A conexão 5G é uma tecnologia relativamente nova, mas que está surpreendendo muitas pessoas devido à velocidade e estabilidade da conexão. Embora já esteja em fase de testes, o 5G no Brasil tem expectativa de disponibilidade apenas em 2025.
Muitas operadoras brasileiras já se inscreveram nos leilões de banda da Anatel para poderem usar essa tecnologia por aqui, embora elas reconheçam que deve demorar para que esse novo padrão de internet móvel seja amplamente disponível e acessível.
De qualquer forma, o fato é que essa tecnologia vai mudar a vida de muitas pessoas, indo muito além dos smartphones que possuem suporte ou que serão lançados, como o Redmi K30, por exemplo. Então saiba abaixo mais detalhes sobre o 5G.
Como funcionará o 5G?
- Quais são os setores que vão mais se beneficiar do 5G no Brasil
- Huawei lança sistema de mineração para uso comercial
- Com 5G e IA, Huawei projeta porto 100% autônomo na China
A internet 5G permitirá que vários dispositivos atinjam uma velocidade de dados de até 20Gbps, embora essa velocidade, inicialmente, chegará aos usuários com “apenas” 1Gbps. Ainda assim, mesmo com essa redução, você poderá baixar um filme de duas horas em apenas 10 segundos. Então fica claro que a conexão é muito rápida.
O 5G também reduz significativamente o tempo de latência, que significa a espera para que um determinado comando seja efetivado, como entrar em um site, por exemplo. Essa nova tecnologia reduziu o atraso para apenas 10 milissegundos. Especialistas dessa área também informam que o 5G não deve cair ou apresentar falhas, sendo uma conexão ininterrupta.
Principais mudanças que o 5G trará
O 5G realmente vai mudar (e muito) nossa forma de comunicação, entregando uma conexão mais estável e rápida, além de permitir que vários aparelhos se conectem ao mesmo tempo sem nenhum tipo de problema.
As primeiras grandes contribuições dessa tecnologia se darão nos eletrodomésticos, carros, máquinas, empresas, etc. Confira abaixo alguns setores que vão se beneficiar do 5G.
Carros autônomos
Os carros autônomos aguardam ansiosamente o desenvolvimento do 5G. Como o próprio nome sugere, esses veículos não possuem motoristas, sendo guiados apenas por sistemas automáticos conectados pela internet.
Algumas empresas já realizam testes com esses automóveis, mas infelizmente eles não podem ser comercializados devido a baixa velocidade da internet móvel e da latência. Afinal, os carros precisam responder rapidamente aos comandos remotos, como frear, por exemplo. Isso pode ser um risco atualmente, algo que deve ser resolvido com a chegada do 5G.
Saúde
Os equipamentos hospitalares também poderão usufruir de todos os benefícios do 5G, dado que muitos precisam ficar conectados 24 horas e não podem apresentar falhas.
Aplicar medicamentos ou atualizar boletins médicos com velocidade são alguns dos importantes avanços que serão proporcionados aos médicos e pacientes. Além disso, também podemos esperar melhorias em tratamentos “homecare” e mais cirurgias remotas por robôs.
Empresas
Máquinas industriais em fábricas importantes também estarão conectadas ao 5G, fazendo com que a qualidade da produção seja ainda melhor e o tempo para criar determinado produto seja reduzido.
Gerenciar todos os setores também se tornará uma tarefa mais rápida e totalmente integrada. Os equipamentos das empresas apresentarão poucas falhas e boa parte do trabalho deverá ser feito por robôs, deixando as pessoas ocupadas com algo mais estratégico.
Residências
Nas residências, a internet 5G tornará possível utilizar vários sensores para detectar rapidamente vazamentos, problemas estruturais ou elétricos.
Os assistentes pessoais serão ainda mais presentes em nossas vidas, e tarefas rotineiras como pagar contas, estar presente em reuniões virtuais de escolas ou preparar o jantar antes de chegar em casa, acionando o fogão remotamente, serão tarefas comuns.
Cidade
Com toda certeza as nossas cidades também farão uso do 5G. Sistemas de monitoramento, sinais de trânsito e a segurança em geral devem ser mais eficientes. Sistemas de arrecadações municipais e controles de obras, por exemplo, também funcionarão melhor com essa tecnologia.