Vale ressaltar, que no comparativo, o jornalista do CNET compara especificamente as TVs da Samsung, que é atualmente o maior fabricante do mundo e utilizam a tecnologia QLED, com a rival sul-coreana LG, que usam telas de OLED.
Ao comparar os dois painéis, a CNET elenca as qualidades de uma tela OLED como, por exemplo, o contraste infinito e um melhor nível de preto absoluto, uma maior uniformidade de imagem independente do ângulo de visão, e a qualidade de imagem ser muito mais variável de QLED para QLED, enquanto é constante nas OLED.
- LG mostra estranha mistura de TV com alto falantes na CES 2024
- O que é hub? E um Smart hub?
- Melhores Home Theaters em 2022 (Philco, Sony, LG e mais)
Muito disso se dá pela principal característica que distingue, e coloca em dois patamares bem diferentes, essas duas tecnologias: enquanto a OLED conta com pixels que se auto iluminam e dispensam uma luz independente traseira, a QLED ainda é uma TV de painel LCD, ou seja, tem a necessidade de iluminação à parte.
Uma TV QLED, não é LED, é uma TV LCD com pontos quânticos
Vamos começar com um breve resumo das duas tecnologias.
- OLED significa “diodo emissor de luz orgânico”.
- QLED (de acordo com a Samsung) significa “TV LED de ponto quântico”.
- O OLED é uma tecnologia fundamentalmente diferente do LCD, o principal tipo de TV atualmente.
- O QLED é uma variação do LCD LED, adicionando um filme de ponto quântico ao “sanduíche” do LCD.
- O OLED é “emissivo”, o que significa que os pixels emitem sua própria luz.
- O QLED, como o LCD, é, na sua forma atual, “transmissivo” e depende de um backlight de LED.
Se você quer saber mais detalhes sobre as diferenças de LED e LCD, há alguns anos, fizemos um artigo explicando com mais detalhes.
A publicação continua o comparativo ao ressaltar esse ponto. A tecnologia da QLED faz uso dos quantum dots, moléculas microscópicas que, quando atingidos pela luz, refratam-na em cores diferentes. Nas TVs com QLED, essas moléculas estão em uma película e a luz que as atingem é originada por uma iluminação traseira de LED. A luz então viaja por outras camadas dentro do aparelho, incluindo uma camada de cristal líquido (LCD), para criar a imagem. A luz da fonte de LED é transmitida através das camadas até a superfície da tela, e por isso a tecnologia é chama de “transmissiva”.
Já com a OLED a situação é diferente porque essa tecnologia não usa um fundo de LED para produzir luz, mas ao invés disso, ela é produzida por milhões de subpixels OLED individualmente. Como os próprios pixels, partículas minúsculas que formam a imagem, emitem luz, essa tecnologia de display é chamada de “emissiva”. Essa diferença entre as duas leva a uma variedade imensa de diferenças na qualidade das imagens, algumas favorecendo o LCD (e QLED), mas a esmagadora maioria beneficiando a OLED.
Nas palavras de David Katzmaier, jornalista responsável pelo comparativo da CNET, “a principal conclusão é que a QLED está muito mais próxima das antigas televisões LCD do que está da OLED, que é considerada uma categoria totalmente diferente de televisores”.
Quer saber mais sobre tecnologia de telas? Assistam o vídeo abaixo onde falamos mais detalhes.