Smart TVs Samsung terão acesso ao GeForce Now e Google Stadia

Microsoft Xcloud e serviço nas nuvens da Steam não serão suportados ainda
Avatar de André Luiz
03/01/2022 às 22:36 | Atualizado há 2 anos
Smart TVs Samsung terão acesso ao GeForce Now e Google Stadia 1

A Samsung está revelando uma nova linha de smart TVs na CES 2022 hoje, incluindo recursos diferentes como controles remotos alimentados por ondas de rádio. Além disso, foram mostrados as primeiras TVs da Samsung que permitirão acesso aos seus jogos de serviços de streaming como o GeForce Now da Nvidia, Google Stadia e ao serviço de jogos em nuvem Utomik.

A nova funcionalidade faz parte de um novo “Samsung Gaming Hub”, uma interface de usuário que a Samsung pretende expandir para serviços adicionais também.

O Samsung Gaming Hub também não é apenas para jogos em nuvem. Curiosamente, a empresa diz que seus consoles de videogame conectados ao HDMI também farão parte dele. Isso significa que você pode ser capaz de jogar jogos nas nuvens com os mesmos controles do seu console, em vez de ter que manter controles separados.

Ela também promete a “tecnologia AI Gaming” que criará recomendações de jogos com curadoria na tela inicial da sua TV.

É interessante ver os fabricantes de TV abraçarem os jogos em nuvem novamente, depois de um lapso. Enquanto a LG e a Samsung competiram pelos direitos de transmissão de jogos de Gaikai e OnLive em 2012, e algumas  TVs da Samsung ofereceram o PlayStation Now da Sony entre 2015 e 2017, só agora que a LG e a Samsung estão de volta ao jogo com os serviços da Nvidia e do Google.

Ainda não está claro se as TVs da Samsung oferecerão a melhor qualidade de imagem e áudio para jogos em nuvem ainda, já que a empresa não soube dizer se o GeForce Now ou o Google Stadia ofereceriam streaming 4K. “Estamos trabalhando com parceiros para trazer seus melhores níveis de serviço para nossa plataforma”, lê parte de um comunicado do diretor de produtos de jogos da Samsung, Mike Lucero, ao The Verge. “Vamos anunciar detalhes à medida que nos aproximamos do lançamento.”

Se você tem uma Smart TV Samsung anterior, também não há como dizer se você terá acesso a algum desses recursos. “Estamos começando com nossos modelos de 2022 e estamos trabalhando para disponibilizar o Gaming Hub para ainda mais clientes da Samsung”, escreve Lucero.

O que achei estranho é o fato do Xbox Cloud Gaming da Microsoft, também conhecido como xCloud, não faça parte deste lançamento. A Microsoft e Samsung fizeram uma parceria com jogos em nuvem em fevereiro de 2020,  e temos o xCloud em uma geladeira inteligente e alguns celulares Android Samsung, mas o aplicativo Xbox para smart TV ainda não se concretizou.

As Smart TVs da Samsung ofereceram um aplicativo Steam Link por um tempo, mas Lucero disse ao The Verge que não fará parte deste Gaming Hub.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