A Xiaomi anunciou hoje o Xiaomi Mi 10 e o Mi 10 Pro. Convenientemente, o lançamento acontece dois dias depois que a Samsung anunciou a linha Galaxy S20, devido a isso, as comparações são inevitáveis. Nesse artigo, iremos analisar por um contexto geral qual o smartphone se sai melhor, Galaxy S20 vs Xiaomi Mi 10, levando em conta todos os prós e contras.
A Samsung lançou 3 modelos: o Galaxy S20, o Galaxy S20+ e o Galaxy S20 Ultra; enquanto a Xiaomi anunciou o M1 10 e o Mi 10 Pro. Enquanto a Samsung coloca bastante diferenças entre as versões, a Xiaomi esse ano reduziu bastante as diferenças.
Direto ao ponto: qual o melhor e o pior, tecnicamente falando?
- Qual o melhor? Sem sombras de dúvidas que o Galaxy S20 Ultra é disparado o melhor deles, em todos os aspectos. Claro, olhando do ponto de vista técnico. Mas, levando em conta que o preço dele pode começa em U$ 1.400, quase o dobro do melhor Mi 10, é uma comparação totalmente injusta.
- Qual o pior? O Galaxy S20. Ele perde na maioria dos aspectos técnicos e, mesmo assim, continua sendo consideravelmente mais caro que o melhor Xiaomi Mi 10.
Sabendo dessas duas informações, abaixo fizemos uma tabela comparativa com as principais especificações, para fazermos uma melhor análise.
[table id=27 /]
Tela
Começando pela tela, os modelos da Samsung levam a melhor. Eles possuem uma tela com resolução maior e taxa de atuzalição maior: 2k vs Full HD e 120 Hz contra 90 Hz, respectivamente. Sem contar que, embora ambas sejam de AMOLED, a Samsung fabrica para as duas marcas e a feita para seus próprios smartphones – e para a Apple – são sempre melhores.
Leia também:
E não podemos esquecer da proteção IP-68, que mais uma vez a Xiaomi, infelizmente deixou de fora.
Hardware
Indo para o processador, a Xiaomi leva a melhor. Embora a Samsung terá uma versão com o mesmo Snapdragon 865 do Mi 10, essa versão será somente para os EUA. O resto do mundo ficará com o Exynos 990. Ele é equivalente, mas, historicamente o Snapdragon acaba sendo mais rápido e possui um melhor gerenciamento de bateria.
Quando falamos de memória RAM, todas as versões do Mi 10 podem ter 12 GB de RAM. Já na Samsung, o Galaxy S20 e S20+ são limitados há somente 8 GB de RAM. Até tem uma versão com 16 GB de RAM do Galaxy S20 Ultra, mas o preço é impraticável. Desse modo, no geral, o Mi 10 acaba levando vantagem.
Já no armazenamento há um empate técnico, pois as versões básicas vão até 256 GB e as topos de linha até 512 GB, em ambas as marcas.
Câmeras
Agora o principal: suas câmeras.
O Galaxy S20 e S20+ já ficam automaticamente de fora da disputa. A Samsung usou um sensor inferior, de 64 MP neles. Já o Galaxy S20 Ultra e todos os Xiaomi Mi 10 possuem um sensor de 108 MP, todos fabricados pela Samsung, mas não são os mesmo.
O Mi 10 usa o mesmo sensor do Mi Note 10. O ISOCELL Bright HMX. Já o Galaxy S20 Ultra, usa o ISOCELL Bright HM1. O sensor Bright HM1 é uma atualização do HMX, o próprio nome sugere isso. Eles compartilham a maioria das especificações:
- 108 milhões de pixels;
- Pixel gigante de 0,8 µm;
- Tamanho do sensor: 1/1,33″
- Tecnologia Samsung Isocell Plus, que reduz em muito a perda óptica e a reflexão da luz;
- Smart ISO que regula o ISO através de AI (Inteligência artificial), ajudando na qualidade das fotos em ambientes pouco iluminados, quando em modo automático;
- Super-PD, que é uma tecnologia de detecção de fase (PDAF) para foco automático.
A grande evolução foi na tecnologia aplicada para simular o tamanho do pixel, para ficar próximo de câmeras “de verdade”. O ISOCELL Bright HMX – usado no Xiaomi Mi 10 – usa a tecnologia Tretacell, que combina 4 pixels em uma única matriz 2 × 2, tornando o sensor bem maior. No caso do ISOCELL Bright HM1 (S5KHMX1), a Samsung usa a tecnologia Nonacell, que ao invés de 4 pixels, usa 9 pixels formando uma configuração 3 × 3, simulando 2,4 micrômetros de pixel. Isso melhora muito a qualidade das imagens formadas com pouca luz. O tamanho do pixel simulado é mais que 2x maior que o do Mi 10.
Essa é a única diferença entre os dois sensores. O resto, tudo é igual. Diferente do Mi Note 10, onde o sensor teve suas configurações capadas devido ao processador bem inferior dele.
Na prática, as fotos do Galaxy S20 ficarão melhores durante a noite, mesmo o Mi 10 tendo uma abertura maior.
Porém, o Galaxy S20 Ultra possui as outras câmeras melhores, particularmente uma: a periscópica. Comparando com o Mi 10 padrão, poia a Xiaomi decidiu não colocar nenhuma câmera telefoto nele.
Já, o Mi 10 Pro possui uma lente de 8 MP capaz de dar um zoom de 10x híbrido (óptico + digital) e até 50x de zoom digital. Mas o Galaxy S20 Ultra possui uma câmera de 48 MP, ele consegue os mesmos 10x zoom híbrido, porém, graças a quantidade maior de megapixels, ele consegue um zoom digital de até 100x. Além do mais, como ela usa uma lente periscópica, acaba tendo uma qualidade maior. Mas isso, custando quase o dobro do preço.
Nas câmeras frontais, a Samsung também leva a melhor. Embora o Galaxy S20 e S20+ tenham uma lente de menos megapixels – que não significa muita coisa – elas gravam vídeos em até 4K com 60 fps, enquanto a Xiaomi limita a Full HD com apenas 30 fps. O Galaxy S20 Ultra ainda conta uma lente de mais megapixels e maior, tendo assim um resultado melhor.
Bateria
Fechando, temos a bateria. Onde é quase um empate técnico entre o Galaxy S20 Ultra e o Xiaomi Mi 10, ficando um pouco a frente do Galaxy S20 e do Mi 10 Pro.
Galaxy S20 vs Xiaomi Mi 10: conclusão
Como dito acima, se você não se importa com preço, o Galaxy S20 Ultra é disparado o melhor. Mas, colocando até a parte técnica na mesa, o Xiaomi Mi 10 Pro acaba sendo a melhor opção. Claro, se você costuma entrar na piscina com o celular, o Mi 10 já deve ser descartado.
Vale lembrar que nesse comparativo não levamos em conta a questão do software e, mais importante, o preço no Brasil. Quando chegar por aqui oficialmente, esqueça a questão de preço que dissemos aqui, o Mi 10 virá muito caro, provavelmente o mesmo preço do S20.