Na semana passada, a Xiaomi anunciou oficialmente a MUI 12, a interface da empresa que faz muito sucesso entre seus usuários. A lista de novidades é extensa, com destaque para um modo escuro mais completo e com suporte a mais apps, melhorias nas privacidade e muito mais. Além disso, a empresa também divulgou a lista com os aparelhos que irão ser atualizados para a MIUI 12. Saibam tudo a respeito abaixo.
O que é a MIUI 12?
A MIUI 12 é uma interface personalizada baseada no sistema operacional Android, usada pela Xiaomi em smartphones de todas suas marcas (Mi, Redmi e Pocophone). Em outras palavras, a MIUI 12 é uma versão modificada do Sistema Operacional Android com infinitas opções de personalização. Ela traz vários recursos interessantes, incluindo O Modo Escuro 2.0, Always-on display dinâmico com mais de 1000 estilos animados personalizados, chamadas de IA, gestos de navegação e muito mais.
Quando a MIUI 12 será lançada?
A Xiaomi anunciou sua próxima interface de usuário MIUI 12 em 27 de abril de 2020, na China. A partir de agora, a Xiaomi lançou o programa beta fechado da MIUI 12 para que seus usuários chineses recebam feedback antecipado sobre o desenvolvimento em andamento. A compilação estável da MIUI 12 será lançada em junho de 2020. Em um futuro próximo, a Xiaomi trará a MIUI 12 estável para os mercados globais também. Inicialmente, os smartphones mais novos provavelmente receberão uma compilação MIUI 12 baseada no Android 10. Uma vez que o Android 11 estável do Google começou a ser lançado para dispositivos Pixel, a Xiaomi também trabalhará para lançar a MIUI 12 baseada no Android 11 para alguns dispositivos.
Lista de telefones confirmados para receber a atualização da MIUI 12
Antes da lista, é interessante notar que dispositivos populares como Redmi Note 9 Pro, Note 9 Pro Max, Mi A3, Poco F1, Poco X2 etc estão faltando nela. A razão por trás disso é que a lista abaixo só se aplica à China. Assim, para usuários globais da Xiaomi, a lista de dispositivos suportados pela MIUI 12 ainda não foi anunciada pela empresa.
- Xiaomi Mi 10
- Xiaomi Mi 10 Pro
- Xiaomi Mi 10 Youth Edition
- Mi Mix 2s
- Mi Max 3
- Redmi K30 4G
- Redmi K30 5G
- Redmi K30 Pro
- Redmi K30 Pro Zoom Edition
- Redmi K20 Pro Premium Edition
- Redmi K20 Pro
- Redmi K20
- Mi 8
- Meu 8 SE
- Mi 8 Screen Fingerprint Edition
- Mi 8 Explorer Edition
- Mi 8 Youth Edition
- Mi Mix 3
- Mi Mix 2
- Mi Note 3
- Redmi Note 8 Pro
- Redmi Note 8
- Redmi Note 5
- Redmi Note 7 Pro
- Redmi Note 7
- Xiaomi Mi CC9 Pro
- Xiaomi Mi CC9
- Xiaomi Mi CC9e
- Mi CC9 Meitu Custom Edition
- Mi 6 (Beta Confirmado))
- Mi 6X
- Xiaomi Mi 9
- Xiaomi Mi 9 SE
- Xiaomi Mi 9 Explorer Edition
- Xiaomi Mi 9 Pro 5G
- Redmi S2
- Redmi 7A
- Redmi 7
- Redmi 8
- Redmi 8A
- Redmi 6
- Redmi 6 Pro
- Redmi 6A
Estes dispositivos Xiaomi também podem receber a próxima ROM personalizada miui
- Xiaomi Mi 10 Lite 5G
- Mi 9T Pro
- Mi 9T
- Redmi Note 9 Pro
- Redmi Note 9S
- Redmi Note 9 Pro Max
- Redmi Note 8T
- Redmi Note 7S
- Pequeno F1
- Pocophone F1
- Pequeno X2
- Redmi 8A Dual
- Redmi Note 5A
- Redmi Note 5A Prime
- Redmi Y1
- Redmi Y2
- Redmi Y3
- Mi Max 2
- Redmi Note 5 Plus
- Redmi Note 5 Pro
- Xiaomi Mi 9 Lite
- Xiaomi MI A3
- Xiaomi Mi A2
- Xiaomi Mi A1
- Xiaomi Mi A2 Lite
- Mi 5X
- Mi Play
- Mi Note 10
- Mi Note 10 Pro
- Mi 8 Pro
- Mi 8 Lite
- Redmi 5
- Redmi 5 Plus
- Redmi 5A
- Redmi Note 4
- Redmi Note 4X
Aqui está a lista de recursos da MIUI 12
- Super wallpapers & animated AOD (Always On Display)
- Novas animações do sistema
- Modo escuro perfeito0
- Controles de privacidade aprimorados
- Melhor multitarefa
- Assistente de telefone de IA
- Temas clássicos em super qualidade
- Rastreador de saúde
Agora, vamos falar longamente sobre o quão incrível a MIUI 12 é e suas características únicas
Leia também:
Super papéis de parede e AOD animado
https://www.youtube.com/watch?v=YRIoomIGi3w&feature=emb_title
Papéis de parede não é uma função que normalmente destacaríamos, mas a MIUI 12 traz uma nova opção chamada ‘Super papel de parede’ onde os usuários podem definir certos planetas como seu papel de parede. Eles ainda podem examinar e manter qualquer parte de um planeta como seu papel de parede ao vivo, bem como um fundo do Always on Display. Atualmente, só estão disponível Marte e a Terra, mas podemos esperar mais planetas com atualizações futuras. O recurso é um pouco semelhante ao Google Earth.
