Nossa opinião
- Excelente qualidade de imagem dentro de sua categoria
- O Art Mode é muito realista
- Vidro antirreflexo faz muita diferença
- Game Mode transforma a The Frame 2022 em console
- Somente uma porta USB 2.1
ÍNDICE
- O que é Samsung The Frame TV?
- The Frame 2022 é ainda mais fosca
- O que tem na caixa? A montagem da parede está incluída?
- Configuração e instalação
- Qualidade de imagem
- Meu negócio é jogos, e aí?
- Usando a Samsung The Frame 2022: Art Mode
- Controle remoto alimentado por luz ambiente e dura um ano
- MultiView: melhorias feitas
- Agora ouça música no Art Mode
- Conclusão: a The Frame 2022 continua boa?
A Smart TV Samsung The Frame 2022 não é um redesenho revolucionário e não inova muito em relação a versão 2021, porém as mudanças que a Samsung fez deram uma boa melhorada nas Smart TVs. A grande inovação é a adição do novo painel antirreflexo que melhorou o brilho e também uma melhora no ângulo de visualização. Além disso, ela ganhou o Game Hub, capaz de transformar a TV em um “console”.
Outra característica na tela bem notável fica por conta do display ser fosco, além de diminuir bastante a reflexão na hora de assistir filmes, torna a experiência de olhar obras de artes mais realistas, dando um aspecto mais opaco que você veria em uma pintura de verdade.
O que é Samsung The Frame TV?
Dando um passo atrás e explicando o que é a The Frame TV e por que você deve ficar de olho nela, se trata de um Smart TV 4K de alta qualidade que exibe obras de arte realistas em um modo de galeria (Art Mode) na tela quando a TV não está ativa.
Não se trata de um protetor de tela com outros modelos possuem, é uma combinação de imagens de obras de arte em alta resolução, que graças a uma tela fosca e sistema antirreflexo, além de um sensor de luz que ajuda a TV a se adaptar a luminosidade do ambiente, engana muito se passando por um quadro de verdade.
Embora haja uma boa quantidade de obras de arte gratuitas que você pode exibir na The Frame, e você pode adicionar suas próprias imagens, é quase essencial se inscrever na Samsung Art Store para abrir um leque de opções de arte para o seu espaço. Mas obviamente você precisará pagar por isso.
Leia também:
Os quadros funcionam como um papel de parede, onde você pode deixar em definitivo uma obra, ou colocar uma galeria com várias delas que mudam de tempo em tempo.
Obras de arte na tela tem um custo
Como dissemos acima, tem uma bom quantidade de quadros gratuitos, mas há um universo de telas ainda mais bonitas, desde que você pague por elas. Atualmente, você pode pagar R$ 16 em uma assinatura mensal para ter acesso a todo conteúdo disponível ou comprar obras unitárias por R$ 66.
A Samsung The Frame 2021 também tinha um recurso chamado Modo Ambiente onde você poderia acessar imagens móveis, informações meteorológicas e alguns elementos mais interativos para sua tela. O recurso ainda existe na TV Frame 2022, mas agora está integrado como parte do Art Mode, em vez de ser um recurso separado.
The Frame 2022 é ainda mais fosca
Nos nossos testes anteriores com o modelo original lançado em 2017 e também na versão 2021, a tela já era fosca, porém a versão 2022 tira a pequena quantidade de brilho que ainda era refletido que as versões mais antigas tinham e faz com que reflexos desapareçam completamente. Eu diria que as versões anteriores bloquearam cerca de 80-90% de qualquer reflexo, a The Frame 2022 minimiza 95% dele.
A Samsung diz que o vidro revestido também evita impressões digitais e manchas melhores do que antes, e acho que isso também é bem nítido. Você pode colocar a mão na tela sem se preocupar em ficar aquelas manchas enormes que atrapalham na hora de assistir qualquer coisa. Lembra bastante aquelas películas foscas que compramos para colocar na tela do celular.
O que tem na caixa? A montagem da parede está incluída?
A Smart TV Samsung The Frame 2022 traz na caixa, além da TV, um controle remoto Solarcell que não precisa de pilhas e carrega pelo Sol ou USB-C, suporte de parede e a caixa Samsung One Connect onde todas as conexões ficam.
