Uma briga que já se estende por anos nos tribunais, envolve a Apple e a Samsung. A Apple começou isso sempre alegando que a Samsung copiava o design e funções do iPhone em seus produtos. Ainda não houve vencedor nessa briga já que ambas ganharam alguns processos em países diferentes. Mas Tim Cook, atual CEO da Apple, disse em uma entrevista a reuters que nunca procurou processar a Samsung, ele não queria seguir esse caminho.
Ele enfatizou que tudo começou com Steve Jobs, foi ele que declarou “essa guerra temonuclear” contra o Android e tudo foi bem documentado e ele também afirma que Jobs foi muito inflexível com a Samsung. Cook, ao contrário, desde o começou foi contra essa disputa já que via na Samsung uma parceira, pois por muitos anos a empresa foi uma das principais fornecedoras de componentes e peças da Apple.
Nos tribunais a Apple sempre alertou que a Samsung tinha seus projetos muito parecidos o iPhone e iPad. Mas quando se tornou bem claro que a Samsung não tinha nenhuma intenção “de se curvar às exigências da Apple”, sobre o comando de Cook a Apple finalmente optou por arquivar alguns processos.
Mas com o passar dos anos as brigas continuam, porém Cook afirma que sempre prefere resolver amigavelmente as questões, sempre que possível. “Eu sempre odiei o litígio, e eu continuo a odiá-lo”, disse ele no ano passado. No entanto, Cook afirma que os concorrentes da Apple precisam inventar seu próprio material.
Na minha opinião é fato que a Samsung copiava descaradamente o iPhone no passado, porém com o tempo a Samsung conseguiu mudar um pouco e focar em si mesma. Depois do Galaxy S3, onde o design foi totalmente mudado, não vejo mais motivos para a Apple processar a empresa.
Leia também:
Essa história mais uma vez mostra que embora Steve Jobs fosse um gênio, o seu enorme auto-ego sempre causava problemas, e foi justamente isso que fez com que ele odiasse tanto o Android a ponto de fazer um voto de destruição ao sistema do Google. Com essa declaração de Cook acho que a guerra entre Apple e Samsung está chegando ao fim, assim eu espero. Agora pergunto, será que essas histórias aparecerão no filme de Jobs? eu gostaria de ver.