Novas animações do sistema
https://www.youtube.com/watch?v=zWW8t1ieosQ&feature=emb_title
Os usuários sempre se atraem por design e animações em um smartphone. A Xiaomi criou seu Framework chamado ‘MIUI Light Cone Motion Effect Architecture’. Esta estrutura utiliza dois modelos da Viz Engine: Rendering Engine e Physical Engine.
O ‘Rendering Engine’ permite luz e sombra do mundo real, cantos arredondados suaves, curvatura G2, mistura avançada de cores de interface, desfoque em tempo real e cantos arredondados dinâmicos em toda a interface.
Já a ‘Physical Engine’, ele é responsável por animações aprimoradas do sistema. As animações são realistas e suaves, o que oferece uma experiência satisfatória. Os usuários podem fechar um aplicativo mesmo no meio do caminho para abri-lo. Assim, essa nova experiência de animação ajuda na abertura ou fechamento de aplicativos de acordo com o userspace. Às vezes, enquanto gira a tela, ocorre piscar ou fantasmizar e isso é resolvido por ‘Forma Dinâmica’ com animações mais suaves. Quase tudo no sistema é remasterizado com animações emocionantes como a rotação da tela, centro de controle, aplicativo de bateria e muito mais.
Modo escuro 2.0
O Modo Escuro 2.0 da Xiaomi oferece recursos padrão do modo escuro, incluindo saturação de cores altas, brilho automático, redução de contraste e ajustes de fonte para reduzir a tensão dos olhos durante a noite. A MIUI 11 já tem um modo escuro, mas não era tão polido como na versão 2.0. Com a nova MIUI 12, vemos uma grande mudança, pois os aplicativos do sistema terão um modo escuro melhor otimizados individualmente.
Controles de privacidade aprimorados
A privacidade em qualquer smartphone é a parte mais importante (embora a Xiaomi não é exatamente um exemplo nisso). A empresa chinesa tinha em mente a segurança e a privacidade dos usuários. Sempre que um aplicativo quiser acessar o local ou a câmera, uma mensagem aparecerá se você quiser acessá-la ou negá-la. Anteriormente, o modo desenvolvedor do Android 10 tinha seu recurso, mas a Xiaomi o ajustou um pouco e o tornou um pouco mais seguro (isso é o que ela diz). Além disso, as permissões necessárias por um aplicativo serão mostradas a você e também ao histórico de uso do celular pelo sistema.
Também uma ideia fora da caixa para celulares Android, a Xiaomi adicionou um recurso onde o sistema fornecerá dados em branco para quaisquer aplicativos que solicitem acesso a dados na MIUI 12. Esta é uma ideia semelhante à do recurso “Sign-in with Apple” da Apple. O sistema fornece uma identidade falsa para aqueles aplicativos que podem ser personalizados pelos usuários a qualquer momento. Isso impede que os usuários compartilhem suas informações originais em aplicativos viciosos.
Melhor multitarefa
A MIUI 12 agora traz melhor suporte multitarefa. Vários aplicativos ou jogos ainda não suportam recursos de tela dividida. Para resolver isso, a Xiaomi habilitou aplicativos flutuantes (imagem em imagem/PiP). Esse recurso permitirá que os usuários quaisquer aplicativos no modo flutuante, inclusive aqueles que não suportam a divisão de tela, desse modo irá “enganar” eles. O sistema também vem com recursos de gestos que pode se adaptar a diferentes cenários de uso.
AI phone assistant
AI phone assistant é outro recurso que é adicionado à MIUI 12 que é semelhante às chamadas de tela do Google. Este recurso é especialmente projetado com habilidades auditivas. Vários números de respostas geradas por IA (inteligência artificial) estão lá para “conversar” com deficientes auditivos ou vocais. De acordo com a Xiaomi, a IA respondeu a mais de 4 milhões de chamadas e as ajudou nos últimos 6 meses.
Temas clássicos em super qualidade
Para celebrar o 10º aniversário, a Xiaomi está relançando temas clássicos da geração antiga em super qualidade, juntamente com novos temas e uma seção separada para AOD (Always on Display) para mais de 1000 estilos aod animados de terceiros.
Rastreador de saúde
A Xiaomi também está introduzindo o aplicativo de saúde onde vai registrar quanta caminhada, subindo escadas, pedalando, correndo é feito. Para isso, você tem que manter o telefone no bolso o tempo todo. Ele consumirá apenas 1% da bateria do dispositivo. O aplicativo também monitorará seu sono, gravará seu roncando, bem como as palavras ditas durante o sonho. O aplicativo armazenará os dados no dispositivo e não na nuvem para fins de privacidade.
Conclusão
Hoje em dia, a maioria dos usuários de smartphones sempre querem um telefone com sistema operacional elegante e muitos recursos. Até mesmo alguns usuários comprometem o hardware para uma ter um UI (User Interface) melhor. Como todos sabemos, o software é a alma em um smartphone. Uma UI bonita e sem bugs é tudo o que um usuário deseja. Após a bem sucedida expansão global da MIUI 11, a Xiaomi apresentou sua nova skin Android MIUI 12 que promete elevar a experiência dos usuários.