[Atualizado] Saiba como atualizar o Motorola XOOM para o Android Jelly Bean 4.1.1

Avatar de André Luiz
Atualizado há 12 anos
Motorola XOOM Android Jeally Bean

Outros destaques

Spotify Wrapped 2024
forno inteligente Xiaomi
Google Maps
treinamento de inteligência artificial
configurar roteador TP-Link

A notícia mais que bem vinda dessa semana para os donos do tablet Motorola XOOM é que aos poucos os aparelhos nacionais, tanto o Wi-Fi (MZ604) como o 3G + Wi-Fi aos poucos estão recebendo a atualização oficial para o Android 4 ICS. Mas nada melhor que ter a versão mais recente do sistema rodando no aparelho, certo? Embora o Google tenha dito que o XOOM também receberia o Jelly Bean, versão mais nova do Android, nos próximos meses, ele não especificou em qual país. Sabemos que a Motorola não costuma ser muito boa com o Brasil quanto o assunto é atualização. Então que tal se antecipar e já atualizar o seu tablet Motorola XOOM para o Android 4.1.1 Jelly Bean? saiba que é possível graças ao pessoal do Team EOS que já desenvolve para o XOOM ROMs alternativas desde os primórdios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motorola XOOM Android Jeally Bean

Eles já disponibilizaram para download uma ROM AOSP-built Jelly Bean nightly para o XOOM. Esse “nightly” significa que ainda é uma versão em teste e vem sendo melhorada dia a dia. Eu instalei ela esse fim de semana e até agora não houve nenhum travamento ou reboot, ou seja, está bem rápida e totalmente usável. A ROM foi feita para o XOOM MZ604 (somente Wi-Fi) mas instalei no meu MZ605 sem problemas alguns. Obviamente não está funcionando somente o 3G.

Atualização 1

A ROM para o MZ601/ MZ605 também foi disponibilizada e o 3G já está funcionando perfeitamente. O procedimento é o mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Então vamos lá ao tutorial transcrito do blog Aplicativosandroid.

Antes de tudo, é necessário que você tenha seu bootloader destravado e rooteado além do Clockrecovery instalado, sem isso você não conseguirá fazer nada. No último post ensinamos como desbloquear o bootloader do seu XOOM. Clique aqui e confira. O post também já deixa ele rooteado e com o Clockrecovery instalado. Vamos ao tutorial:

  1. Faça o download do ROM a partir do site oficial do Team EOS. Escolha sempre a versão mais nova. Para o XOOM MZ601 Wi-Fi segue o link: [download Jelly Bean]. Para o MZ605 Wi-Fi + 3G o link é o esse: [download Jelly Bean]
  2. Baixe o pacote do Google Apps, link: [Google Apps]
  3. Agora, basta copiar os 2 arquivos zip baixados nas etapas 1 e 2 e copiar para o cartão SD do seu aparelho, repetindo: no cartão SD. Não descompacte os arquivos, do jeito que eles vierem (.zip) os copie.
  4. Desligue o Xoom apertando o botão power + volume para cima (juntos)
  5. Ele irá reiniciar, quando aparecer o logo “dual-core” espere 2 segundos e aperte o volume para baixo. Aparecerá a seguinte mensagem: Android Recovery;
  6. Com a mensagem na tela aperte novamente volume para cima junto com o power para acessar. Terá que aparecer o modo ClockworkMod Recovery, se isso não acontecer, volte o processo para o passo 4 e repita tudo.
  7. Dentro do modo “ClockworkMod Recovery”, utilize os botões de volume para escolher as opções. Primeiro vá até “install zip from sdcard” e aperte o botão Power para selecionar, agora navegue até “Choose zip from sdcard” selecione novamente com o Power. Agora navegue até a ROM que você baixou no passo 1 (por exemplo: EOS-wingray-20120714-119.zip) e comece a instalação apertando o power. Espere terminar a instalação e voltar para o menu.
  8. Agora, novamente em “Choose zip from sdcard” selecione o Google Apps baixado no passo 2 (GAPPS-JB-20120712-eos-zip.file) e instale ele também assim como a ROM no passo 7.
  9. Após todo o sistema de instalação, vote ao menu e clique em “Reboot”.
  10. Seu XOOM irá reiniciar rodando o Android Jelly Bean.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.