A empresa Nokia fez muito sucesso no passado e hoje busca se reerguer novamente sobre a tutela da HMD Global. Com muitos anos de história, ela teve vários celulares que fizeram história. Que tal uma viagem no tempo e lembrar dos dez melhores celulares da Nokia antigos que inovaram e fizeram a diferença em sua época?
Os 10 celulares Nokia antigos que fizeram sucesso
1. Nokia 6110
Em seu lançamento o Nokia 6110 veio com muitas limitações, porém não podia faltar o jogo da cobrinha. Apesar do design antigo, no ano que foi lançado 1997, ele recebeu o apelido de tijolão devido ao seu tamanho. Porém não foi só por coisas ruins como o tamanho que ele ficou conhecido. Ele foi o primeiro a oferece uma interface organizada por ícones.
Seu hardware também era inovador, sendo o primeiro com sensor infravermelho da marca. E como já dito, ele foi o primeiro com o jogo da cobrinha. E uma coisa que não acontece hoje, é que esse celular durava vários dias, mesmo com uma bateria de 900 mAh.
- Gostava do Nokia tijolão? Ele voltou! Confiram os detalhes
- Se você está cansado dos smartphones, você não é o único: vejam a solução
- Nokia: entenda a confusão em cima da “nova” marca
2. Nokia 6111
Já o Nokia 6111 possui em seu diferencial esse formato deslizante, onde era preciso subir a tela para que o teclado aparecesse. A tela possuía a incrível resolução de 128 x 160 pixels com 252 mil cores, algo muito legal para a época. A câmera considerada uma das mais potentes vinha com 1 megapixel, flash de LED, zoom digital de até 6x.
Com ele você conseguia gravar vídeos de até uma hora de duração. E se você desejasse poderia tornar esse celular seu novo tocador de música, afinal ele oferecia suporte para mp3 e mp4. A bateria durava 10 dias e você conseguia personalizar o celular com a sua cara, usando temas.
3. Nokia N95
O poderoso Nokia N95 chegou em 2006, e como conseguimos ver na imagem, o que mais chamava a atenção era sua câmera. Ele vinha com uma câmera de 5 megapixels com lente Carl Zeiss, era algo impressionante, pois na época essa lente só se encontrava em câmeras digitais. Os sensores da câmera possibilitavam a gravação de vídeos, com formato de DVD que iam até 30 fps.
Ele também possuía um designa deslizante, você deslizava para cima para acessar o teclado, ou para baixo para os controles multimídia. Ele possuía um menu que criava a possibilidade de baixar músicas e vídeos por conexão 3G, uma coisa muito incrível para a época. Você também conseguia acessar e-mails, navegar usando GPS e tudo isso com um grande espaço interno de 160 MB.
4. Nokia 5200
Mais uma vez com o Nokia 5200 conseguimos ver que o design deslizante virou moda por um bom tempo. Ele era feito de plástico com detalhes vermelhos e azuis, o que era popular na época. A câmera dele era VGA, o que poderia ser considerado bem modesto para a época. Com ele você conseguia gravar vídeos, reproduzir músicas mp3, acessar a internet e ainda aumentar sua memória com um cartão microSD. Com certeza todos esses recursos na época eram impressionantes.
5. Nokia C3
Vamos um pouquinho para a modernidade antes de voltarmos para o passado. O Nokia C3 foi um celular bem popular lançado em 2010. Ele era um celular de baixo custo e possuía sistema operacional próprio. Ele já vinha com um teclado Qwerty e trazia uma pequena tela de 2,4 polegadas.
Os botões eram pequenos mas muito práticos. Ele vinha com conexão Wi-fi e permitia acessar a internet, redes sociais, e-mails, streaming e conseguia fazer download. A câmera muito tecnológica na época tinha 2 megapixels, e possuía zoom digital de 4x.
6. Nokia 3310
Talvez você não saiba, mas foi só em 2000 com o Nokia 3310 que o jogo da cobrinha virou um sucesso. Além desse jogo maravilhoso da época, o celular possuía uma previsão de texto T9 e permitia baixar toques. Ele também tinha outras funcionalidades como conversor de moeda, calculadora, cronometro e ainda enviava e recebia SMS.
Com tecnologia GSM a tela vinha com resolução de 84 x 48. Ele possuía duas baterias uma removível, de níquel metal hidreto, de 900 mAh e outra interna de íon-lítio, de 1.000 mAh. Além disso ele tinha papéis de parede e protetores de tela. A bateria durava de 4 a 8 horas diretas. E como bem sabemos esse celular era indestrutível.
7. Nokia 1100
Depois a Nokia decidiu inovar com teclado de silicone e lançou o Nokia 1100. A tela possuía uma resolução de 95 x 65 pixels e era monocromática. Com o famoso joguinho da cobrinha, ele só pesava 86 gramas. Você conseguia personalizar com a sua cara usando capinhas traseiras e frontais. Tudo com uma bateria de 850 mAh.
8. Nokia 5120
O Nokia 5120, possuía tecnologia TDMA, e no Brasil veio com o jogo da cobrinha. Ele possuía a tela grande de 5 linhas e com 84 x 48 pixels de resolução. Com o peso de 170 g ele possui uma antena fixa. Você conseguia enviar um SMS de até 160 caracteres. Você conseguia guardar 100 número na agenda, colocar chamadas em espera, ativar alarme, usar calculadora.
Na época algo impressionante é que o celular possuia uma lista de chamadas perdidas/recebidas e realizadas. A bateria tinha capacidade de 900 mAh o que garantia 3 horas e 15 minutos de ligação e até 200 horas em repouso.
9. Nokia 1011
Com certeza esse é um celular Nokia antigo, o Nokia 1011 não foi o primeiro celular da fabricante. Mas é considerado um aparelho historicamente importante. Lançado em 1992, ele foi o primeiro a ter uma rede GSM. Então para a época ele foi muito importante e considerado um grande passo para a empresa.
10. N-Gage
Um dos primeiros celulares gamer, o N-Gage foi uma tentativa da Nokia de inovar. Ele funcionava como uma celular e videogame em 2003, o que era algo impressionante. Porém devido a uma ameaça de monopólio da Nintendo o novo produto infelizmente não durou muito.
Concluindo
Esperamos que com essa viagem no tempo você tenha conhecido celulares Nokia antigo e tenha visto a inovação da empresa na época. O que você achou do que vimos aqui? Acredita que a empresa tem chances de se reerguer de novo? Nos diga nos comentários.