Faça aqui na nossa página o teste de velocidade de internet da sua operadora. Com o medidor anexado acima, você conseguirá fazer a medição da velocidade de seu download, upload e também da latência.
Lembrando que nosso medidor serve para fazer o teste de velocidade de internet das operadoras Vivo, da Algar, Live Tim, Claro e de qualquer outra operadora no mundo.
Porque fazer um teste de velocidade de internet
Realizar um teste de velocidade de internet permite que você saiba como anda a conexão de internet da sua operadora. Por exemplo, se você notar uma queda de velocidade de internet repentina na sua navegação, downloads ou streaming em seu computador ou smartphone; o teste de velocidade de internet permitirá que você verifique se é a sua conexão que está com problemas, seu computador, ou o se é o serviço que você está contratando.
Como identificar os valores de seu teste
O nosso medidor irá mostrar diversas informações, porém, três valores são de fato sobre a velocidade de sua internet:
- A capacidade de resposta da sua conexão é medida pela latência (ou ping).
- A velocidade em que você consegue baixar algo para seu computador ou celular, é medido pelo download. Lembrando que é esse valor que as empresas usam para vender um plano. Além disso, a legislação na Anatel permite aceitável que uma operadora forneça apenas 40% da velocidade instantânea, essa que você mede no nosso medidor. Parece piada, mas é verdade.
- A velocidade quando você envia algo para algum lugar, comumente chamado de “subir na internet” é medido pela taxa de upload. Exemplificando, é a velocidade que você levará para enviar um vídeo ao Youtube ou mesmo uma foto para o Google fotos.
Além desses dados, quando você faz o teste de velocidade nPerf através do nosso medidor de internet fixado acima, você pode encontrar o nome da sua operadora, tipo de conexão, tem como saber seu endereço IP, versão do seu sistema operacional e o navegador da Web que está usando.
A vantagem de usar nosso teste de velocidade ao invés de outros sites como o Speedtest da Okla, é que você não precisa ir até o site deles. Você pode realizar aqui mesmo dentro do tekimobile o seu teste de velocidade de internet, download, upload e de latência. Legal não é?
Como funciona o teste de velocidade?
Antes de se perguntar qual o melhor teste de velocidade de internet, é importante saber como eles funcionam.
Todos são iguais. Quando você usa um medidor de internet de qualquer aplicativo, todos irão testar os seguintes aspectos: latência, velocidade de upload e velocidade de download.
Claro, do ponto de vista do usuário comum, a parte mais importante é saber como medir a velocidade download, pois é esse que fala o quão rápido o usuário irá acessar as páginas de internet, baixar arquivos, baixar músicas, vídeos e etc. Ou seja, dá uma noção geral da velocidade da internet.
Porém, os outros aspectos são importantes, pois todos estão intrinsicamente conectados, vamos analisar um a um.
O que é Latência de internet?
Imagine que você irá baixar um vídeo de um site. Você já sabe o link, ou seja, basta colar no navegador e dar um enter.
Tempo de latência seria o tempo entre o momento que você dá um enter até o momento que o site (o servidor) entende o seu comando e começa a fazer o download. Os aplicativos de teste de velocidade de WiFi normalmente testam a latência várias vezes antes de determinar o resultado.
O que é velocidade de upload?
Upload é bem simples de entender, isso é o tempo que você leva para enviar um arquivo para outro lugar.
Quando os aplicativos de teste de velocidade WiFi medem a velocidade de upload, eles estabelecem várias conexões para vários locais remotos e enviam blocos de dados precisamente calculados. Em seguida, os aplicativos determinam quanto tempo levou para que os dados fossem recebidos e usam essa informação para fornecer a você a velocidade real de upload.
O que é velocidade de download?
Download é o contrário de upload, ou seja, é o tempo que um arquivo leva de um servidor para seu computador.
Se você quer baixar um arquivo, tempo de download será o tempo que esse arquivo chegará até seu computador.
Antes de medir a velocidade de sua internet…
É importante que durante o teste de velocidade de internet, seja para medir sua internet no computador ou no celular, aconselhamos que você não baixe arquivos, não assista vídeo ou ouça música online e feche todas as suas abas do navegador.
Claro, essa recomendação se aplica a todos os computadores conectados à caixa doméstica. Além disso, não use sua TV Box ou Smart TV (então desligue a TV, se estiver ligado). Fazendo desse modo, seu teste de conexão será mais realista se você não estiver conectado à sua caixa Wi-Fi; Recomenda-se, portanto, o uso de um cabo Ethernet.
Como funciona o teste de internet?
O nPerf – sistema que usamos para medir sua internet – possui muitos servidores no Brasil que saturam a conexão de internet dou suário. Assim, o algoritmo de serviço pode medir a capacidade máxima da conexão.
Estatísticas colaborativas
Cada teste que você realiza permite contribuir para o mapeamento do desempenho de conexão à internet realizado pelo nPerf.
Este sistema colaborativo aumenta a confiabilidade e honestidade numérica da ferramenta. Se você testar sua velocidade de internet na rua, você participará da criação do cartão de cobertura 3G e 4G à taxa de suas viagens.
A nPerf enriquece sua base de dados e publica regularmente barômetros de operadoras (Vivo, Claro, TIM, Oi, Algar, Sercontel e etc),a fim de distribuir os pontos bons e ruins para aqueles que osmerecem.
Aqui, você conseguirá medir:
- Teste de velocidade Vivo
- Teste de velocidade Algar
- Teste de velocidade Claro
- Tete de velocidade Net Claro
- Teste de velocidade Net Virtua
- Teste de velocidade Claro Net
- Teste de velocidade live TIM
No Brasil como um todo, a Anatel registra que uma a cada quatro conexões é de “ultra banda larga”, ou seja, acima de 34 Mb/s. No entanto, ainda há diversos usuários com velocidades abaixo de 2 Mb/s. Confira as proporções abaixo:
- Acima de 34 Mb/s: 26,1% das conexões de banda larga
- 12 Mb/s a 34 Mb/s: 26%
- 2 Mb/s a 12 Mb/s: 31,5%
- 512 kb/s a 2 Mb/s: 15,1%
- inferior a 512 Kb/s: 1,3%