Se você está se perguntando por que ainda está considerando um processador de nona geração com o ‘Comet Lake’ de 10 no mercado, é porque a Intel na verdade usou o mesmo soquete por várias gerações. O soquete LGA 1151 foi usado da sexta geração ‘Skylake’ até a nona geração ‘Coffee Lake Refresh’, embora o chipset tenha mudado.
Quanto a quais processadores específicos estão sendo descontinuados, são praticamente todos eles dessa geração, incluindo Celeron, Pentium Gold, Core i3, Core i5, Core i7 e Core i9. Isso inclui a série S padrão, a série K desbloqueada, a série F sem gráficos integrados e combinações dessas coisas.
Os processadores Comet Lake S mais recentes da Intel ainda são construídos em um processo de 14 nm, ao contrário dos processadores móveis de 10 nm da família ‘Ice Lake’. Parece que veremos mais produtos de 10nm na família de 11ª geração, mas os processadores de desktop Rocket Lake de 11ª geração estão configurados para continuar usando um processo de 14nm.
Leia também:
- Promoções da Black Friday nos EUA: CPUs Ryzen 9800X3D a US$ 454 e Core Ultra 5 245KF a US$ 169
- Loongson desenvolve chiplets com mais de 32 núcleos para CPUs 3D7000, com processo abaixo de 10nm e previsão para 2027
- Intel chama atenção da Apple e Qualcomm com empacotamento avançado, abrindo nova frente no mercado de semicondutores
