Não é só você: Facebook, Instagram e WhatsApp estão todos offline nesse exato momento para usuários em todo o mundo. Estamos vendo mensagens de erro nos três serviços em aplicativos para Android, iOS e também nana web. Os usuários estão sendo recebidos com mensagens de erro como: “Desculpe, algo deu errado”, “Erro do servidor 5xx” e muito mais.
A paralisação está afetando todas as plataformas de propriedade do Facebook, de acordo com dados sobre Downdetector e Twitter. Isso inclui Instagram, Facebook, WhatsApp e Facebook Messenger. As paralisações parecem ter começado por volta das 11h40 (horário de Brasília) e todos esses serviços permanecem inacessíveis.
As paralisações rapidamente começaram a ser tendência no Twitter à medida que os usuários se reuniam na rede social concorrente para verificar se outros usuários foram afetados pelo tempo de inatividade. Com humor, a hashtag “#DeleteFacebook” também é tendência no Twitter, à medida que a empresa luta contra os efeitos que suas plataformas têm sobre os usuários mais jovens.
Mas o que aconteceu exatamente com o WhatsApp?
Segundo o New York Times relata:
O Facebook já tem lidado com muito escrutínio. A empresa está sob fogo de uma denunciante, Frances Haugen, uma ex-gerente de produto do Facebook que acumulou milhares de páginas de pesquisa interna e, desde então, distribuiu-as para a mídia, legisladores e reguladores. Os documentos revelaram que o Facebook sabia de muitos danos que seus serviços estavam causando.
Embora algumas paralisações do Facebook, Instagram e WhatsApp afetem apenas certas regiões geográficas, os serviços caíram em todo o mundo hoje. Isso inclui os Estados Unidos, o Reino Unido, o Brasil, o Kuwait e muito mais.
A paralisação também está afetando plataformas e serviços que usam o login do Facebook. A Niantic, criadora de Pokémon GO, diz que está “analisando os relatos de erros associados ao login do Facebook, e será atualizada aqui assim que tivermos mais informações”. Acredita-se que outros serviços que também usam o login do Facebook sejam afetados, assim como o Oculus.
Possível explicação…
O repórter de crimes cibernéticos Brian Krebs atribui isso a um grande problema de DNS. Krebs explica que os registros do DNS que dizem aos sistemas como encontrar o Facebook e o Instagram “foram retirados esta manhã dos cabos de roteamento globais”. Neste ponto, no entanto, não está claro como isso aconteceu.
Krebs escreve em um post no blog:
Facebook e suas propriedades irmãs Instagram e WhatsApp estão sofrendo com paralisações globais contínuas. Ainda não sabemos por que isso aconteceu, mas como é claro: no início desta manhã, algo dentro do Facebook fez com que a empresa revogasse os principais registros digitais que dizem aos computadores e outros dispositivos habilitados para internet como encontrar esses destinos online.
Em termos mais simples, em algum momento desta manhã, o Facebook tirou o mapa dizendo aos computadores do mundo como encontrar suas várias propriedades online. Como resultado, quando um tipo Facebook.com em um navegador da Web, o navegador não tem ideia de onde encontrar Facebook.com e, portanto, retorna uma página de erro.
Enquanto isso, o New York Times informa que nem mesmo o Facebook tem certeza de qual é a causa principal deste problema:
Várias horas após o incidente, os especialistas em segurança do Facebook ainda estavam tentando identificar o problema raiz, de acordo com um memorando interno e funcionários informados sobre o assunto. Dois membros de sua equipe de segurança, que falaram sob a condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar publicamente, disseram que era improvável que um ataque cibernético tivesse ocorrido porque um hack era improvável de afetar tantos aplicativos ao mesmo tempo.
Declaração oficial do WhatsApp
Em nota, o WhatsApp reconhece que seu serviço caiu:
Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível.
Declaração do Facebook
Andy Stone do Facebook:
Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível, e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.
O facebook interno também afetou
O site interno do Facebook workplace e os serviços associados aos funcionários também estão sofrendo com uma paralisação hoje, de acordo com Jane Manchun Wong. A empresa distribuiu um memorando aos funcionários sobre os problemas. Os funcionários estão se referindo a isso como um “dia de neve”, incluindo o CEO do Instagram, Adam Mosseri.
O relatório do New York Times diz que praticamente tudo dentro do Facebook está quebrado, incluindo a capacidade de usar cartões-chave para entrar em edifícios, sistemas de segurança, um calendário interno e ferramentas de agendamento e muito mais. O The Verge informa que os funcionários do Facebook recorreram a plataformas como Discord e FaceTime para comunicação.