Continuando a expansão de sua rede 4G em 700 MHz, a TIM anunciou hoje que começou a operar em 3 novas capitais: Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro. Agora são 1.088 cidades utilizando essa frequência.
Vale notar que a TIM diz ter a maior cobertura brasileira em 4G: 3.125 cidades. Além do 700 MHz, ela também opera nas frequências de 1.800 MHz (banda 3) e 2.600 MHz (banda 7).
Mas qual a vantagem de utilizar a frequência de 700 MHz frente as outras? É bem simples de entender. Quanto mais baixa a frequência, mais forte é o sinal. Com isso, a TIM consegue operar melhor, por exemplo, em lugares onde as outras frequências tem dificuldades como ambientes internos. Além disso, com o maior alcance, ela economiza em antenas.
Vale lembrar também que essa frequência era usada para TV analógia, sendo assim a cobertura é gradual e acompanha o desligamento da TV analógica e adequação das emissoras para a TV digital e que as mesmas evitem interferências. São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre ainda não estão operando com o 700 MHz, mas em breve começarão.
- Nokia irá construir rede 4G na lua para astronautas se comunicarem
- São Paulo tem velocidade 4G mais rápida da América Latina
Além da TIM, a Claro e a Vivo já operam com 4G em 700 MHz no Rio de Janeiro. A Oi ficou de fora no leilão da frequência e opera apenas com 2.600 MHz e, em menor volume, com 1.800 MHz.