Wi-Fi 7 será tão rápido assim? Conheçam a tecnologia

A nova tecnologia do Wi-fi 7 promete levar a conexão ultrarrápida a outro nível nunca antes alcançado em locais domésticos!
Avatar de Bruno Rodrigues
25/04/2022 às 11:28 | Atualizado há 2 anos
Wi-Fi 7 será tão rápido assim Conheçam a tecnologia

Não há dúvidas de que hoje a internet é mais rápida que alguns anos atrás, mas toda tecnologia abre margens para a melhora com o passar dos anos, dentre elas está o Wi-fi 7. Não é a toa que ouvimos agora falar a respeito do Wi-fi 7, e entenderemos o motivo de tanta esperança na tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wi-Fi 7 tem tudo em dobro

O agora conhecido como Wi-fi 7 ou IEEE 802.11be, fora desenvolvido pelo Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica, para aumentar a velocidade da conexão ainda mais.

A promessa é que o Wi-fi 7 seja ainda mais poderoso que o Wi-fi 6 que mal foi implementado mundialmente, mas mostrasse ultrapassado com o mais recente dados da novidade.

Se observamos os dois modelos lado a lado com base nas informações que temos, o padrão Wi-fi 6 permite uma velocidade de apenas 9,6 Gbps contra 46 Gbps do novo padrão que encontraremos no futuro.

Comparação entre tecnologias - Wi-Fi 7 será tão rápido assim Conheçam a tecnologia
Imagem: LitePoint

Não só isso, teremos outras características mais vantajosas com o novo modelo de conexão sem fio, como uma largura de banda de 320 MHz contra os 160 MHz do atual padrão.

Tudo no novo modelo praticamente dobrou quando comparamos com o que temos disponível hoje. Assim, conseguiríamos assistir filmes por streaming e baixar conteúdos gigantescos sem perder a qualidade da conexão. Afinal, a conexão irá de tornar a mais rápida a ponto de permitir a nossa liberdade de cabos.

Menor interferência que outros padrões

O lado bom dessa nova tecnologia será a compatibilidade com os modelos antigos, que trabalham com bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Aliás, a promessa é que possamos conectar mais dispositivos a mesma rede, sem perder a alta velocidade que nos é prometida.

Informações a respeito do Wifi - Wi-Fi 7 será tão rápido assim Conheçam a tecnologia
Imagem: MediaTek
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Os roteadores de última geração com Wi-fi 7, poderão receber até 16 antenas para receber e transmitir dados para uma maior estabilidade de conexão entre aparelhos. Os desenvolvedores da MediaTek ainda revelam que a interferência de outras conexões Wi-fi não causaram nenhum tipo de interferência como lentidão.

A nova tecnologia Wi-Fi 7 usará o que conhecemos agora como “High Band Simultaneous Multi-Link” que permitirá que os dispositivos operem simultaneamente em várias bandas para evitar congestionamento e diminuir a latência.

A Qualcomm anunciou que usará uma tecnologia inteligente para contornar a interferência nos canais Wi-Fi, chamado de “perfuração de preâmbulo”. Essa tecnologia permitirá que os dispositivos usem o espectro além da interferência, resultando em mais largura de banda disponível em ambientes com muitos obstáculos.

Perfuração de preambulo - Wi-Fi 7 será tão rápido assim Conheçam a tecnologia
Imagem: Qualcomm

Sendo assim, as conexões em serviços de streaming, jogos e downloads não serão afetadas com interferências de outros roteadores Wi-fi. Essa notícia é realmente ótima, agora que temos mais serviços de streaming como nunca visto antes.

O Wi-fi 7 já está disponível?

Infelizmente ainda não temos nada para experimentarmos, mas a MediaTek demonstra Wi-Fi 7 que a conexão aposentará de vez os cabos de Ethernet.  Ainda assim, a MediaTek nos enche com um pouco de esperança informando haver uma possibilidade de os primeiros produtos aparecerem até 2023

Mas o que nos coloca a ter os pés no chão novamente é devido à demora que o padrão Wi-Fi 6E, está levando para ser adotado em todo o mundo. Ficamos a merce do país e outros países licencie a tecnologia atual quanto antes para termos mais dispositivos compatíveis.

O maior fator para recebermos a tecnologia no Brasil, é adoção ao redor do mundo do novo padrão o mais rápido possível, mas enquanto isso não acontece temos de conformar com o uso de cabos para uma maior estabilidade de conexão em nossos dispositivos.

Para mais dicas e informações a respeito de conexões Wi-fi, acesse os links recomendados no começo desse artigo. Até a próxima!

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