A escolha do processador Intel é fundamental para ter um desempenho agradável na hora de desfrutar do seu tempo no computador. Mas qual processador escolher? Intel i3, i5, i7 ou um poderoso i9? Saibam as diferenças entre as linhas e veja qual a melhor opção para seu uso.
- Intel anuncia 12ª geração de processadores com arquitetura Alder Lake
- Como saber qual minha placa de vídeo ou GPU? (Windows e Mac)
A Intel produz dezenas de processadores e cada geração possui uma vantagem em comparação as anteriores. Mas na mesma geração encontramos processadores intitulados como i9, i7, i5 e i3.
Assim fica um tanto difícil escolher qual seria o melhor para o seu tipo de trabalho no computador.
Quais as diferenças entre os processadores Intel?
Os processadores atuais da Intel são conhecidos como Intel core ou Core i”x”. Geralmente nós podemos separar esses processadores da seguinte maneira, os chips Core i3 são mais baratos, mas também são os mais fracos, os processadores Core i5 são os medianos, e os processadores Core i7 e i9 são as opções mais poderosas disponíveis e também as mais caras.
Processadores i3
Para computadores de entrada, encontramos processadores i3 com 2 a 4 núcleos com velocidade de 3,6 GHz.
Os processadores i3 são mais recomendados para usuários menos exigentes, devido o seu baixo desempenho quando comparado aos processadores da mesma geração.
Esses processadores são perfeitos para quem não está em busca de trabalhar com edição de vídeo ou jogar games pesados, além de ser mais barato que seus “irmãos”.
Processadores i5
Já os processadores i5 são os intermediários, capaz de entregar uma boa velocidade de processamento para múltiplas tarefas.
Esses “caras” poderiam ser a opção principal de qualquer usuário mais experiente ou que usa o computador para trabalhos um pouco mais complexos.
Possuindo de seis a oito núcleos, alcançando até 4,3 GHz, são mais que suficientes para aguentar jogos mais pesados numa configuração mediana.
Processadores i7 e i9
As versões mais parrudas da série Core Intel são de longe as mais potentes da geração e assim segue com as gerações futuras, sempre será a melhor escolha se você tiver dinheiro disponível.
Se você pretende ficar com o mesmo processador por alguns anos, essas opções são as recomendadas.
Cada qual com seu “cache”?
Não são apenas a quantidade de núcleos ou clock que diferem os processadores Intel, temos também a quantidade de cache disponível em cada processador. Os ditos “caches” são memórias transitórias que armazenam informações temporárias no processador.
Todo aplicativo, jogos e buscas que você realiza no navegador acaba se transformando em dados que passaram pelo processador através do cache.
Esse “carinha” é responsável pela velocidade em que o computador pode te entregar de informações. Pelo menos aqui quanto maior for melhor será seu desempenho.
Intel Turbo Boost
O recurso Turbo Boost da Intel permite almentar o clock de um processador, de modo dinâmico a sua velocidade de clock será aumentada nas horas de aperto.
A quantidade máxima que o Turbo Boost pode elevar a velocidade do relógio a qualquer momento depende de uma série de fatores.
Isso inclui o número de núcleos ativos, o consumo atual estimado, o consumo estimado de energia e a temperatura geral do processador.
“Usando o Core i5-4570T , sabemos que sua frequência máxima de processador é de 3,6GHz, enquanto seu clock base é de 2,9Ghz. Uma CPU com i3 de 4ª Geração, o Core i3-4330, tem um clock base mais alta de 3.1Ghz.”
Os processadores mais recentes, possuem essa tecnologia integrada podendo alcançar marcas mais satisfatórias para melhorar o desempenho das suas tarefes. Aproveitando que falamos de gerações aqui, você adentrar um pouco mais nesse assunto.
Letras, números e gerações de processadores core Intel
Vimos a linha de processadores Core Intel a primeira vez há mais de uma década, de lá para cá tivemos inúmeros outros lançamentos.
Esses novos processadores que foram surgindo após sua primeira linha são chamados “gerações sucessoras” da linha Core Intel.
Cada novo lançamento são lançados com aumentando o digito após a linha básica do processador, como podemos ver na imagem abaixo:
Nessa imagem podemos observar que o processador i7 é um processador de 4ª Geração. Isso se nota porque os processadores i7-4770K e i7-4900-M-Q começam sempre como o número “4” após a linha do processador, que no caso aqui é i7.
Podemos encontrar processadores com as letras H, K, Q, Y, T e U, esses sufixos também servem de uma forma de separação de processadores. Confira!
- Letra H — High-Performance Graphics. GPU integrada com capacidade de gráfico de vídeo alta.
- Letra K — Unlocked. Os processadores com sufixo K podem aumentar sua velocidade pré-configurada através de um overclock.
- Letra G – Graphics Onboard. Possuem placa de vídeo integrada em notebooks.
- Letra Q — Quad-core. isto é, quando o processador tem quatro núcleos;
- Letra Y — Low Power. Baixo consumo de energia
- Letra T — Power Optimized. Consumo de energia otimizado.
- Letra U — Ultra Low Power. Ultra baixo consumo, entrado na maioria dos notebooks.
Agora você conhece todas as diferenças dos processadores bem como as possíveis versões de cada categoria.
Para determinar as versões mais recentes dos processadores Intel, acesse o site Processadores Intel® Core™ para ter mais informações sobre os novos modelos.
De forma resumida concluímos que:
Um Intel Core i3 pode fornecer desempenho adequado para tarefas básicas.
O Intel Core i5 é opção mais barato para obter um bom desempenho para a maioria das tarefas
Para os mais exigentes, o Intel Core i7 é o mais completo e pode fornecer um ótimo desempenho para as tarefas mais exigentes.
A linha Intel Core i9 é para quem busca um processador mais parrudo da geração e não quer preocupar-se com a troca de processadores com as futuras gerações seguintes.