O One Connect Box (até 2021 se chamava One Link) liga-se à TV com um pequeno cabo de 3-4mm de espessura bem longo, o que significa que você pode colocar ele em um armário (ele não precisa ficar a vista). A capa do cabo é transparente, o que disfarça bem em uma parede branca e quase some em paredes com tons para o bege ou amarelo.
A caixa One Connect é o lugar onde você vai conectar todos os cabos, dispositivos de streaming, consoles ou caixa de som. A caixinha é feita para se esconder fora de vista para que você não acabe com dongles pendurados bagunçando sua decoração.
Configuração e instalação
O suporte de parede vem incluído na caixa e vale a pena instalar algum conduíte para esconder o cabo One Connect dentro da sua parede, mesmo o cabo sendo semi-transparente e fino, ainda assim pode ficar visível e estragar a experiência quando você pendurar a TV na parede.
Isso mesmo, a The Frame foi feita para ser pendurada na parede, afinal ela é um “quadro”. Felizmente, ela também vem com pés comuns para colocar em um rack. Foi meu caso, como a TV foi cedida pela Samsung para testes, era inviável meter a furadeira na parede por apenas algumas semanas.
Mas no Google ou no site da Samsung você achará diversas fotos com ela montada na parede. Ela é muito fina mesmo, e o sistema de fixação deixa ela encostada na parede como um quadro mesmo. É uma bela peça de obra de arte sem dúvidas.
Se você optar por não usar ela na parede, ela vem com pés super práticos. Eles não são parafusados na TV, e sim encaixados. Mas já aviso, não faz o menor sentido comprar essa TV para colocar em um Rack, pelo mesmo preço você acha Smart TVs tradicionais com painéis QLED ainda melhores.
Uma vez que a TV é instalada, você conecta-a ao Wi-Fi, e então basta seguir com a instalação Você também precisa baixar o aplicativo Samsung Smart Things para acessar alguns recursos e configurações (como carregar suas próprias fotos ou arte), e isso também permite que seu telefone seja o controle remoto. Se você tiver uma celular Samsung, basta entrar com a conta da Samsung e a configuração é quase que automática. Se tiver outra TV ou monitor da marca, você poderá ainda importar todas as configurações.
A Smart TV The Frame 2022 está disponível em vários tamanhos entre 32 e 85 polegadas. A TV cedida ao Tekimobile foi a de 55 polegadas. Esse modelos tem 1.237,9 x 708,8 e apenas incríveis 24,9 mm. Ela pesa 16,9 kg.
Samsung Smart Things App
Enquanto sua TV funcionará muito bem com o controle remoto incluído, você definitivamente vai querer baixar e conectar o aplicativo Samsung Smart Things.
Usando o aplicativo, disponível para Android e iOS, você poderá obter um controle remoto virtual e acesso rápido a fontes e aplicativos. Há também uma seção inteira para o modo de arte que lhe dá uma opção um pouco mais rápida para navegar em obras de arte disponíveis na tela do celular. Também é possível enviar suas fotos para a TV através dele.
Um dos complementos legais para este produto é uma moldura magnética que mudará a cor da borda da TV imitando um quadro. A Samsung não nos enviou uma, mas na internet é possível achar fotos mostrando como ficam legais.
Qualidade de imagem
Se você está considerando uma TV frame, a verdade é que você provavelmente está fazendo isso porque você quer que pareça que você não tem uma TV. A grande sacada sobre este produto é que assim que você o liga, você tem uma ótima Smart TV 4K com praticamente todos os principais serviços de streaming embutidos; Netflix, YouTube, Prime Video e Apple TV são alguns deles.
A TV é de alta qualidade, com bom constraste e boa tonalidade de cores. Não se trata de um painel Premium (como as Neo QLED da própria Samsung), mas comparando com outros modelos QLED do mercado da TCL e LG, notei poucas diferenças e posso dizer que não há nada o que reclamar da The Frame. De filmes, para Netflix, esportes e programas de natureza, a TV tem um excelente desempenho.
Um ponto interessante é que, normalmente, uma tela fosca faria a TV perder na qualidades das cores e, principalmente, na vivacidade das imagens devido a ausência de brilho. Porém, no caso dessa geração nada disso aconteceu.
