TIM começa a oferecer o VoLTE, ligações de voz pela rede 4G

TIM começa a disponibilizar a tecnologia VoLTE que permite ligações pela rede 4G para Brasília e até o fim do mês estará disponível em mais seis cidades
Atualizado há 7 anos
volte tim vivo

Outros destaques

Vivo traz pacotes de roaming internacional para Controle e Pré-pago 1
MT Aprova Lei de Reconhecimento Facial para Apps de Transporte
Celular Seguro: Programa de Recuperação de Aparelhos em 11 Estados
Microsoft pode de dar mais de R$ 5 milhões
Vivo tá dando acesso grátis a IA melhor que ChatGPT! Veja como

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2017 – A TIM inicia a operacionalização do VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês), tecnologia que permite ligações de voz em alta definição pela rede de quarta geração. A operadora será a primeira da América Latina a disponibilizar a funcionalidade, primeiramente em Brasília, a partir de hoje (24). Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió e Uberlândia receberão a novidade até o final do mês. No fim de 2017, o VoLTE já estará nas cidades onde a companhia opera o 4G na faixa de 700 MHz, além das principais capitais do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos investimentos para ampliar nossa cobertura 4G, temos trabalhado para agregar ainda mais funcionalidades à rede, buscando melhorar continuamente a experiência dos nossos clientes. O VoLTE é um grande exemplo disso. A tecnologia permite chamadas de voz em alta definição, aliadas à redução do consumo de bateria e do tempo de espera para a conexão ser estabelecida. É um diferencial importante na nossa estratégia e reforça nosso posicionamento de inovação e nossa atitude protagonista”, afirma Leonardo CapdevilleCTO da TIM Brasil.

O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G, redução do consumo de bateria e menor tempo de estabelecimento da ligação, passando de oito para dois segundos, em média.

Com o VoLTE, o consumidor poderá efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE (4G), diferentemente do que ocorre atualmente, quando passa automaticamente para 3G e 2G ao iniciar ou receber uma ligação. Em relação à cobrança, essas melhorias serão transparentes para o cliente e não significarão maior custo, pois continuará sendo tarifado da mesma maneira, conforme seu plano. As ligações não são descontadas do pacote de dados. “Não haverá qualquer tarifação adicional ou ajuste nas ofertas. O cliente também não precisará fazer uma ativação ou escolher qual rede quer utilizar. Tudo acontece de forma automática, simples e transparente para o consumidor”, complementa Capdeville.

O acesso à tecnologia depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. Os consumidores poderão conferir no hotsite (www.tim.com.br/vozemhd) a lista completa de modelos compatíveis, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a nova funcionalidade. Inicialmente, o VoLTE estará disponível para os clientes TIM Black e usuários de demais planos pós-pagos, exceto ofertas do segmento corporativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
TIM