As plataformas de streaming digital dominaram o mercado e rapidamente conquistaram o público: a proposta de poder assistir a conteúdo clássico e original via streaming, com alta qualidade, quando quiser, e no dispositivo que preferir, aliada a um preço mensal acessível foi a chave da combinação de sucesso que hoje representa a maior fatia do mercado de entretenimento.
- As 10 melhores animações da Netflix para ver com a família
- Veja como assistir a Globo online com o Globoplay
Embora todos conheçam as pioneiras estrangeiras como a Netflix, as produtoras brasileiras não ficaram de fora, e serviços como a Globoplay se tornaram extremamente competentes, com recursos atrativos, conteúdo de qualidade e alinhamento ao nosso mercado. Em especial durante a pandemia de 2020 e 2021, buscamos cada vez mais formas de entretenimento em casa, e a Globoplay se mostra como uma opção extremamente atrativa: acesso ao vivo aos canais do grupo Globo, reprise de grandes eventos, e um catálogo imenso de conteúdo original e estrangeiro para assistir no celular ou computador.
O problema é que nenhum serviço de streaming é perfeito: os acordos regionais de licenciamento de conteúdo, os testes A/B de novos recursos, e a distância dos servidores podem atrapalhar ou até bloquear nosso consumo. A Globoplay, por exemplo, bloqueia o acesso ao conteúdo ao vivo em diversas cidades do Brasil, e mesmo para quem pode acessar normalmente, operadoras de internet abusam da prática de traffic shaping para desacelerar a conexão e tornar o streaming lento, com travamentos e interrupções. Será que conseguimos corrigir esses e outros problemas de uma vez por todas e assistir a Globoplay sem erros? A resposta é sim. Veja nosso guia.
Desbloqueando a Globoplay com uma VPN
A principal ferramenta para desbloquear por completo a Globoplay (e outros serviços de streaming) é a VPN para Globoplay. É importante que o serviço seja compatível com streaming, seguro, e principalmente, possua servidores rápidos e diversificados no Brasil. Alternativas gratuitas raramente funcionam em plataformas como a Globoplay, e no geral, causam mais problemas de conexão do que suas supostas soluções.
Leiam também: Express VPN: Vale a pena? Confiram se é a melhor
De forma resumida, a VPN cria um túnel de conexão diretamente entre o computador e um servidor desejado. Como podemos escolher a localização deste servidor, e a conexão é anônima, é possível ligar o aplicativo para acessar a Globoplay e desbloquear o conteúdo que antes era restrito. Ou seja, com a VPN, podemos assistir a programação ao vivo mesmo em cidades onde a Globoplay está bloqueada, e mais, é possível acessar o catálogo completo mesmo estando fora do Brasil, viajando, ou usando uma conexão de internet via satélite.
E não é difícil, com poucas etapas no computador ou smartphone qualquer usuário é capaz de desbloquear o site para criar uma conta ou acessar a versão sem restrições do streaming:
- Instale a VPN para Globoplay em seu smartphone, navegador ou computador.
- Abra o programa e escolha o servidor desejado, para a Globoplay, é necessário que seja uma alternativa brasileira.
- Ative a VPN. O programa automaticamente configura a conexão e funciona em segundo plano, sem interromper a navegação.
- Pronto! Acesse o site da Globoplay e use sua conta como de costume, sem necessidade de pagamentos adicionais e sem sofrer com as restrições.
Resolvendo problemas de conexão
Como vimos, a VPN Globoplay é a solução ideal para resolver o erro “Canal TV Globo fora da área de cobertura” que acomete usuários de diversas partes do país. Mas este está longe de ser o único problema que interfere na qualidade e acessibilidade do streaming da Globoplay: uma conexão instável, compartilhada ou sendo modificada pela operadora de internet pode tornar o streaming uma tarefa frustrante e cheia de erros. E mais, alguns ajustes do roteador também podem influenciar significativamente nossa performance.
O uso da VPN para assistir ao conteúdo por streaming já é capaz de aliviar uma boa parcela dos problemas de conexão, principalmente para quem acessa a internet através de redes compartilhadas em condomínios, sistemas de rádio, faculdades ou repúblicas. Além disso, a conexão protegida impede que operadoras propositalmente reduzam a velocidade ao detectarem a Globoplay, algo que acontece com frequência para potencializar concorrentes ou aliviar a demanda durante eventos esportivos. Se ainda assim você encontrar problemas de conexão ou lentidão, basta acessar a página de ajustes do roteador e modificar algumas configurações:
- Ative o Multicast: o recurso Multicast otimiza a conexão para vídeo via streaming, em especial para casas onde mais de um dispositivo fará streaming ao mesmo tempo.
- Habilite o canal 5GHz: o canal de 5GHz opera em paralelo ao canal comum de 2.4GHz, oferecendo estabilidade e velocidade significativamente melhores, às custas de um alcance menor.
- Verifique o UPnP: o UPnP e o encaminhamento de portas devem estar ativos e funcionando, garantindo a comunicação direta entre os servidores e o computador.
- Veja a lista de aparelhos conectados: se identificar aparelhos desconhecidos usando sua conexão Wi-Fi, troque de senha imediatamente.
- Use um canal otimizado: com a ajuda de um aplicativo de qualidade de sinal, verifique o melhor canal Wi-Fi em sua área e escolha-o no roteador.
Agora você já está pronto para dominar qualquer plataforma de streaming – as mesmas dicas que desbloqueiam a Globoplay também são capazes de nos oferecer o catálogo da Netflix americana, por exemplo, ou o acesso ao vivo de eventos de Fórmula 1 que não estão disponíveis no Brasil. O uso inteligente das plataformas de streaming pode mudar completamente nossos hábitos de entretenimento.