Meu negócio é jogos, e aí?
Se você é gamer, ela tem 120 Hz e tem o FreeSync Premium Pro sendo assim é compatível com consoles de última geração, porém, entretanto, ela estranhamente só tem uma porta HDMI 2.1 no One Connect, isso significa que se você tiver, por exemplo um XBox Serie X e um Playstation 5, você terá que comprar um hub ou ficar conectando e desconectando eles.
A TV também tem suporte ao ALLM (modo de baixa latência automático). Isso significa que a The Frame 2022 reconhece automaticamente quando você inicia um jogo e assim diminui o tempo de resposta da TV, já que em filmes, séries e etc não é necessário isso e isso consumiria mais energia.
Uma das poucas novidades em relação ao modelo de 2021 é que ela vem equipado com o Game Hub. Nele você tem acesso direto aos sistemas de jogos via streaming como o Xbox ou GForce Now (no futuro até o Google Stadia). Isso significa que basta você conectar um controle na TV (Bluetooth ou cabo) que a Smart TV The Frame 2022 será transformada em um console. Tudo funcionou muito bem, inclusive com a latência aceitável. Lembrando que o processamento não fica na TV, ela apenas renderiza o jogo.
Ela também reconhece o seu console assim que conectado e, por exemplo, já associa seu XBox a conta da Microsoft.
Usando a Samsung The Frame 2022: Art Mode
O Art Mode é o que distingue essa TV de todas as outras Smart TVs — mesmo aquelas que comercializam um “Modo Galeria”. Quando a TV não está exibindo vídeo, você pode apreciá-la no Art Mode, onde você recebe estampas de arte super de alta qualidade, alta resolução ou fotografia.
A luz nesta TV é projetada para que quando exibe um quadro, ela não se “ilumine”. Esse tom mais opaco, como se fosse um quadro de verdade, se mistura em seu espaço perfeitamente, por isso é realmente possível acreditar que este painel é apenas uma pintura pendurada em sua parede. Além disso, a nova tela anti-reflexo faz milagres. Até posicionando de frente com uma janela ainda é possível enxergar com nitidez e sem reflexos.
Um sensor de luz embutido ajusta a saída da tela constantemente para que a arte seja sempre visível de acordo com a luz ambiente. Mesmo com a luz solar enchendo a sala, as artes continuam bem realista. Quando a noite se instala, o conjunto se adapta para exibir uma versão escurecida que ainda parece se encaixar no resto da sala, com brilho zero.
Posso adicionar minhas próprias fotos na The Frame?
Ao contrário de algumas outras TVs concorrentes da The Frame, você também pode adicionar sua própria arte e fotos ou baixar vídeos UHD/4K ou arte de sites de terceiros. Você carrega suas próprias fotos usando o aplicativo Smart Things do celular. Uma grande melhoria em relação à versão anterior, isso é fácil de fazer e funciona sem bugs.
Controle remoto alimentado por luz ambiente e dura um ano
O novo controle remoto que vem com a TV volta ao controle remoto original do Frame é muito fino e lida com as funções principais como ligar e desligar, volume e navegação do sistema da TV.
Na parte de trás do controle remoto há um pequeno painel solar que, se você deixá-lo de baixo para cima, ele usará luz ambiente para carregar sem que você precise fazer nada. Uma carga completa deve durar cerca de um ano. Mesmo se der algum problema, tipo você deixar ele dentro de uma gaveta fechada durante um ano, basta utilizar um carregador USB-C para carregar em poucos minutos.
Seu smartphone também pode ser o controle remoto para sua televisão. Baixe o aplicativo Samsung SmartThings e emparelhe-se ao seu Frame para um controle útil. No aplicativo, você também pode ver várias obras de arte e defini-las para o seu Frame também.
Há outro recurso legal que desligará a tela se nenhum movimento for detectado no cômodo, em tempos de conta de luz nas alturas é um recurso que ajuda a gastar menos – lembrando que essa TV irá gastar mais que outras naturalmente, afinal ela fica quase sempre ligada.
MultiView: melhorias feitas
A versão anterior da Samsung frame TV também tinha o recurso MultiView, mas esta versão faz alguma melhoria sobre como você interage com esse recurso, tornando muito mais fácil de navegar. Mesmo assim é um pouco desajeitado até você descobrir.
