O YouTube Music é um serviço de streaming lançado em novembro de 2015. A plataforma chegou no Brasil só em 2018, especificamente em 25 de setembro. Esse app substituiu o Google Play Music, que foi descontinuado em 2020, e é concorrente direto de Spotify e Deezer.
Assim como outras plataformas de streaming, o YouTube Music possui dois modos de uso: gratuito e premium. A opção grátis possui anúncios e recursos limitados (impossibilidade de fazer download e ouvir música em segundo plano no celular). Já na modalidade paga, essas limitações desaparecem.
É possível assinar o YT Music por R$ 16,90 mensais (precificação semelhante à concorrência), com gratuidade no primeiro mês. O serviço está disponível para iOS, Android (incluindo Android TV e Auto), Google Home, Chromecast, Echo e navegação Web (Windows, macOS, Linux).
O YT Music tem algumas funções diferenciadas quando comparado a outros apps de música. No post de hoje, separamos algumas delas para você conhecer melhor.
Acervo musical integrado ao YouTube e possibilidade de adicionar músicas à biblioteca
A maioria dos outros streamings depende dos acervos de gravadoras, o que equivale, em média, a 50 milhões de músicas. Já o YouTube Music, além de contar com essa biblioteca, também tem acesso a todo conteúdo musical do YouTube. Isso inclui videoclipes, apresentações ao vivo, covers e músicas que não foram incluídas em álbuns. Todas essas possibilidades fazem com que o acervo do YT Music seja maior e mais diverso do que outros aplicativos.
Leia também:
- Como Criar Vídeo a Partir de Texto com Inteligência Artificial
- Google acaba com importante serviço, veja o que fazer se você o usa
- Como converter vídeo do Youtube para mp3 de 5 maneiras
Além disso, o serviço permite que os usuários adicionem músicas à biblioteca. Essa funcionalidade está disponível apenas na navegação Web. Graças a ela, você pode fazer upload de até 100.000 músicas nos arquivos FLAC, M4A, MP3, OGG e WMA. Para isso, o usuário deve arrastar as faixas que deseja para qualquer parte do YouTube Music Web. Isso também pode ser feito acessando music.youtube.com, clicando na sua foto de perfil e indo em “enviar músicas”. Saiba mais aqui.
As músicas enviadas só podem ser ouvidas por quem fez o upload. Contudo, ainda assim, é uma alternativa para criar playlists mais diversificadas, que não dependem só do acervo inicial do serviço.
Mecanismo de pesquisa que utiliza a inteligência do Google
Como o YouTube Music possui a mesma inteligência artificial que o Google, sua ferramenta de busca é muito avançada. Você não precisa saber o nome exato de uma música, álbum ou artista para ouvir. No aplicativo, é possível pesquisar por uma canção a partir de trechos da letra ou descrição da faixa.
Essa é uma das principais vantagens do serviço de música em relação à concorrência. A funcionalidade já está presente no app de vídeos do YouTube e foi estendida para a plataforma musical também.
Possibilidade de alternar entre música e vídeo
Além de ouvir músicas, no YouTube Music o usuário pode assistir videoclipes. Inclusive, é possível alternar entre vídeo e música em questão de segundos.
Essa função é exclusiva do YT Music e é diferente de apenas ouvir o áudio em segundo plano. Na alternância de vídeo para música, o app suprime trechos que não fazem parte da faixa original. Por exemplo, conversas com plateia e introduções ou pausas em clipes são retiradas quando o usuário reproduz apenas o áudio. A plataforma, também, continua a execução da faixa exatamente onde parou, mesmo depois da mudança de vídeo para música (ou vice-versa).
Como você deve ter observado o YouTube Music é um app de streaming musical com recursos diferenciados. Ainda, a plataforma tem integração com Waze e relógio do Google, criando playlists de acordo com sua localização e horário. Vale a pena conhecer mais sobre esse aplicativo de música que veio para competir com outros grandes nomes do mercado.
Gostou deste post? Aproveite para ler outro texto com mais dicas e notícias de tecnologia.