Recentemente comprei um Redmi Note 4 e, para minha infelicidade, veio com um ROM chinesa. Até ai tudo bem, pois é só instalar a MIUI Global e tudo resolvido, já tinha feito o procedimento no Redmi Note 3. Mas em um tutorial errado, acabei brickando o aparelho. Mas no próprio forum da MIUI, achei um tutorial que ressuscitou o Redmi Note 4 (unbrick Redmi Note 4). Veja como no tutorial abaixo que serve tanto para bootloader bloqueado como desbloqueados.
Leiam também:
Esse tutorial também serve para o Redmi Note 3 que usa processador Midiatek – o Note 3 Pro usa Qualcomm. O processo é bem simples, sendo que consiste basicamente em apenas um programa que faz tudo: o So Flash Tools. O melhor é que serve tanto para bootloader bloqueado como desbloqueado.
Downloads necessários
Para baixar os drivers da Mediatek para Windows, clique aqui. Junto do arquivo também vem o programa Sp Flash Tool editado, próprio para esse procedimento. Lembrando que caso você esteja usando Windows 10, será necessário desbloquear a instalação de drivers não assinados digitalmente, para isso uma rápida busca no Google resolve.
Leia também:
Obviamente também será necessário o download da ROM Global do Note 4. Para baixar sempre a mais nova, basta ir até http://en.miui.com/a-234.html e escolher a mais nova, seja para o Redmi Note 3 (MTK) ou para o Redmi Note 4.
O terceiro arquivo é uma modificação para a ROM. É justamente essa modificação que faz a mágica acontecer, caso não realizá-la seu aparelho será brickado. É o arquivo cust_global.rar. Link para download. Para fazer download, será necessário cadastrar no foruma da MIUI.
Passo a passo para ressuscitar o Redmi Note 4 (Unbrick Redmi Note 4) ou Redmi Note 3
1 – Instalação dos drivers MTK
Após descompactar o arquivo baixado, navegue até a pasta MTK_Driver_Installer_.1352 ext. Dentro dela execute o programa DriverInstaller.exe como administrador.
2 – Substituição do arquivo cust.img
Depois de muita pesquisa, descobri que o grande vilão da instação mal sucedida foi um arquivo chamado cust.img que faz parte do arquivo zipado da ROM. Ele contém informaões sob localização e outros coisas. Para o upgrade do Redmi Note 4, ou para fazer o unbrick Redmi Note 4 brickado para a MIUI 8, é necessário trocar esse arquivo.
Descompacte o arquivo compactado cust_global.rar. Dentro dele está o cust.img. Copie ele e cole dentro da pasta da ROM zipada (também baixada no começo). Ele pedirá para substituir o arquivo existente, aceite. Pronto.
3 – Instalando a ROM GLobal da MIUI 8 no Redmi Note 4
Depois de descompactar o arquivo SP+Flash+Tools+&+Drivers+for+Nikel_by+MrRaines.rar navegue até a pasta SPFlash-v5.1632-Edited e execute o arquivo flash_tool.exe.
Depois do programa iniciar, haverá dois campos para selecionar arquivos. Em Download Agent, navegue até novamente até a pasta do SP Flash Tools, dentro dele selecione o arquivo MTK_All_In_One.bin.
Em Scater-loading, navegue até a pasta images dentro do arquivo da ROM Global da MIUI 8 para Redmi Note 4. Lá dentro, escolha o arquivo MT6797_Android_scatter.txt. A tela do programa ficará como acima. Agora, deixe sem selecionar apenas o arquivo preloader, o primeiro quadradinho. Depois clique em Download, na seta verde. O programa ficará com todas as linhas cinzas.
4 – Preparando para atualização e unbrick Redmi Note 4
Deixe o celular desligado e o cabro micro USB conectado somente no PC, no Redmi Note 4 não.
Agora, no Redmi Note 4, aperte o botão Volume (-) (volume para baixo). Com ele apertado, conecte o cabo USB. NÃO SOLTE O BOTÃO DE VOLUME. O SP Flash Tools irá reconhecer o aparelho (somente se você instalou os drivers corretamente, como descrito no começo). A faixa de progressão irá mudar várias vezes de cores, quando ficar amarela, pode soltar o botão de volume. Agora é só esperar ate aparecer a mensagem de Download Ok, como mostra na imagem abaixo:
Pode desconectar o celular do USB. Aperte o botão de ligar até o Redmi Note 4 dar uma “tremedinha”, é sinal que ele ligou. Agora espere o sistema iniciar, pode demorar de 5 há 15 minutos.
Pronto, Redmi Note 4 atualizado e ressuscitado depois do brickado, e rodando a MIUI 8 Global.