Wordle: dicas para dominar o jogo

Avatar de André Luiz
05/07/2023 às 11:24 | Atualizado há 12 meses
Wordle: dicas para dominar o jogo 1

Já jogou Wordle? Lançado em outubro de 2021, o jogo consiste em adivinhar a palavra de cinco letras escondida em até seis tentativas e virou febre nos EUA, ganhando versões em outras línguas, incluindo o português. Mas se você é daqueles que acabou de começar a jogar o Wordle, e quer algumas dicas para adivinhar as palavras mais rapidamente, este artigo vai lhe ajudar.

Como jogar o Wordle?

Em primeiro lugar, você deve estar se perguntando como se joga o Wordle. As regras do jogo são bastante fáceis de entender:

No aplicativo, adivinhe uma palavra de cinco letras. Pode ser qualquer palavra que você queira (mas algumas são melhores do que outras – falaremos sobre isso mais tarde).

  • As letras incorretas ficam cinzas.
  • As letras corretas, mas no lugar errado, ficam amarelas.
  • As letras corretas, no lugar certo, ficam verdes.
  • As letras podem ser repetidas.

Eventualmente, você deverá ter informações suficientes sobre a palavra para adivinhar a palavra do dia!

Se você quiser jogar Wordle, aqui estão algumas das melhores dicas para ajudá-lo a adivinhar a palavra do dia!

 

Escolha a palavra inicial com sabedoria

Como mencionado, a palavra inicial pode ser qualquer uma que você queira, mas algumas palavras facilitarão o jogo mais do que outras! A maioria das palavras em qualquer idioma têm vogais, portanto, tente adivinhar primeiro uma palavra com muitas vogais.

No jogo em português, lhe recomendamos palavras como “árido”, “águia” ou “emite”. Todas essas palavras contêm vogais ou consoantes comuns. Em geral, a palavra do dia terá pelo menos uma ou talvez mais dessas vogais!

Em português ocorre algo muito semelhante, o que levou alguns usuários a tentarem a palavra “meião”. Embora seja improvável que acertem de primeira, esta palavra ajuda a eliminar quatro vogais logo de cara, logo as possibilidades de achar as consoantes são mais claras.

A título de curiosidade, e por oposição, o idioma croata possui imensas consoantes e será uma das exceções onde a técnica da vogais não irá resultar!

A segunda palavra não precisa ser um palpite

O objetivo final é, obviamente, adivinhar a palavra certa. Mas a segunda palavra não precisa ser necessariamente um palpite. Em vez disso, você pode escolher palavras que o ajudem a encontrar mais letras.

Por exemplo, se você escolher “abrir” primeiro e a letra “I” fica em verde, é bem provável que tenha um “U” no final da próxima palavra. Mesmo sabendo que a palavra do dia tem um “I”, você pode adivinhar até para ter uma ideia melhor das letras da palavra.

Use caneta e papel

Não há nada de errado em seguir a velha escola e usar caneta e papel para calcular a palavra! Algumas pessoas adoram esse método.

Elas escrevem as palavras e o alfabeto, colocando cruzes ou marcando as letras de outra forma. Isso pode ajudá-lo a ver o jogo de outra perspectiva, dando-lhe mais conhecimento para ajudá-lo a adivinhar a palavra correta.

Lembre-se de que as letras podem ser repetidas

Quando você chegar ao final do jogo, lembre-se de que as letras sempre podem ser repetidas. Se nenhuma das letras restantes fizer sentido, observe as letras verdes que já estão na palavra e veja se você pode usá-las novamente.

Por exemplo, se você tiver as letras “ABRI_” e as únicas letras restantes forem X, W e Z, você poderá usar a letra R novamente e formar “abrir”.

Por que vale a pena se tornar realmente bom no Wordle?

Se você seguir essas dicas, poderá se tornar um profissional do Wordle em pouco tempo. Na verdade, existem alguns motivos pelos quais você pode querer se tornar um profissional do Wordle.

É claro que, se você desenvolver suas habilidades, poderá adivinhar qualquer palavra e, por fim, escolhê-la com menos tentativas. No entanto, o jogo não é cronometrado (embora você possa cronometrar seu jogo!), portanto, não há muitas maneiras de acompanhar seu progresso no jogo.

Mas, há uma chance de que o Wordle se torne um jogo de apostas. Talvez você possa apostar algum dinheiro na possibilidade de acertar a palavra em três, quatro, cinco ou seis tentativas! É um jogo de habilidade em vez de um jogo de azar, assim, aqueles que se tornarem especialistas no Wordle poderão acabar ganhando muito dinheiro com a plataforma!

Como você pode ver, há alguns motivos pelos quais você deve melhorar seu jogo no Wordle. Talvez você queira se tornar um especialista em Wordle para aprimorar seu jogo e suas habilidades, mas, no futuro, poderá ganhar algum dinheiro com isso!

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