Xiaomi lança plataforma de IoT “Xiaomi Vela” baseada no SO NuttX

Xiaomi irá unificar diversas plataformas de IoT e integrar todas elas no mesmo sistema chamado Xiaomi Vela.
Avatar de André Luiz
Atualizado há 4 anos
Xiaomi IoT

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

A Xiaomi lançou uma nova plataforma de software IoT (Internet das coisas) chamada “Xiaomi Vela” no MIDC 2020 hoje (5) na China. Com isso, a Xiaomi visa reunir todas as tecnologias fragmentadas de IoT sob o mesmo teto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gerente geral da plataforma IoT da Xiaomi, Fan Dian, diz que a empresa está disposta a trabalhar com desenvolvedores de diferentes plataformas. E caminhe através de obstáculos para um futuro melhor na indústria de AIoT. Além disso, ele adiciona que a plataforma se estenderá a smartwatches, rastreadores de condicionamento físico, alto-falantes inteligentes, aparelhos domésticos inteligentes, ISPs de câmeras e sensores no futuro.

O que é Xiaomi Vela?

Xiaomi Vela é uma plataforma de software IoT baseada no sistema Operacional de código aberto chamado NuttX. Tem principalmente três partes / camadas:

  • Camada inferior – kernel NuttX
  • Ferramentas de desenvolvimento
  • Camada superior – Estrutura do aplicativo Vela

Xiaomi lança plataforma de IoT "Xiaomi Vela" baseada no SO NuttX 3

NuttX Kernel

Aqui, o kernel NuttX subjacente executa o agendamento de tarefas básicas, a comunicação entre plataformas, o sistema de arquivos e outras funções básicas do sistema operacional. Além disso, ele contém drivers de dispositivo, pilhas de protocolo TCP / IP, componente de gerenciamento de energia e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Xiaomi Vela Framework

O Vela Application Framework da Xiaomi tem duas camadas próprias. Consequentemente, sua camada superior difere para diferentes plataformas de IoT. No entanto, a camada inferior possui serviços de sistema, incluindo OTA (Over-The-Air), GUI, Armazenamento local, linguagens de script.

Programa de pré-visualização começa

Dito isso, o Xiaomi Vela pode ser executado em várias plataformas de chip, especialmente em dispositivos IoT. Assim, ele pode unir diferentes hardware, software e protocolos de comunicação MCU. O objetivo principal da empresa é oferecer suporte a todos os cenários de aplicativos e construir uma infraestrutura para a indústria de IoT.

No discurso, Fan Dian também anunciou que os dispositivos IoT da Xiaomi ultrapassam 271 milhões. Incluindo Mijia, 3800 parceiros estão trabalhando na plataforma AIoT da empresa. A empresa abriu oficialmente o programa de pré-visualização do Xiaomi Vela a partir de hoje. Assim, as empresas de IoT, incluindo fornecedores de chips / equipamentos. E os desenvolvedores são bem-vindos a participar do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.