As telas OLED são consideradas por muitos como a melhor opção possível para os smartphones. E não é à toa. Esta tecnologia que elimina a necessidade de backlight para formar uma imagem cria a informação visual pixel por pixel, permitindo ao usuário ter uma experiência totalmente diferente, com maior qualidade na imagem e na reprodução de cores, ainda, com apresentação do preto real nas imagens.
- LCD, LED, OLED, QLED, Mini LED e MicroLED: conheçam suas diferenças
- Apple patenteia case para iPhone que guarda e carrega AirPods
Para quem é entusiasta dos produtos Apple, os iPhones equipados com esta tecnologia são definitivamente algumas das melhores opções e oferecem excelente desempenho e qualidade não apenas na captação, mas também na produção de imagens. Pensando nisso, elaboramos um artigo especialmente para reunir em um só lugar todas as opções em iPhone com tela OLED lançadas pela Apple.
Veja a seguir!
iPhone X
Este modelo lançado em setembro de 2017 foi o primeiro iPhone com tela de tecnologia OLED. Tendo em vista que a concorrência já trabalhava com estas telas há tempos, na época houve muito burburinho sobre as motivações que levaram a Apple a demorar na adesão à nova tecnologia.
Uma das justificativas fornecidas pela empresa é que a qualidade das telas OLED ainda não era capaz de alcançar o padrão Apple, com fatores como problemas de brilho que traziam prejuízos à visualização das imagens em ambientes externos ou de extrema claridade. No entanto, com o avanço da tecnologia, a gigante adotou as telas fabricadas pela Samsung, delegando à montagem dos aparelhos a outras instalações, aonde os aparelhos chegavam a ser calibrados manualmente.
Leia também:
Iphone XS e iPhone XS Max
Os sucessores da linha X, lançados ambos em setembro de 2018, também trazem consigo a tecnologia das telas OLED. Entre o iPhone X e o iPhone XS, as diferenças nas telas são insignificantes, com ambos oferecendo 5,8 polegadas, em uma resolução de 2436 x 1125 pixels e com 458 pixels por polegada (ppi) de densidade.
Contudo, o iPhone XS Max, com 6,5 polegadas em sua tela de OLED, apresenta resolução de 2688 x 1242 pixels, com densidade igual.
iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max
Lançados em setembro de 2019, a principal diferença entre estes aparelhos é o tamanho. Assim, suas telas OLED se diferenciam à medida que a versão Pro tem uma tela de 5,8 polegadas com resolução de 2436 por 1125 pixels, e a Pro Max apresenta 6,5 polegadas com resolução de 2688 por 1242.
Enquanto os modelos anteriores ofereciam telas OLED HD, estas versões do iPhone 11 Pro contam com tela OLED XDR. A maior diferença aqui é o brilho, sendo que os modelos mais antigos estão na casa dos 660-700 nits enquanto os 11 Pro chegam aos 1200. Esta característica torna ainda melhor a visualização das imagens sob a luz do sol.
Família iPhone 12
Esta linha, lançada em outubro de 2020, compreende os seguintes aparelhos:
• iPhone 12: OLED XDR 6,1 polegadas, 2532 x 1170 pixels a 460 ppp;
• iPhone 12 mini: OLED XDR 5,4 polegadas, 2340 x 1080 pixels a 476 ppp;
• iPhone 12 Pro: OLED XDR 6,1 polegadas, 2532 x 1170 pixels a 460 ppp;
• iPhone 12 Pro Max: OLED XDR 6,7 polegadas, 1284×2778 pixels 458 ppp.
Como você pode ver, as principais diferenças entre suas telas são de tamanho e resolução. Além disso, da geração anterior para esta, a tecnologia OLED das telas continua a mesma.
Quer conhecer mais especificações de iPhones e aparelhos de outras marcas? Visite nosso blog e fique por dentro de todos os detalhes da tecnologia em smartphones!