O Twitter anunciou nessa segunda-feira (25), uma nova plataforma de checagem de fatos voltada para a comunidade chamada “Birdwatch”. A motivação por trás é que os usuários do Twitter serão capazes de adicionar notas contextuais e comentários a tweets considerados enganosos ou contendo informações falsas
Essa nova intervenção faz parte dos movimentos da empresa para fortalecer sua capacidade de identificar e tomar algumas medidas contra tweets enganosos ou falsos após a presidência de Donald Trump.
O Twitter disse que pretende expandir sua capacidade de checagem de fatos além do conteúdo que fica aquém das regras estabelecidas e está aproveitando os ricos recursos de seus usuários, que podem ser capazes de fornecer uma perspectiva mais ampla de questões que ajudarão a conter tweets enganosos melhor do que o que é obtido atualmente.
A comunidade Birdwatcher está aberta a qualquer pessoa que não tenha quebrado nenhuma das regras do Twitter, tenha um número de telefone verificado e sua conta esteja vinculada a um e-mail.
- Fim do GBWhatsApp? Meta finalmente libera duas contas do WhatsApp no mesmo celular
- Como baixar seus dados do Facebook
- Bombou! WhatsApp agora envia fotos em HD, manda mensagens de vídeos e silencia chamadas: aprenda tudo
A autenticação de dois fatores também deve ser ativada na conta. Obviamente, a comunidade serviria a um propósito maior com seus números e diversidade, e o Twitter está incentivando seus usuários a se juntarem a essa comunidade para ajudar a conter a desinformação na plataforma.
https://twitter.com/TwitterSupport/status/1353766523664531459?ref_src=twsrc%5Etfw
O programa Birdwatch está atualmente em estágio piloto, enquanto o Twitter realiza um teste completo da plataforma para sua implantação completa. Ele tweeta com o contexto do Birdwatch ao vivo em um site específico, e os usuários só podem ver as notas se visitarem o site. Existem planos para integrar as notas do Birdwatch no Twitter de forma mais direta.
As informações públicas sobre uma possível iniciativa de verificação de fatos com base na comunidade foram feitas pela primeira vez por volta do início de 2020 e levaram até um ano para serem concretizadas.
As notas de contexto do Birdwatch serão diferentes dos comentários regulares. Existe um link no portal Birdwatch que fornece todas as notas de qualquer tweet, bem como a percepção do Birdwatcher (por exemplo, informações enganosas, informações falsas, etc.), bem como a identidade pública do Birdwatcher.
Embora o conceito ainda possa estar em desenvolvimento, ele também pode estar sujeito a uso negativo, já que os observadores de pássaros podem direcionar especificamente um tweet para lançar calúnias sobre ele, quando na verdade não pode ser falso ou enganoso. O Twitter também pode estar pensando nessa direção, já que planejam fornecer algum algoritmo editorial e de verificação de fatos para estabelecer a reputação de potenciais observadores de pássaros e suas notas.