A MIUI talvez seja a mais famosa, e adorada, customização do Android, é praticamente um novo sistema. A cada atualização, a Xiaomi consegue colocar novidades que chegam antes mesmo do Google colocar no Android em si. Com a recém chegada da MIUI 11 para um seleto grupo, ela já recebeu dois prêmios de design Red Dot pelo novo visual e efeitos sonoros.
Quer saber o que a MIUI 11 traz de novo? Iremos mostrar nesse artigo algumas das principais novidades que a ROM trouxe para os smartphones da Xiaomi. Testamos uma versão instaladda em um Redmi Note 7 nas últimas semanas e aqui ficam nossas opiniões.
1. Modo Escuro
Vamos começar nossa lista dos melhores recursos do MIUI 11 com o Modo escuro. O queridinho da atualidade, ele chega de maneira oficial na MIUI 11 e com suporte a todos os aplicativos que já suportam o modo.
A MIUI 11 traz um modo escuro para todo o sistema que torna a tela preta com textos em branco, para facilitar a visualização em ambientes com pouca luz. O Modo Escuro tem outro benefício — consome menos energia e amplia o a duração da bateria de smartphones que possuem telas de AMOLED ou OLED.
Leia também:
2. Novo design minimalista
Outra mudança que você notará no MIUI 11 é o novo design, que os Mi Fans apreciarão com certeza. Comparado à geração anterior da MIUI; o software mais recente é menos confuso, melhor organizado, oferece animações fluidas e controles de toque aprimorados.
O menu Configurações também foi atualizado com fontes um pouco maiores e novos ícones coloridos que são bem agradáveis aos olhos.
3. Escala de fonte dinâmica
A Xiaomi diz que a MIUI 11 é a única ROM personalizada do mundo com o recurso de dimensionamento dinâmico de fontes. Isso está sendo apelidado de Milan Pro, e, basicamente, permite que você altere a espessura das fontes conforme sua preferência usando um controle deslizante. A espessura do texto pode ser ajustada com base no nível do conteúdo, para que seja facilmente legível por todos.
4. Mi Share
O Mi Share é um dos principais recursos da MIUI 11 que permite aos usuários transferirem arquivos de maneira uniforme pela plataforma. Em resumo, é um AirDrop para Android, que a Xiaomi desenvolveu em colaboração com OPPO e Vivo. Já comentamos sobre ele há um tempo.
Diz-se que a tecnologia entre essas marcas transferem arquivos rapidamente (até 82Mbps). Você pode encontrar o Mi Share no menu “Conexão e compartilhamento” na página Configurações.
5. Muitas predefinições no Always on display
Sua tela de bloqueio não será mais a mesma, já que o MIUI 11 inclui várias opções de personalização para o Always on display – conteúdo que fica sempre na tela quando ela está desligada.
Os usuários têm a opção de escolher entre relógios animados, planos de fundo coloridos e a capacidade de digitar suas próprias frases para aparecer na tela.
Vale lembrar que, o recurso está disponível apenas nos smartphones que apresentam uma tela AMOLED, como as séries Mi 9 e Redmi K20.
6. Som ambiente
A Xiaomi introduziu um novo efeito sonoro ‘dinâmico’ com o MIUI 11. Dinâmico porque ele pode reproduzir sons com base na hora e no humor do dia. A interface do usuário oferece toque do nascer do sol para a manhã e pôr do sol para a noite.
Ele pode até detectar chamadas de spam, entregas e etc, tocar toques diferentes de acordo, automaticamente. Você pode definir esses toques que se assemelham aos sons da natureza para alarmes e notificações.
7. Novo modo de bateria
A MIUI 11 possui um modo de economia de bateria ultra para quando o telefone está com pouca bateria. O modo, como o nome sugere, desativará todos os aplicativos que consomem energia em execução no plano de fundo e no desempenho do dispositivo, a fim de deixar a funcionalidade básica (por exemplo, chamadas, SMS e conexão à rede) disponível o maior tempo possível.
Além disso, diminui o brilho da tela e ativa o tema escuro. A Xiaomi afirma que você pode continuar por um dia inteiro se tiver apenas 5% da bateria restante com o modo Ultra Battery Saver ativado. Exageros a parte, o modo Economia de bateria ultra pode ser ativado no aplicativo Security – Battery.
Essas foram algumas das grandes adições do MIUI 11, compatíveis com o Android 9 Pie e o Android 10 nos smartphones Xiaomi.
Além disso, também existem pequenos complementos no firmware – como o Kids Mode para “aplicativos educacionais e de entretenimento de alta qualidade projetados para crianças” (sendo testado na China); um novo teclado mint que suporta idiomas índicos, incluindo hindi, bengali, marata e mais 25; e um contador de passos embutido.