O recurso Soundtrack recentemente lançado do Twitch está enfrentando críticas por sua alegada falha em obter licenças de música e por permitir que trilhas sonoras não licenciadas se tornassem acessíveis aos streamers. Isso é de acordo com uma carta assinada por várias organizações musicais, dirigida a Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, que é dona do Twitch.
O portal The Variety relatou que a plataforma de streaming foi criticada por sua falta de acordo de licenciamento com muitos detentores de direitos musicais. Os signatários, que incluem RIAA, Recording Academy, National Music Publishers Association, Music Managers Forum, American Association of Independent Music, SAG-AFTRA e outros, lamentam que o serviço não tenha garantido licenças mecânicas ou de sincronização para trilha sonora. Esse recurso foi introduzido em setembro para permitir que os streamers reproduzam música licenciada durante o stream sem encontrar problemas de direitos autorais.
Os grupos musicais também acusaram o Twitch de ignorar “milhares de notificações de violação de música” e de não confirmar o recebimento dessas notificações. Em sua carta, as organizações disseram que estavam frustradas “que Twitch continue permitindo e habilitando seus streamers a usar a música de nossos respectivos membros sem autorização”. A carta bateu na plataforma por continuar hospedando música não licenciada em sua plataforma, mesmo depois de anunciar em junho que removeria esse conteúdo.
Em resposta, Twitch disse que “responde a cada notificação válida do DMCA que recebe removendo o conteúdo supostamente infrator rapidamente, em conformidade com os requisitos do DMCA”. Atualmente, a Soundtrack possui licenças da SoundCloud, Chillhop, DistroKid e Monstercat, entre outras gravadoras. No entanto, ele não tem licenças para nenhuma trilha sonora de uma grande gravadora, incluindo as de Merlin.
- Novo dispostivio da Amazon é homologado na Anatel
- Amazon Echo Show 8 de 3ª Geração Chega ao Brasil por R$ 1.399
- Amazon Lança Primeiro Kindle com tela colorida: confiram preço e novidades
Fonte: Variety