Ícone do site Tekimobile

Vivo também lança voz sobre 4G (VoLTE)

como saber meu número vivo por sms

Hoje pela manhã a TIM avisou a imprensa que eles começaram a implantar o VoLTE, ou voz sobre 4G. Agora, sem perder tempo, a Vivo também enviou um comunicado sobre o serviço. O 4G, até então, era utilizado apenas para o tráfego de dados. Com isso, as chamadas de voz passam a ser feitas em alta definição, melhorando ainda mais a experiência do cliente. A empresa anuncia também o teste para o VoLTE no roaming internacional em conjunto com a Movistar Argentina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os primeiros clientes da Vivo que já podem utilizar o VoLTE para chamadas de voz estão em Rio Verde (GO). No mesmo comunicado, eles avisam que o teste para o roaming internacional também se iniciou, sendo realizado em ambiente controlado, e é pioneiro no Grupo Telefónica. O lançamento comercial acontecerá assim que os testes terminarem.

Enquanto a Vivo de início só oferece o serviço em uma cidade, Rio Verde (GO), a TIM sai na frente e já vai oferecer primeiramente em Brasília, a partir de hoje (24). Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió e Uberlândia receberão a novidade até o final do mês

Com o VoLTE, as chamadas são tratadas como dados e transmitidas via protocolo IP. “Essa tecnologia nos permite melhorar ainda mais a experiência do cliente, já que as chamadas de voz passam a ser feitas em alta definição, com mais nitidez e menos tempo de resposta na conexão, o que resulta em qualidade significativamente superior às ligações que utilizam outros tipos de redes”, afirma Marcio Fabbris, vice-presidente B2C da Vivo. Outra vantagem é que o VoLTE leva a um melhor uso do espectro, essencial para a prestação do serviço de telefonia móvel no longo prazo e com qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Fabbris, as redes de telecomunicações móveis têm evoluído constantemente para oferecer aos consumidores uma maior velocidade de transmissão de dados, sem apresentar mudanças significativas com voz. “Com o VoLTE, isso muda, pois se trata de uma tecnologia inovadora, que futuramente trará novas possibilidades de uso, como compartilhar vídeos e imagens durante a chamada sem utilizar aplicativos, fazer videoconferências, entre tantas outras coisas”, acentua o executivo.

Atualmente, o VoLTE encontra-se disponível em mais de 50 países, como Estados Unidos, Espanha, Coreia do Sul, Canadá, China, Portugal, Japão, Itália, Alemanha, França e Colômbia.

Como funciona a voz HD

 Segundo Átila Branco, diretor de Engenharia Móvel da Vivo, a voz HD (High Definition) no VoLTE é obtida por meio da utilização de novos codificadores (codecs) que suportam maior quantidade de informação (bps). “Essa nova gama de codecs, além de suportar uma maior taxa de bits, o que garante melhor representação da voz durante a chamada, possui mecanismos adicionais que eliminam ou reduzem ruídos externos e mecanismos de detecção de atividade de voz (VAD – Voice Activity Detector)”, afirma o executivo. Ele explica que isso confere maior qualidade da voz ao cliente, aumenta a autonomia da bateria dos aparelhos e gera, adicionalmente, uma otimização de recursos de rede, já que é transmitida somente a informação que é necessária. Para usufruir dos benefícios da voz HD, tanto o emissor quanto o receptor da chamada devem estar utilizando aparelhos que suportem tais codecs.

O produto estará disponível, inicialmente, apenas no município de Rio Verde para clientes pó-pagos. As chamadas em VoLTE serão consideradas como ligações de voz, não tendo impacto no consumo de dados do usuário e tampouco serão geradas cobranças adicionais. Em princípio, estão homologados para uso de VoLTE junto à Vivo o Motorola Moto Z, Moto Z Play, Samsung S8 e S8+. Clientes que já tenham esse tipo de aparelho devem atualizar o software para ter acesso à tecnologia.  A loja da Vivo em Rio Verde está localizada na rua Coronel Vaiano, 654, Centro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sair da versão mobile