Resumão do WWDC: macOS Mojave, iOS 12, WatchOS 5 e tvOS 12

Confiram o resumão do que aconteceu na WWDC 2018 da Apple com todos os lançamentos: ios 12, Macos 10.14, watchos 5, tvos 12.
Avatar de André Luiz
04/06/2018 às 21:57 | Atualizado há 6 anos
Resumão do WWDC: macOS Mojave, iOS 12, WatchOS 5 e tvOS 12 1

Hoje a tarde teve o já tradicional WWDC, evento onde a Apple mostra suas novidades de software para o próximo ano. Tivemos o novo macOS 10.14 Mojave, o iOS 12, Watch OS 5 o sistema tvOS 12. Confiram abaixo o resumo.

iOS 12: foco no desempenho

Segundo a Apple, o novo iOS 12 tem o dobro de desempenho da versão anterior, isso até mesmo em smartphones antigos, grande reclamação dos usuários do iPhone em toda nova atualização.

Resumão do WWDC: macOS Mojave, iOS 12, WatchOS 5 e tvOS 12 4

Na prática, segundo a Apple o iPhone 6 Plus — lançado em 2014 — teve um aumento de desempenho de até 40% em relação ao iOS 11. Além disso, o teclado aparece até 50% mais rápido; e a câmera, até 70%.  Isso, obviamente, se repete nos modelos mais novos.

De novidade, a Apple quer que o usuário use menos o celular, assim ela traz diversas funcionalidades presentes no Android, que já carrega essa banderia há algum tempo.

Resumão do WWDC: macOS Mojave, iOS 12, WatchOS 5 e tvOS 12 5

Uma da novidades é o agrupamento de notificações. O Não pertube agora bloqueia notificações durante a noite ou de manhã. Ainda em notificações, agora é possível limitar a notificação para o centro de notificações, impedindo que ela acenda a tela de bloqueio.

Dá para limitar o uso de aplicativos, como, por exemplo, limitar a quantidade de vezes que aplicativos de redes sociais lhe avise sobre novas informações.

A Siri recebeu o recurso Atalhos para executar ações pré-determinadas no sistema. Você pode gravar a frase “me ajude a relaxar” para abrir o seu aplicativo de meditação favorito, e a Siri pode começar a sugerir essa ação se você faz isso em um mesmo local ou horário todos os dias.

Resumão do WWDC: macOS Mojave, iOS 12, WatchOS 5 e tvOS 12 6

Essas os usuários da Samsung irão gostar. A Samsung foi acusada de imitar os Animojis da Apple, com a diferença de criar versões 3D dos rostos dos usuários. Pois bem, agora é a vez da Apple inspirar-se na Samsung.

Chamados de Memoji, dentro do app de Mensagens o usuário pode criar um animoji personalizado do seu rosto. Ambos também podem ser usados no FaceTime, que agora aceita chamadas em grupo de até 32 pessoas, isso mesmo, 32 pessoas.

macOS 10.14 Mojave agora tem modo noturno

No MacOS 10.14 Movaje, os destaques ficam por conta da possibilidade de rodar alguns apps do iOS, como o Apple News, Casa, Gravador e Bolsa. Esses novos aplicativos anunciados para Mac vieram do iPhone e precisaram de adaptações bem pequenas para rodar no Mac.

Resumão do WWDC: macOS Mojave, iOS 12, WatchOS 5 e tvOS 12 7

A segunda boa notícia é que finalmente há um modo noturno completo, que afeta inclusive os apps do sistema, não só a barra superior. Dessa forma, o Finder, app de Calendário, Email, Xcode, entre outros, aparecerão em tons de cinza escuro.

watchOS 5 quer acabar com o sedentarismo

Focando em deixar o sedentarismo de lado, o novo sistema dos relógios da Apple focam na prática de exercicios e em competições sociais, onde os usuários desafiam os amigos para atividades semanais.

Resumão do WWDC: macOS Mojave, iOS 12, WatchOS 5 e tvOS 12 8

Ele também ganhou notificações agrupadas e um novo recurso chamado walkie talkie para se comunicar com os amigos.

tvOS 12, o sistema para a Apple TV

A Apple teve agora suporta a tecnologia sonora Dolby Atmos (só a versão 4K) fazendo companhia com o Dolby Vision, sendo agora o único dispositivo de streaming que suporta as duas tecnologias.

Resumão do WWDC: macOS Mojave, iOS 12, WatchOS 5 e tvOS 12 9

Ele ficou mais inteligente pois reconhece a sua rede de internet e passa a dar acesso aos seus apps sem ficar pedindo senha toda hora.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