Não há dúvidas de que hoje a internet é mais rápida que alguns anos atrás, mas toda tecnologia abre margens para a melhora com o passar dos anos, dentre elas está o Wi-fi 7. Não é a toa que ouvimos agora falar a respeito do Wi-fi 7, e entenderemos o motivo de tanta esperança na tecnologia.
- Repetidor de sinal wifi: conheça os melhores aparelhos para comprar
- Roteador Mesh Google Wifi chega ao Brasil à partir de R$ 1 mil
Wi-Fi 7 tem tudo em dobro
O agora conhecido como Wi-fi 7 ou IEEE 802.11be, fora desenvolvido pelo Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica, para aumentar a velocidade da conexão ainda mais.
A promessa é que o Wi-fi 7 seja ainda mais poderoso que o Wi-fi 6 que mal foi implementado mundialmente, mas mostrasse ultrapassado com o mais recente dados da novidade.
Se observamos os dois modelos lado a lado com base nas informações que temos, o padrão Wi-fi 6 permite uma velocidade de apenas 9,6 Gbps contra 46 Gbps do novo padrão que encontraremos no futuro.
Não só isso, teremos outras características mais vantajosas com o novo modelo de conexão sem fio, como uma largura de banda de 320 MHz contra os 160 MHz do atual padrão.
Leia também:
Tudo no novo modelo praticamente dobrou quando comparamos com o que temos disponível hoje. Assim, conseguiríamos assistir filmes por streaming e baixar conteúdos gigantescos sem perder a qualidade da conexão. Afinal, a conexão irá de tornar a mais rápida a ponto de permitir a nossa liberdade de cabos.
Menor interferência que outros padrões
O lado bom dessa nova tecnologia será a compatibilidade com os modelos antigos, que trabalham com bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Aliás, a promessa é que possamos conectar mais dispositivos a mesma rede, sem perder a alta velocidade que nos é prometida.
Os roteadores de última geração com Wi-fi 7, poderão receber até 16 antenas para receber e transmitir dados para uma maior estabilidade de conexão entre aparelhos. Os desenvolvedores da MediaTek ainda revelam que a interferência de outras conexões Wi-fi não causaram nenhum tipo de interferência como lentidão.
A nova tecnologia Wi-Fi 7 usará o que conhecemos agora como “High Band Simultaneous Multi-Link” que permitirá que os dispositivos operem simultaneamente em várias bandas para evitar congestionamento e diminuir a latência.
A Qualcomm anunciou que usará uma tecnologia inteligente para contornar a interferência nos canais Wi-Fi, chamado de “perfuração de preâmbulo”. Essa tecnologia permitirá que os dispositivos usem o espectro além da interferência, resultando em mais largura de banda disponível em ambientes com muitos obstáculos.
Sendo assim, as conexões em serviços de streaming, jogos e downloads não serão afetadas com interferências de outros roteadores Wi-fi. Essa notícia é realmente ótima, agora que temos mais serviços de streaming como nunca visto antes.
O Wi-fi 7 já está disponível?
Infelizmente ainda não temos nada para experimentarmos, mas a MediaTek demonstra Wi-Fi 7 que a conexão aposentará de vez os cabos de Ethernet. Ainda assim, a MediaTek nos enche com um pouco de esperança informando haver uma possibilidade de os primeiros produtos aparecerem até 2023
Mas o que nos coloca a ter os pés no chão novamente é devido à demora que o padrão Wi-Fi 6E, está levando para ser adotado em todo o mundo. Ficamos a merce do país e outros países licencie a tecnologia atual quanto antes para termos mais dispositivos compatíveis.
O maior fator para recebermos a tecnologia no Brasil, é adoção ao redor do mundo do novo padrão o mais rápido possível, mas enquanto isso não acontece temos de conformar com o uso de cabos para uma maior estabilidade de conexão em nossos dispositivos.
Para mais dicas e informações a respeito de conexões Wi-fi, acesse os links recomendados no começo desse artigo. Até a próxima!