O Nokia 808 Pureview é o primeiro smartphone da Nokia que possui uma câmera inovadora que é fruto de uma parceria da Finlandesa com a fabricante de lentes Carl Zeiss. Além da câmera de 41 Megapixels possui o melhor hardware que um Symbian já teve e pela primeira o velho sistema mostrou várias características dos outros dominantes.
Hardware
O Nokia 808 Pureview possui um processador de 1,3 GHz, 512 MB de RAM e GPU Broadcom BCM2763. De armazenamento interno ele possui 16 GB além de suporte para cartões micro SD.
A tela é de 4 polegadas de AMOLED. Possui uma excelente qualidade com ótimo brilho e contraste. A tecnologia Clear Black ajuda a tela a ser mais viva, pois graças a ele o preto é realmente preto ajudando no contraste das cores. Mas como nem tudo é perfeito, a resolução de 360 x 640 pixels desaponta. Se ele tivesse uma resolução maior com certeza daria para aproveitar ainda mais seus ótimos recursos. Ela também possui a proteção Gorilla Glass que garante resistência a riscos. (não a quedas como alguns acham).
Design
Embora ele seja um aparelho bonito – em minha opinião – ele está bem longe do “padrão de beleza” atual onde vemos aparelhos cada vez menores e mais leves.
Ele possui de espessura praticamente 14 mm de espessura e pesa 169 gramas, o motivo? simples, a câmera. Além dela ser grande, pois precisa ser assim graças ao seu sensor de 41 Megapixels, ela também é pesada. Mas a Nokia soube driblar a câmera, ao redor dela o celular é levemente encurvado que além de melhorar o visual melhora a empunhadura.
Ele é feito de plástico, porém de ótima qualidade de construção, algo já tradicional na Nokia.
Software
Ele roda o sistema Symbian, ou melhos, o Nokia Belle. Ele acabou de receber uma atualização para a featured pack 2 que, dentre outras novidades, trouxe o pacote office da Microsoft e outras sincronizações com a empresa americana. Tudo isso fruto da parceria que começou entre as empresas com o lançamento do Windows Phone.
O Symbian, embora ultrapassado, é um sistema muito rápido e nem de longe lembra a versão utilizada no antepassado Nokia N8. Ele é muito fluido, tem múltiplas telas home e Widgets que agora se movimentam entre as telas. Puxando a tela de cima para baixo nos deparamos com botões de acesso rápido estilo Android. Com ele é possível conectar WiFi, Bluetooth e rede de dados.
No geral o sistema agrada, porém o grande pecado continua sendo a loja de aplicativos que tem poucos apps disponíveis se comparado com Android e iOS e até mesmo com o Windows Phone. Embora achemos facilmente os principais aplicativos dos outros sistemas, a ausência de bons jogos desanima um pouco.
Câmera
Esse é o grande destaque desse aparelho, o motivo pelo qual é justificável comprar um. Ela possui um incrível sensor de 41 Megapixels, que ao contrário do que muitos críticos desentendidos dizem, não existe nela interpolação como acontece com celulares xing-lings, é o contrário como veremos adiante.
As lentes, fabricadas pela Carl Zeiss, utilizam tecnologia usada na fabricação de câmeras utilizadas em satélites. O conjunto de lentes, software e hardware forma a tecnologia Pureview, ou seja, Pureview não tem nada a ver com números de pixels.
Mas porque tanto pixels? é um exagero? não, pelo contrário. Com esses 41 Megapixels a Nokia conseguiu, em partes, resolver um problema comum em câmera de celulares: a ausência de um Zoom óptico. O sistema utilizado é chamado Oversampling, nele quando você está no modo Pureview a resolução final da foto é de até 8 Megapixels, onde ficam os 41 Megapixels? eles são, digamos, diminuídos. O software do Pureview transforma 7 pixels em pixels comprimidos que juntos formam 1 pixels. Porém esse pixel fica com todas as qualidades de luz, contraste e etc, dos 7 megapixels. Isso resulta em fotos super brilhantes. Além disso na hora de dar um ZOOM você consegue diminuir a fotos e focando onde você quer aumentar sem perder qualidade, afinal esse é o funcionamento do ZOOM digital.
Agora se você tirar foto na resolução máxima (34 MPx em Widescreen) você consegue o mesmo efeito, porém com uma foto muito maior e consequentemente mais pesada. Abaixo alguns exemplos de fotos:
Na parte de filmadora, ele também se destaca por fazer vídeos em Full HD 1080p. Podemos destacar o fato que é possível dar ZOOM gravando, utilizando a tecnologia Pureview, ou seja, sem perder muita qualidade.
Conclusão
Como perceberam o Review foi bem direto e reduzido do que o comum, e esse será o nosso padrão daqui para a frente, o foco e os detalhes agora ficam por conta do Vídeo Review (logo abaixo).
Resumindo ele é um excelente aparelho, o melhor, para o que se propõem: ser um câmera phone. Como smartphone ele é um modelo mediano graças ao Symbian, que embora seja um bom e leve sistema, tem muitas desvantagens em relação ao Android, iOS e Windows Phone 8. O único porém fica mesmo por conta do preço, que considero muito salgado. Mas acredito que ele irá baixar bastante nos próximos meses ficando abaixo dos mil reais.