ÍNDICE
O Logitech K835 TKL é um teclado mecânico com switch vermelho indicado para uso em escritório. O teclado é bem construído e robusto, por outro lado conta com falta de recursos básicos do segmento, como ausência de iluminação e controles de mídia dedicados. Esses pontos negativos acabam que o tornando não tão indicado para jogos. As teclas possuem um impacto suave e boa resposta tátil, ajudando a manter o barulho de digitação baixo para um switch vermelho. Vejam os detalhes no review abaixo.
O K835 TKL foi lançado recentemente no Brasil e hoje pode ser encontrado na faixa dos R$ 450, mas será que vale a pena?
Teclado Logitech K835 TKL – Construção
Como sugere o nome, o K835 vem no padrão TKL, que significa “Ten Key Less”, em tradução livre seria algo como “10 teclas a menos”. Isso significa que ele é mais compacto, pois não tem as teclas númericas.
As teclas são de ABS, a estrutura de alumínio e a base de plástico. No geral ele é bem robusto em sua construção. Ele é vendido nas cores branca e cinza chumbo, como essa que testamos.
Leia também:
- RTX 50 preço de lançamento: A expectativa é que encontrar GPUs por preços justos seja surpreendente, segundo análise da equipe verde
- Dreame X50 Ultra inova como o primeiro RV com pernas robóticas retráteis para limpeza eficiente
- Dreame X50 Ultra: o primeiro RV do mundo com pernas retráteis para limpeza eficiente
Barulho e teclas
Ele pode ser encontrado com switches vermelhos ou pretos, no nosso caso, foi enviado o switch vermelho mais indicado para digitação do que para games.
Os switches vermelhos são silenciosos dentro do limite desse tipo de interruptor. A exceção fica por conta da tecla espaço que tem um som mais alto, pois quando você clica, o plástico da tecla bate no plástico dos estabilizadores.
Segundo a Logitech, as teclas são feitas para durar e foram testadas para resistir a até 50 milhões de toques, com caracteres moldados que não desbotam. Isso só o tempo dirá.
Ergonomia
A ergonomia é boa. O espaçamento das teclas é o 75%, ou seja, é o padrão de teclados de tamanho completo.
Não é cansativo digitar nele, mas, infelizmente, ele não vem com um descanso de pulso.
Ele é bem confortável para digitação. Porém, ele não vem com um descanso de pulso e, mesmo que ele possua um perfil mais baixo que o comum – embora não tenha teclas de perfil baixo – e também seja curvo, onde as primeiras linhas de teclas são curvadas para dar uma posição natural de digitação, longas horas com o pulso levemente levantado começa a incomodar. Se é seu caso, sugerimos comprar um descanso de pulso.
Ele conta com uma linha de 12 teclas FN com segunda função. Mas é digno de nota que a tecla de ativação FN fica do lado direito do teclado, o que não é muito comum.
Dá para jogar com ele?
O Logitech K835 pode ser usado tranquilamente para jogos, mas não é o foco dele.
O fato de não ter retroiluminação, nem mesmo branca, pode atrapalhar a jogatina durante a noite. Além disso, ele não tem nenhuma tecla de mídia, o que normalmente gamers usam.
Prós e contras
Prós
- Excelente construção
- Silencioso dentro dos limites do Switch vermelho
- Boa ergnomia
Contras
- Nenhum tipo de retroiluminação
- Só funciona com fio
- Não tem teclas de atalhos para multimidia
Vale a pena comprar o Logitech K835 TKL?
Atualmente o Logitech K835 TKL está na faixa dos R$ 400. Nessa faixa há outros teclados de outras marcas retroiluminados e até sem fio. Porém, a Logitech é uma marca confiável e dá uma certa segurança.
Se você precisa de um teclado para usar somente durante o dia, para usar no trabalho por exemplo, o fato de não ser retroiluminado não faz diferença. Por esse preço, o K835 TKL é uma excelente aquisição, mostrando um excelente acabamento e uma boa ergonomia para horas de digitação ou programação.