O Multi View permite que você esteja assistindo um canal, você poderá compartilhar a tela do seu celular. Ou mesmo use ao mesmote tempo duas fontes hdmi diferentes ou até mesmo coloque um vídeo do YouTube na mistura. Os tamanhos e configurações das telas também são totalmente ajustáveis.
Este recurso funcionou incrivelmente bem, embora seja um pouco estranho se configurar e ajustar. Você pode assistir ao meu vídeo, como configurar e usar o Multi View no meu canal do YouTube.
Para usar o MultiView, você deve estar no recurso de TV, não no Art Mode. Em seguida, clique no Botão MultiView, que parece uma série de quadrados.
Você será apresentado com uma linha de opções de menu para escolher; você poderá acessar qualquer dispositivo de streaming, sua caixa de cabo, YouTube ou internet, além do seu smartphone também.
Escolha pelo menos uma fonte, então ela irá dividir a tela para você. A partir daí você pode escolher suas fontes ou entradas específicas.
Se você está usando um iPhone, sim, ele vai funcionar. Há duas opções; AirPlay ou Screen Mirroring. O AirPlay permitirá que você compartilhe vídeos para a tela, enquanto o espelhamento da tela compartilhará o que estiver na tela do seu telefone.
Para transmitir um vídeo no AirPlay, carregue o vídeo no seu iPhone e clique no botão Compartilhar e role para baixo para escolher a opção Airplay. Quando solicitado, selecione O quadro.
Se você quiser espelhar sua tela, abra seu menu de controles rápidos no seu iPhone puxando para baixo do canto superior direito. Em seguida, escolha a opção Espelhamento de tela. Se solicitado, escolha O Quadro.
Agora ouça música no Art Mode
Uma das minhas grandes reclamações sobre o Frame 2021 foi que se eu quisesse ouvir música, não havia como fazer isso no Art Mode. Já nessa versão é possível ouvir música enquanto os quadros estão passando na tela. Ou seja, você consegue usar a TV com um sistema sonoro e até mesmo para escutar músicas do Spotify e semelhantes.
Há também uma opção chamada Music Wall que mostrará gráficos em movimento. Esses gráficos parecem mudar à vontade sem nenhuma maneira de personalizá-los, pelo menos nenhum que eu encontrei até agora. Se você sabe como gerenciar isso melhor, por favor, deixe-me saber nos comentários.
Conclusão: a The Frame 2022 continua boa?
No geral, gostei bastante da proposta da The Frame 2022 da Samsung. O Art Mode é uma presença constante em nossa casa e nos divertimos trocando as obras de arte a cada semana. Mesmo que eu não tenha pendurado a TV na parede, tenho certeza que se fizesse isso e colocasse as molduras, enganaria parte das minhas visitas que pensariam que seria um quadro.
A qualidade da imagem é muito boa, obviamente não está entre as melhores do mercado já que não se trata de um painel topo de linha e nem é sua proposta, mas fiquei totalmente satisfeito com a qualidade para filmes, futebol e também para jogar.
Mas o que chama a atenção é o recusro anti-brilho e anti-reflexo. Mostra como a Samsung focou no nicho a que se propõe a The Frame 2022: ser um quadro. Digo isso pois esperava perda em qualidade e vida nas imagens devido a ausência de brilho, mas isso não aconteceu.
Mas vai aqui um aviso: compre essa TV se realmente seu objetivo for ter uma peça de decoração na sua casa, não acho que vale a pena comprar ela sem objetivo, pois a linha QLED normal da Samsung tem opções até mais baratas que ela que são maiores e melhores , mesmo custando barato.
Agora, se sua opção é realmente ter algo diferencial, pendurar na parede e ter uma “obra de arte” a vista, vale a pena sim comprar.
Onde comprar
Abaixo os valores de acordo com o tamanho:
- The Frame 2022 de 32 polegadas: R$ 2.529
- The Frame 2022 de 50 polegadas: R$ 3.599
- The Frame 2022 de 55 polegadas: R$ 3.865
- The Frame 2022 de 65 polegadas: R$ 7.199
Nota de transparência: ao comprar utilizando os links acima, o Tekimobile pode receber comissão das lojas.