Quem costuma importar aparelhos chineses da Xiaomi terá que duplicar a atenção. A empresa enviou um comunicado que irá bloquear a mudança de ROM de aparelhos chineses para Globais e vice-versa. Segue abaixo o comunicado.
Os smartphones Xiaomi fabricados para o mercado chinês não são capazes de executar a MIUI Global
Os aparelhos Xiaomi fabricados para os mercados globais não são capazes de executar a MIUI China
Só para entendermos, atualmente a Xioami produz smartphones com ROMs exclusivas para o mercado chinês e outros exclusivos para o mercado Global. A ROM chinesa da MIUI, no geral, é praticamente impossível de se utilizar no resto do mundo. Não há suporte aos apps do Google, não há outras línguas disponíveis (somente mandarim e inglês), há vários apps exclusivos deles, propagandas e etc.
- Xiaomi decreta morte a MIUI e anuncia sua nova interface que irá criar um novo ecosistema
- MIUI 15: vejam 16 novidades que a Xiaomi trará baseadas no Android 14
- Xiaomi MIUI avisou sobre 35 terremotos seus usuários chineses
Normalmente, importadores não se importam, porque até então era fácil o processo de mudar a ROM chinesa para uma Global de maneira oficial e com ferramentas da própria Xiaomi. Mas agora isso vai acabar.
Por isso, para evitar problemas e dores de cabeça, a Xiaomi alerta a todos os consumidores que comprem seus aparelhos apenas por canais oficiais. Além disso, a empresa recomenda a leitura com atenção dos anúncios quando alguém for importar um smartphone. Isso vale principalmente na hora de comprar em lojas chinesas confiáveis.
Outro modo de confirmar, se possível, é perguntar ao lojista qual a versão da ROM Global instalada. Resumindo: prestem atenção!