A AMD vem ganhando força no mercado e, em uma tentativa de conquistar mais participação de mercado, a empresa anunciou suas novas CPUs móveis Ryzen 5000 durante sua apresentação no CES 2021 virtual.
Ao fazer o anúncio, Lisa Su, CEO da AMD afirmou que é o “processador de PC mais poderoso já construído.” Alguns modelos do novo chipset são baseados na arquitetura “Zen 3” de 7 nm, enquanto alguns são baseados no antigo Zen 2.
A empresa dividiu os processadores em duas categorias – série H, voltada para jogos e criação de conteúdo, e série U, voltada para ultrabooks. Os modelos da série H são baseados na arquitetura Zen 3, enquanto a série U tem arquitetura Zen 2.
Ambas as categorias têm quatro chipsets – Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9. A oferta topo de linha da série H é o AMD Ryzen 9 5980HS que tem oito núcleos e 16 threads, oferecendo uma velocidade de clock de 3,0 GHz que pode ser aumentado até 4,8GHz.
- AMD RDNA 4: GPUs com Melhor Desempenho em Ray Tracing e IA em 2025
- Como atualizar os drivers de vídeo (Intel, AMD e Nvidia)
- Processadores Zen 4 para laptop anunciados pela AMD
A empresa também introduziu novos chips HX na linha, voltados para “jogadores sérios”. O Ryzen 9 5900HX tem 45W + TDP e alimentará os melhores notebooks para jogos de 2021, mas não revelou mais informações sobre o futuro hardware.
A oferta topo de linha da série U é o Ryzen 7 5800U, uma CPU de oito núcleos e 16 threads com velocidade de clock de 1,9 GHz que pode ser aumentada para 4,4 GHz. A empresa afirma que ele oferece até 17,5 horas de bateria de uso geral e 21 horas de reprodução de filmes.
A CEO da AMD, Lisa Su, diz que a empresa espera que mais de 150 laptops da série Ryzen 5000 sejam lançados no mercado este ano. Os primeiros dispositivos com esses novos chipsets devem estar disponíveis para compra a partir do próximo mês.