Review Xperia M4 Aqua Dual, o melhor intermediário do mercado

Confiram o review do Xperia M4 Aqua, um smartphone intermerdiário mas que disputa com muitos tops de linha.
27/07/2015 às 14:53 | Atualizado há 5 anos
Review Xperia M4 Aqua Dual, o melhor intermediário do mercado 1

A Sony lançou recentemente no Brasil o Xperia M4 Aqua, um smartphone de categoria intermediária, mas que deixa muito top de linha de cabelo em pé. Ele possui um bom hardware, boa construção e ainda se parece, e muito, com um top de linha visualmente falando. Gostou, leiam abaixo nosso review e saibam os detalhes.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Design e construção

É fato que a Sony coloca no mercado smartphones com excelente acabamento, porém normalmente os beneficiados são os tops de linha. Mas dessa vez a Sony trouxe boa parte do acabamento Premium para o Xperia M4 Aqua Dual, obviamente ele não tem um acabamento de um Xpeia Z3, mas engana bem. Ele também utiliza o visual Omnibalance adota pela Sony, que embora já antigo e precisando de uma renovada, ainda é bem bonito. Além disso ele possui certificações IP67, ou seja, ele é a prova d’água e também poeira.

Esse engana não é uma critica, pelo contrário, na realidade a Sony tentou construir o Xperia M4 Aqua de um modo a ser muito parecido com o Xperia Z3. Na verdade, colocando um do lado do outro fica difícil dizer qual é qual, principalmente por suas dimensões bem parecidas. Mas vamos as diferenças.

Enquanto o Xperia Z3 possui a traseira inteira de vidro, o M4 Aqua usa plástico, mas não é um plástico qualquer. A Sony usou um acrílico que ao tocar o usuário fica na dúvida se é, ou não, vidro. E isso tem seu lado bom, embora o vidro tenha o visual mais Premium, o plástico é mais resistente a quedas e arranha bem menos.

Nos cantos do aparelho, há também as quinas de plástico inquebrável que Sony coloca para evitar danos maiores quando o aparelho cai de quina no chão. Nas laterais, continuamos com os botões característicos da Sony para o ligar o dispositivo e os de volume e gatilho da câmera.

Há maior mudança em relação ao Xperia Z3, e já em acordo com o Xpeia Z3+ ou Xperia Z4, é o fato que a empresa decidiu, finalmente, tirar a tampa da porta USB que protegia contra água os modelos anteriores, já que os usuários tinham muitos problemas com ela. Obviamente, a proteção contra água é interna agora.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Hardware e perfomance

Aqui o ponto principal do Xperia M4 Dual. Ele trás a nova geração de chipsets da Qualcom de 64 bits. O processador usado é um Snapdragon 615 octa-core com 4, totalmente gerenciável pois são 4 núcleos para baixo desempenho e 4 para alto desempenho, fazendo assim um melhor gerenciamento de bateria. A GPU utilizada é a Adreno e conta com 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno. Sendo um processador de 64 bits, a tendência é o aparelho ficar mais rápido ainda com as novas versões do Android que estarão cada vez mais otimizada para os 64 bits.

Na prática temos um aparelho com desempenho excelente, ficando bem perto de alguns tops de linha. Só para se ter uma idéia, aparelhos como o Xperia Z3, LG G4 e Galaxy S5 ficam em torno de 47 mil pontos no app de benchmark Antutu, o M4 Aqua fica nas casas dos 33 mil, o que não é nada mal para um intermediário.

Na hora de rodar jogos ele também roda qualquer um sem nenhuma dificuldade.

Vale lembrar que o Xperia M4 Aqua Dual é dual SIM com suporte a resdes 4G em ambos os cartões micro SIM.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Software

O Xperia M4 Aqua roda com Android 5.0 de fábrica em conjunto com a interface padrão da Sony, a Xperia UI. A nova versão da interface é mais “casada” com o Material Design do Google, porém ainda bem modificada. Ai é questão de gosto, pois há quem goste e ache essencial e há quem odeie e prefira o Android puro.

Um detalhe interessante sobre o software é que na área de personalização os usuários poderão mudar o esquema de cores de acordo com as preferências e personalizar a interface do usuário com as próprias ideias. Particularmente, as novidades da Xperia UI me agradaram muito, os ícones dos aplicativos estão maiores e mais fáceis de reconhecer a a integração de cores de acordo com os aplicativos usados em primeiro plano deixam a experiência do usuário muito mais agradável e tiram o peso daquela skin escura e pesada da fabricante japonesa.

Mas nem tudo são flores, a Sony infelizmente lotou a memória do aparelho com apps inúteis. Há apps totalmente dispensáveis da Sony como os dos serviços exclusivos da Sony “What’s New” e o “Xperia Lounge”, onde não é possível desinstalar. Somente fazendo root nele, e perdendo a garantir, é possível desinstalar.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Tela

A grande diferença em relação ao topo de linha Xperia Z3 é sua tela. Ao invés da bonita tela de 5,2 polegadas com resolução full HD, o Xperia M4 Aqua trás uma tela de 5 polegadas com resolução HD. Além disso, ela não trás os recursos de software como as tecnologias da Sony X-reality Engine e o Triluminos display, que na linha Xperia Z3 dá para modificar bastante a qualidade.

Mas isso não significa que seja ruim, no geral ela é brilhante e apresenta ângulos estáveis e bom contraste. É uma tela compatível com a categoria do smartphone, sem grandes surpresas.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Câmera

Um dos grandes trunfos do departamento de marketing da Sony em relação ao Xperia M4 Aqua Dual são suas câmeras. O sensor principal dele é de 13 Megapixel, mas o grande atrativo, para quem gosta, é sua tela frontal de 5,1 MP que tem uma lente grande angular de 88°. Na prática significa que cabem mais gente dentro da sua selfie. Então é um smartphone perfeito par aos jovens que gostam dessa nova moda.

Mas a câmera produz boas fotos, comparativamente falando ela produz fotos equivalentes as produzidas pelo Xperia Z3 e Z3 Compact, pois esses não são tudo o que a Sony diz. Abaixo algumas fotos tiradas com ele.

Review Xperia M4 Aqua – Bateria

Assim como a linha Xperia Z3, o Xperia M4 Aqua possui uma excelente bateria. Pode até parecer pequena com apenas 2.400 mAh, mas está acima da média do mercado, durando facilmente 1 dia e meia em uso moderado.

Além disso, o novo mid-range da Sony traz os mesmos recursos de bateria que o atual carro-chefe da fabricante, o seja, o Modo STAMINA e o Modo Ultra STAMINA, o que acaba fazendo deste dispositivo um dos melhores em termos de autonomia de bateria entre os smartphones Android de gama média do mercado, perdendo apenas para o Mi 4i na minha opinião

Review Xperia M4 Aqua Dual – Prós e contras

Prós

  • Acabamento excelente para seu preço
  • Câmera com bons resultados, principalmente a frontal
  • A prova d’água e poeira

Contras

  • Preço caro e próximo do Xperia Z3 Compact

Review Xperia M4 Aqua Dual – Conclusão

Se você procura um smartphone com bom hardware e acabamento e não quer pagar por um topo de linha, o Xperia M4 Aqua é uma boa opção. O único problema com respeito ao preço, que está por volta de R$ 1.200 é que está muito próximo do Xperia Z3 Compact, que tem um hardware melhor mas uma tela pequena. A Sony talvez esteja praticando canibalismos com seus smartphones.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ
Sair da versão mobile