Isso mesmo, parece que a Canonical vai conseguir cumprir o prazo prometido e já em Outubro teremos o sistema Ubuntu 13.10 compatível com smartphones prontinho. Mas só lembrando que não é preciso esperar o lançamento oficial, já faz algum tempo que uma versão oficial, de testes, está disponível para o Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10 no link developer.ubuntu.com. Além disso há também outros portes para smartphones não Nexus nesse outro link.
O Ubuntu para smartphones traz novidades interessantes, principalmente a interface focada em gestos. Deslize da esquerda para abrir a barra de programas ou voltar para a tela inicial; deslize de baixo para abrir o menu do app; deslize da direita e alterne entre apps. Esse é um diferencial pois diferente da concorrência, não é nenhuma necessidade de botões nos smartphones para rodar o Ubuntu Touch.
A barra de notificações também é recheada de funções como configurações de volume, redes, mensagens abrindo o painel de notificações e deslizando para os lados.
E não é o mesmo sistema usado nos smartphones e nos tablets, os dispositivos de tela grande tem um sistema adaptado para eles, mantendo a interface de gestos, mas com algumas novidades: suporte a mais de um usuário; barra lateral de notificações; e a possibilidade de rodar dois apps ao mesmo tempo (quase como no Windows 8). No entanto, o Ubuntu só vai incorporar a interface de tablet na versão 14.04, cujo lançamento está previsto para abril de 2014.
Leia também:
Smartphones fabricados especificamente para o sistema só devem chegar em 2014, pois terá como diferença a ausência de botões, porém de resto devem ser exatamente iguais aos atuais Androids. Será que o sistema decola? a história diz que vai depender de apenas um fator: os aplicativos disponíveis. Aguardemos.
Via The Verge